terça-feira, 2 de setembro de 2014

Cuidados de higiene que podem preservar sua saúde

Prevenção é a palavra-chave quando você pensa na sua saúde e em evitar doenças. Neste sentido, cuidados básicos de higiene como lavar bem as mãos e os alimentos antes de cozinhá-los podem colaborar e muito. Água e sabão são ótimos parceiros para você nesta tarefa. Veja a seguir as nossas dicas de hábitos que você deve ter com o corpo, a casa, as roupas e as comidas.

Lavar as mãos
Lembre-se de lavar as mãos antes das refeições e de manusear alimentos, ao entrar em casa e também depois de ir ao banheiro. Este é um dos cuidados de higiene mais básicos, mas um dos mais importantes. Lave-as com água e sabão. Esfregue a palma da mão, o dorso, entre os dedos e o punho. Depois, deixe cair bastante água corrente. Vale ressaltar que apenas a água não irá tirar por completo as impurezas.

Andar com álcool em gel na bolsa
Quando você está na rua, nem sempre tem a chance de lavar as mãos da forma adequada. Mas se você for comer alguma coisa ou mesmo tiver lavado as mãos há algumas horas, use álcool em gel. É importante levá-lo na bolsa para estas situações. O álcool também protege contra germes, vírus e bactérias. A substância começou a ser difundida com o aparecimento da gripe H1N1. Se você encosta em locais como corrimões e maçanetas de espaços de grande circulação de pessoas, o ideal é higienizar as mãos em seguida, para ficar mais protegido contra possíveis vírus.

Lavar bem os alimentos
É muito importante lavar bem os alimentos antes de levá-los à mesa para sua alimentação e a de sua família. No caso das verduras, certifique-se de que não haja ficado nenhum resto de terra, larvas ou insetos. O ideal é deixá-las de molho em uma solução desinfetante por 30 minutos. Ao final, lave-as novamente. Com os legumes, se for consumi-los com casca, esfregue-os com uma bucha para tirar qualquer resíduo de agrotóxico. Coloque de molho e, depois, lave em água corrente. Faça o mesmo com as frutas. As uvas, por exemplo, podem acumular pequenas teias de aranha entre os galhinhos. Preste atenção nisso e higienize tudo corretamente.

Não levar as mãos ao rosto
Encostamos as mãos em diversos lugares ao longo do dia - no banco do ônibus, no corrimão do metrô, no balcão do restaurante, no celular e em dinheiro. Uma infinidade de germes, bactérias e vírus podem se alojar nelas. Daí vem a importância de lavá-las bem e com frequência. Para evitar problemas causados por vírus e bactérias, evite levar as mãos ao rosto. O contato com os olhos, por exemplo, pode ocasionar conjuntivite, caso tenha tocado no mesmo local que outra pessoa infectada.

Não andar descalço
Andar descalço pode até fortalecer os pés das crianças, se isso acontecer em um terreno absolutamente limpo. Mas na terra, no quintal ou na rua, é importante que as crianças e adultos usem calçados. O risco de se andar descalço é ser contaminado por algum fungo, bactéria ou parasita. Eles podem causar doenças diversas, como a micose. Há ainda o bicho de pé e o bicho geográfico, que causam coceira e feridas nos pés. Além disso, andando calçado, você evita pisar em cacos de vidro ou em pregos enferrujados, que podem causar tétano.

Escovar bem os dentes
A boca é um ambiente úmido e a umidade é propícia para a proliferação de germes. Por esta razão, o local é porta de entrada para muitas doenças. por isso mesmo, você precisa cuidar da sua higiene bucal. Uma boa escovação também deixa a gengiva mais saudável, sem sangramentos e você escapa do mau hálito. Utilize também o fio dental para evitar que os problemas dentários se tornem mais graves.

Roupas e calçados limpos
Bactérias, fungos e todos aqueles bichinhos que fazem mal à nossa saúde gostam mesmo de umidade e sujeira. Então, o melhor a fazer é sempre manter tudo limpo. E isso funciona também com roupas e calçados. Quando usamos uma roupa, deixamos nela nosso suor e células mortas que recobrem nossa pele. Por isso, lave bem as peças. Lembre-se, especialmente, de trocar as roupas de baixo e as meias diariamente. O mesmo acontece com os calçados, que ficam sujos e úmidos.

Tomar banho
Se a maioria das contaminações vem da sujeira, um banho completo é essencial para manter sua saúde. A pele é o maior órgão do nosso corpo e é uma barreira contra a entrada de micro-organismos. Saiba que ela perde força quando o pH é alterado. Isso acontece pelo suor, oleosidade e células mortas, além do prejuízo ocasionado pelos poluentes do meio ambiente. É importante tomar banho com água e sabonete. No entanto, cuidado ao esfregar a pele e abusar do uso do sabonete (em vários banhos no mesmo dia). Eles podem tirar a proteção natural da sua pele.

Manter a casa limpa
É importante limpar a casa onde você mora para evitar umidade, sujeira e poeira, que atraem micro-organismos e também animais, como baratas e ratos. Limpe tapetes e carpetes para que o pó não cause alergias. Mantenha o chão sempre limpo para não atrair insetos. Cortinas e sofás também podem acumular resíduos e atrair micro-organismos e baratas. Na cozinha, evite o acúmulo de farelos e restos de alimentos.

Cortar as unhas
Manter as unhas limpas e bem cuidadas é um sinal de limpeza e boa higiene. Mantê-las em dia também significa saúde. As unhas podem armazenar impurezas e, por isso, é preciso lavar bem as mãos. Também podem indicar quando algo vai mal com sua saúde. Se você tem anemia, elas se tornam arqueadas. Caso estejam fracas e quebradiças, podem denotar que algo vai mal. Lembre-se também de não roê-las. Este mau hábito pode inflamar a pele ao redor das unhas e dificultar o crescimento. Além disso, se sua mão estiver suja, você levará todas as impurezas para dentro de sua boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário