sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Itabaiana conquista título de ‘Capital Nacional do Caminhão’

Lei foi sancionada pela presidente da República Dilma Rousseff. Publicação foi feita na edição do Diário Oficial da União de hoje.

A presidente da República, Dilma Rousseff sancionou a Lei de número 13.044 que concede ao município de Itabaiana o título de ‘Capital Nacional do Caminhão’. A lei entrou em vigor nesta quinta-feira (20) após a publicação no Diário Oficial da União. A lei visa valorizar simultaneamente, o caminhoneiro, o caminhão e a cidade de Itabaiana.


O projeto de lei que confere ao município de Itabaiana, o título de ‘Capital Nacional do Caminhão’ é de autoria do senador Eduardo Amorim (PSC) e foi feito no dia 19 de janeiro deste ano.

Na justificativa, o senador argumentou sobre a posição estratégica sobre o transporte de cargas para a região do Nordeste. Segundo Amorim, Itabaiana já se consagrou popularmente como a capital nacional do caminhão, e possui o maior percentual deste transporte por pessoa do país.


"São cinco 5 mil emplacados, além de mais de 4 mil caminhões que foram registrados em outros estados, totalizando aproximadamente 10 mil caminhões, na cidade que conta com 100mil habitantes", informou Amorim.


A produção agrícola de Itabaiana é um dos principais fatores que influenciam a forte concentração desse meio de transporte no município, por ser um grande produtor de cereais, frutas e verduras, graças aos perímetros irrigados, tornou-se um importante exportador regional.

Neste ano, foi realizada em Itabaiana a 49ª da Festa do Caminhoneiro que ocorre tradicionalmente no mês no junho, é comandada por diversas atrações musicais e reúne centenas de caminhoneiros e milhares de sergipanos e turistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário