segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Estados Unidos são os campeões mundiais de basquete masculino 2014

Mundial de um time só: EUA passam por cima da Sérvia e são campeões. Com 49 pontos da dupla Irving e James, americanos sobram na conquista de seu primeiro bicampeonato mundial seguido e igualam número de títulos da ex-Iugoslávia

Na gíria do turfe, a vitória dos EUA sobre a Sérvia na final da Copa do Mundo de basquete era barbada. Favoritos ao título, com uma campanha irretocável, a melhor em mundiais desde 1994, os americanos apenas confirmaram o que quase todos já esperavam. Sobrando tecnica, taticamente e fisicamente, derrotaram o bom time sérvio por 129 a 92 (67 a 41) e conquistaram o pentacampeonato da competição, se tornando os maiores vencedores da história ao lado da ex-Iugoslávia. De quebra, derrubaram um tabu de jamais terem conseguido vencer duas edições seguidas, feito que só os europeus e o Brasil tinham.
O título na noite deste domingo no Palacio de Deportes de Madri veio de maneira tranquila por conta das atuações de Kyrie Irving e James Harden, responsáveis por 26 e 23 pontos, respectivamente. Os pivôs Kenneth Faried, com 12 pontos e sete rebotes, e DeMarcus Cousins, com 11 pontos e nove rebotes, foram bons coadjuvantes, ficando próximos do duplo-duplo. Pelo lado sérvio, Bjelica e Kalinic foram os cestinhas da equipe com 18 pontos. Carrasco do Brasil, Teodosic anotou 10, em uma discreta exibição.

SÉRVIA INICIA BEM, MAS EUA REAGEM COM DUPLA 
Comandada por Teodosic, a Sérvia começou muito bem o jogo. Sua movimentação confundia a marcação americana, que se irritava com as faltas marcadas. Anthony Davis não demorou muito a sentar no banco, com duas. Cada bola dos sérvios era disputada como se fosse a última. O banco, de pé, e a maioria dos torcedores nas arquibancadas do Palacio de Deportes de Madri jogavam juntos e ajudavam os europeus a fazerem 15 a 7. Displicentes, os americanos não apresentavam a sua conhecida intensidade defensiva.
Mas bastou um tempo pedido por Mike Krzyzewski para os melhores do mundo provarem o por que são os atuais campeões. O primeiro baque sérvio aconteceu com a segunda falta de Milos Teodosic, que teve que ser poupado. O segundo, com o crescimento da dupla Irving/Harden, que precisou de dois minutos para virar a partida. Com 24 pontos dos dois no período, sendo 15 de Irving, os americanos aplicaram uma corrida de 13-0, tomaram conta da quadra, virando o placar e abrindo larga vantagem de 14 pontos (35 a 21). Destaque para os 100% de aproveitamento nas bolas de três (5/5).
A mão quente de fora continuou a favor dos americanos e foi o fator desequilibrante do segundo quarto. Se o aproveitamento de 100% caiu para 69%, os 18 pontos oriundos desse quesito fizeram a vantagem subir para casa dos 30. A Sérvia tentava, mas seu percentual dos três era completamente inverso de seu rival. Foram apenas três bolas acertas das 11 tentadas, a última delas no estouro do cronômetro pelas mãos de Kalinic, levantando o público (67 a 41).

DISCUSSÕES E PROVOCAÇÕES ESQUENTAM O JOGO
O jogo já estava praticamente definido, mas os ânimos dentro de quadra eram cada vez mais intensos na volta do intervalo. Em uma tentativa de cravada, DeMarcus sofreu falta de Bjelica, mas deixou o cotovelo na nuca do sérvio, que não gostou. O pivô era dono absoluto da área pintada com 11 pontos e nove rebotes. O nível de provocação aumentou, e as faltas técnicas, também. Foram duas contra os europeus. O quarto seguia equilibrado até os quatro minutos finais, já que a eficiência de fora dos EUA caiu.
Porém, dois ataques seguidos de três de Kyrie Irving, em alguns segundos, foram suficientes para recolocar a diferença no placar acima dos 30 pontos (91 a 59). Pela Sérvia, Teodosic não conseguia acompanhar a intensidade do jogo e via Bjelica tomar seu lugar de destaque da equipe. O ala marcou nove pontos no período, chegando a 18 no jogo, que caminhava para seus últimos dez minutos com os EUA com as duas mãos na taça (105 a 67).
O período final do Mundial de basquete foi uma pelada, como diz a gíria do futebol. Com o título garantido, os EUA passaram a só jogar na quadra de ataque e esquecer sua defesa. A Sérvia passou a ganhar rebotes e fazer seus pontos, dando cravadas que levantavam a galera. Ao ser substituído, Teodosic ouviu o coro de "MVP" (jogador mais valioso). Raduljica e Bjelica também foram aclamados por um povo que não se importava em perder para os EUA. O orgulho sérvio já estava aflorado na pele de cada um. 
Já os campeões continuaram a fazer o que mais gostam: pontuar e dar espetáculo. Os 24 pontos nos 10 minutos finais os ajudaram a construir seu maior placar na competição e dar números finais a um torneio de "uma só seleção" (129 a 92). 

Escalações:
EUA: Curry, Irving, Harden, Faried e Davis. Entraram: Rose, Thompson, DeRozan, Gay, Plumlee, Cousins e Drummond. Tec: Mike Krzyzewski    

Sérvia: Teodosic, Markovic, Bjelica, Kalinic, Raduljica. Entraram: Bircevic, Jovic, Bogdanovic, Simonovic, Krstic, Katic e Stimac. Tec: Sasha Djordjevic

Fonte: http://globoesporte.globo.com/basquete/noticia/2014/09/irving-e-harden-brilham-eua-passam-por-cima-da-servia-e-conquistam-ouro.html - Por Fabio Leme

Nenhum comentário:

Postar um comentário