terça-feira, 7 de outubro de 2014

8 dicas para prevenir varizes

As varizes são um problema muito comum que atinge 70% das pessoas com até 70 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde. Veja alguns hábitos que ajudam na prevenção do aparecimento desses vasinhos

Elas surgem aos poucos e sem muito alarde, mas causam um enorme desconforto a quem as tem e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) atinge cerca de 70% da população mundial. O principal desencadeador das varizes é a predisposição familiar, ou seja, a doença é passada de geração em geração.

As maiores vítimas são as mulheres, pois os hormônios femininos diminuem a força das paredes das veias, deixando os vasos mais fracos. Geralmente, eles começam a surgir na puberdade quando a mulher recebe uma carga maior de hormônios. 

Durante a gravidez, as chances também crescem e aumentam a cada nova gestação. Com o avanço da idade, o colágeno das veias tende a diminuir e por isso as varizes dilatam facilmente. 

Segundo o Dr. Fernando Bacalhau, cirurgião vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV),obesidade, sedentarismo e hábitos incorretos podem agravar ainda mais as varizes. “Pessoas que passam muito tempo em pé ou sentado e que fumam estão mais predispostas a contribuir para a dilatação das veias”, afirma.

As varizes acometem os membros inferiores (pés, pernas e coxas) e, dependendo do grau de comprometimento da parede das veias, podem ser de pequeno, médio e/ou de grande calibres.

“A melhor maneira de prevenir as varizes é adotar um estilo de vida saudável. Manter uma alimentação balanceada é essencial para evitar a síndrome do intestino preguiçoso – a pessoa passa a fazer força para evacuar o que acaba pressionando as veias nas pernas, aumentando as chances das varizes aparecerem”, ressalta o Dr. Fernando Bacalhau.
Conheça 8 hábitos que ajudam a prevenir a doença:

Faça caminhadas
Caminhar  é muito benéfico para quem sofre de varizes. Suba escadas, ande pelo escritório e em casa. Evite ficar muito tempo sentado ou em pé para evitar dor e inchaço.

De pernas para o ar
Depois de um dia todo andando pra lá e pra cá, relaxe as pernas! Adquira aquele velho hábito de elevar as pernas por um período de 20 a 30 minutos.  Dessa forma, o sangue pode fluir com mais facilidades para os membros.

Mantenha o peso
Uma alimentação saudável não altera os ponteiros da balança e ainda ajuda amenizar os sintomas como inchaço das pernas.

Cuidado com o salto alto
Por causa do salto alto, o sangue pode ficar preso na região da panturrilha pela dificuldade que a posição da “batata” da perna permanece. No entanto, o pé reto também exige mais esforço dos músculos para bombearem o sangue de volta ao coração. A dica é usar saltinho pequeno, com um ou dois centímetros, para que a perna fique em posição confortável.

Pegue leve na academia
Levantar muito peso durante os exercícios feitos em academia pode prejudicar o funcionamento da válvula que controla o sangue nos vasos. A consequência  pode ser varizes.

Mude de posição
Não permaneça o dia inteiro na mesma posição. Caso trabalhe somente em uma posição, faça um intervalo e levante e ande, isso irá ajudar a liberar e estimular a circulação sanguínea.

Anticoncepcional
Se você já tem problemas com as varizes, antes de começar um tratamento com pílula anticoncepcional, consulte um médico e peça maiores explicações.

Não fume
O cigarro é prejudicial a sua saúde e combinado com outros hábitos não saudáveis podem ocasionar as varizes.

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/clinica-geral/8-dicas-para-prevenir-varizes/2385/ - texto: Clara Ribeiro / Foto: Shutterstock / Adaptação: Clara Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário