sábado, 15 de novembro de 2014

Acerola para combater câncer de próstata

A fruta que tem 80 vezes mais vitamina C do que a laranja ajuda a combater o câncer devido sua poderosa ação antioxidante. Conheça outros benefícios

Conhecida por seu alto teor de vitamina C, a acerola é facilmente lembrada quando uma gripe dá indícios de se instalar. Mas, como estimula o organismo com a produção de anticorpos, também deve ser consumida preventivamente. “Um copo de suco da acerola pode ter cerca de 80 vezes mais ácido ascórbico (a vitamina C) do que o suco de laranja. Isso significa que seria necessário consumir pelo menos 120 laranjas para ter a quantidade de vitamina C de uma acerola”, exemplifica a nutricionista Aline Castaldi.

Se levado em conta todo o seu conjunto de nutrientes – ela é rica também em cálcio, cobre, cromo, ferro, magnésio, manganês, potássio, zinco e vitaminas A, B1, B2, B3 – constata-se que ela realmente deveria estar mais presente em nossa dieta.

A fruta, originária das Antilhas, também tem grande potencial para manter o câncer à distância por causa de sua ação antioxidante. “A vitamina C tem um papel importante no tratamento de mais de 40 tipos de doenças. E a acerola, por ser rica nesse nutriente, é uma poderosa arma terapêutica contra o câncer”, completa Aline.

Assim como as outras frutas vermelhas e o tomate, a acerola contém licopeno, um antioxidante natural com grande capacidade para proteger as células contra os danos dos radicais livres.

Como parte de uma dieta saudável e variada, alimentos que contêm licopeno, entre eles a acerola, a goiaba, a melancia e o tomate, devem ser incluídos habitualmente na dieta. “Evidências apontam um provável efeito protetor deste carotenoide contra o desenvolvimento de câncerde próstata”, relata a nutricionista Maria Eduarda Melo, do INCA.

Modo de usar: no Brasil, a acerola é mais consumida na forma de suco, muitas vezes integrada com outras frutas, como a laranja e o mamão, potencializando a quantidade de vitamina C. Vegetais como couve e cenoura também fazem boas combinações nutritivas. “Recomenda-se comer de 5 a 10 frutas por dia”, indica Aline.

Ajuda no emagrecimento

Não é difícil constatar que a acerola é amiga de quem está lutando contra a balança, afinal ela tem apenas 33 calorias em 100 gramas. Mas os benefícios desta fruta cultivada principalmente no Norte e no Nordeste brasileiro podem ir além. De acordo com estudo publicado na revista Lipids in Health and Disease, a acerola favorece a perda de gordura corporal, além de reduzir a inflamação do organismo.

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/guia/acerola-para-combater-cancer-de-prostata/3636/ - Texto: Karina Fusco / Foto: Shutterstock / Adaptação: Clara Ribeiro

Um comentário:

  1. Boa tarde José.
    Olha amigo eu não tinha nenhuma noção que acerola fosse usada para combater câncer de próstata, sempre usei para outros fins. Entretanto, fico muito contente ver o quanto tem qualidade e utilidade à acerola.
    Bom para quem faz uso e quem não faz devia fazer, pois esta fruta é muito benéfica.
    Valeu por passar seus conhecimentos sobre a acerola
    Desejando uma ótima quarta feira
    Abraços sempre.
    ClaraSol

    ResponderExcluir