sábado, 6 de dezembro de 2014

Soluções médicas para a celulite

Relacionada a uma circulação deficiente, o problema incomoda a maioria das mulheres. Conheça os tratamentos clínicos possíveis

Diz-se que ninguém repara tanto assim na celulite e até que alguns homens nem sabem do que se trata. Mas quem nunca ouviu um comentário maldoso sobre alguém ser bonito, mas ter um pouco de celulite? Nem a Gisele Bünchen escapou! Era só o que faltava ter que se preocupar com furinhos tão inocentes! O que acontece é que sua inconformação é questionável. “Toda celulite, principalmente em estágios mais graves, pode denunciar uma condição circulatória deficiente, predispondo a uma insuficiência vascular periférica”, conta Suzete Motta, especialista em medicina estética pela Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME).

Além disso, o dermatologista Amilton Macedo, membro da Academia Americana de Dermatologia (AAD), fala que esse é o resultado de uma série de maus hábitos alimentares, sedentarismo e estresse. Ele acrescenta ainda que já observou que muitos de seus pacientes apresentam níveis altos de colesterol na corrente sanguínea.

Mas o que são esses furinhos?           
Trata-se de um conjunto de alterações do tecido gorduroso e tecido conjuntivo, que repercute em alterações circulatórias, com inchaço, varizes e até desencadeando grandes depressões e alterações de textura da pele, denotando irregularidade na superfície das coxas, nádegas e abdome. “As causas são diversas. E, dentre elas, destacam-se a herança genética, as alterações hormonais, o sobrepeso e a obesidade, o sedentarismo, os maus hábitos alimentares, bem como a ingestão de carboidratos, gorduras e sal”, explica Suzete.

O fator casca de laranja
Se você ainda não se tornou uma vítima, saiba que, para preveni-la, basta beber bastante água, praticar atividade física, dormir e se alimentar bem. Caso essa não seja a sua situação, os tratamentos são variados.
“Avalia-se primeiro o estágio. Geralmente, para todos os tipos, o objetivo é melhorar a circulação linfática, a sanguínea e diminuir o acúmulo de gordura local”, fala Macedo. Normalmente, são indicados os seguintes tratamentos: drenagem linfática, radiofrequência, ultrassom e carboxiterapia. O número de sessões dependerá do grau da celulite. O ideal é fazer uma mescla de tratamentos, em vez de optar por um só.

Tira a calça jeans!
Sabia que a peça-chave universal é um dos grandes causadores da celulite? A Dermatologista Samantha Enande (SP) explica que isso acontece porque quando prendemos nossas coxas e bumbum, a compressão dos vasos e a drenagem das pernas e glúteos ficam prejudicadas. “O aspecto ‘casca de laranja’ é multifatorial e envolve a circulação sanguínea e linfática. Ao combinar os fatores hormonais com as calças apertadas, as celulites aparecem com muito mais facilidade.”

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/bem-estar/solucoes-medicas-para-a-celulite/3770/ - Texto: Letícia Ronche / Foto: Shutterstock / Adaptação: Clara Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário