sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Mitos e verdades sobre o chocolate

Eu só quero chocolate!!!! Branco, amargo, ao leite, crocante, não importa. É gostoso e, se consumido com moderação, pode fazer muito bem. Confira os mitos e verdades sobre ele

O consumo diário faz mal: (MITO): Entretanto, por serem calóricos e ricos em gorduras saturadas, devem ser ingeridos com moderação (cerca de 30 g/dia), a fim de evitar o aumento de peso e dos níveis de colesterol. Lembrando que as barras de chocolate variamentre 150 g e 170 g; logo, numa barra de 170 g, três quadradinhos equivalem a 25 g. Assim, é preciso ficar atento às informações contidas na tabela nutricional do produto para não errar na dose.

O amargo é o mais saudável:
(VERDADEIRO) O chocolate amargo é o mais saudável por conter maior quantidade de flavonoides, substâncias que atuam como antioxidantes, impedindo o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos. No entanto, vale ressaltar, isso não quer dizer que as pessoas devam aumentar o consumo de chocolate em sua dieta, e, sim, que deem preferência ao amargo, devido aos benefícios cardiovasculares já comprovados.


O branco engorda mais: (MITO) Há pouca diferença no valor calórico do chocolate branco e dos demais chocolates. De uma forma geral, todos são bastante calóricos devido ao excesso de açúcar e gorduras em sua composição. O chocolate branco, por exemplo, possui 550 kcal por porção de 30 g. O ao leite, 540 kcal, e o amargo, 537 kcal.

Chocolate demais provoca diarreia: (VERDADEIRO) A diarreia pode ser causada pelo consumo excessivo de chocolate, devido ao alto teor de gordura existente no alimento. Aliás, a gordura de uma forma geral acelera o trânsito gastrointestinal. E essa característica é válida para todos os tipos de chocolate, até mesmo para o amargo. É um equívoco achar que o chocolate amargo possui menos gordura, ele apenas contém maior quantidade de flavonoides.

Pode causar espinhas: (MITO) Esse é um dos maiores mitos que envolvem o alimento, mas não há evidências científicas que relacionem o consumo de chocolate com o surgimento de acnes.

O alimento tranquiliza as pessoas: (VERDADEIRO) O chocolate possui uma substância chamada feniletilamina, que estimula a produção da serotonina, e atua no cérebro com as emoções, transmitindo a sensação de prazer, promovendo bem-estar e aliviando a tensão.

Desencadeia a enxaqueca: (MITO) Pesquisas recentes mostram que essa terrível dor de cabeça e a ingestão de chocolate como fatores isolados não estão relacionadas. No entanto, em pessoas sensíveis, o chocolate pode desencadear enxaqueca em razão da presença de cafeína e feniletilamina em sua composição.


Um comentário:

  1. use nosso agregador de links http://www.agregadordelink.com/ e tenha sua pagina divulgada nas nossa fa page https://www.facebook.com/Blogahnaoburro

    ResponderExcluir