terça-feira, 25 de novembro de 2014

Conheça 10 formas para combater a dor de cabeça

De atividade física até a Ioga, descubra quais são as estratégias para combater a dor de cabeça.

Atividade física
O exercício aeróbico auxilia a saúde até mesmo nas cefaleias. “Melhora a capacidade cardiorrespiratória, favorecendo o fluxo sanguíneo cerebral e oxigenação”, descreve a fisioterapeuta Camila Montandon especialista em Terapias Integrativas (SP). Além disso, eles ajudam a liberar endorfina e serotonina, que têm função analgésica. Mas muitas vezes a atividade pode desencadear a crise ou piorá-la, é preciso escolher o melhor tipo, que pode incluir natação, bicicleta, dança,hidroginástica, entre outras.

Ioga
Algumas posturas dessa técnica milenar podem auxiliar no controle das dores, ao relaxar o corpo e trabalhar a musculatura da nuca e do peito. Mas tudo depende do que está originando o problema. “Se ela for provocada por problemas na coluna cervical, vários exercícios poderão ajudar, mas outros podem piorá-la. Trabalhe em conjunto com o médico”, alerta Marcos Rojo Rodrigues, professor de ioga da Universidade de São Paulo (USP).

Acupuntura
A aplicação das agulhas em pontos de energia do corpo é usada para combater dores crônicas de modo geral, pois tem efeito analgésico. Um levantamento feito em 2005 aqui no Brasil mostrou que ela realmente ajuda em casos de enxaqueca e cefaleia tensional. “Os tratamentos incluem a aplicação em pontos de acupuntura (locais ou distantes do sítio da dor) ou em nódulos que causam dores musculares”, descreve Liaw W. Chao, médico da Liga de Acupuntura dos Alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Alongamento
A atividade em si recupera o corpo do estresse, que pode desencadear crises de cefaleia
crônica. Uma das regiões que vale a pena alongar é a nuca. “Ele melhora a condição muscular, favorecendo a circulação sanguínea da cabeça. Os mais indicados são os de flexão da cabeça (queixo em direção ao peito), inclinação da cabeça (orelha em direção ao ombro) e inclinação com rotação para o mesmo lado (nariz em direção ao ombro)”, ensina a fisioterapeuta Camila. Deve-se ter cuidado para não estalar o pescoço nesse movimento ou bloquear a respiração.

Biofeedback
Este método utiliza um aparelho que monitora funções corporais inconscientes, como o pulso e a digestão, ou, no caso aqui, os músculos, para que a pessoa aprenda a percebê-las e verifique como pode influenciar em suas mudanças. “No caso da dor de cabeça, o paciente é orientado a como relaxar a tensão muscular nas áreas que estão sendo monitoradas. Depois de algumas sessões, ele aprende como tirar a tensão do pescoço, da região frontal e da mandíbula”, explica Célia Roesler, neurologista da SBC-SP.

Alimentação
Na enxaqueca, muito do que você come pode influenciar no bem-estar. Um exemplo são os compostos chamados nitratos e nitritos, encontrados nos embutidos. “Eles são vasodilatadores, expandindo as veias e ajudando nas crises”, explica o neurologista Leandro Teles, especialista em Neurologia Clínica Geral de adultos. Fuja de alimentos como queijos amarelos, molhos vermelhos, molho de soja (shoyu), frutas cítricas e álcool.
Calor e frio
As bolsas térmicas podem ajudar de diferentes formas no controle da dor. “O calorajuda a relaxar a musculatura em cefaleias tensionais ou que começam pela nuca; já na enxaqueca ocorre uma vasodilatação, que pode ser parcialmente revertida com o uso de compressas frias”, revela Queiroz. Mas ele alerta que, em casos de dores com auras,há um momento em que os vasos se contraem, portanto, o melhor a fazer é evitar o contato com o frio.

Relaxamento e meditação
Para Rojo, a meditação é uma forma de relaxamento mais aprofundado. E ambos são positivos, por mexerem com fatores como o estresse. “Eles funcionam quando as causas estão relacionadas a um sistema nervoso sobrecarregado”, diz. Para Rojo, a prática regular pode ser muito mais benéfica do que apenas aplicá-los quando há dor. Cada pessoa pode fazer da forma que preferir, utilizando técnicas que lhe trouxer resultados.

Massagem
Massagear as têmporas é quase intuitivo na hora da dor e pode ser muito útil se for feita até fora das crises. “Nesta área sensível passa a artéria temporal, e também lá estão o músculo temporal e seu ponto gatilho que, massageado traz relaxamento local e a sensação de bem-estar”, ressalta Camila.

Toxina botulínica
Talvez a técnica não surpreenda tanto, já que desde 2011 essa substância foi aprovada aqui no Brasil para o combate da enxaqueca crônica. Ela atua não somente relaxando a musculatura, mas também reduzindo a liberação de neurotransmissores de dor, como explica o neurologista Élcio Piovesan, da Universidade Estadual do Paraná (UEPR). A vantagem é que o efeito de cada aplicação dura 3 meses. Mas, lembre-se, é contraindicado para gestantes e pacientes com doenças neuromusculares ou psiquiátricas.

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/clinica-geral/conheca-10-formas-para-combater-a-dor-de-cabeca/171/ - Por: Nathalie Ayres/ Fotos: Divulgação/ Produção Janaina Resende/ Adaptação: Letícia Maciel

2 comentários:

  1. Amigo Jose..
    Hoje eu queria ter uma forma, só uma, por que passei o dia todo deitada com dor de cabeça e não tem remédio que passe.
    Há pouco minha mãe fez uma massagem com um produto qual eu uso para dor na minha cervical e com isso melhorei um pouco. Só que vou ao médico e graças a deus nunca deram nada os exames, por isso queria apenas uma forma, pois ter dor de cabeça é horrível.
    Estou inutilizada nem sair para trabalhar eu fui.
    E agora estou lendo esta sua matéria e ver se tem algo nesta qual possa me ajudar.
    Tenha um ótimo dia.
    Abraços sempre.
    ClaraSol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhoras Clara Sol, espero que esta postagem lhe ajude e a outras pessoas também.

      Excluir