domingo, 18 de janeiro de 2015

Entenda como evitar varizes nas pernas

Hábitos saudáveis, peso equilibrado e tratamento precoce são maiores aliados contra o problema

Varizes são veias dilatadas, tortuosas e insuficientes. Normalmente algumas pessoas nascem com uma predisposição, uma tendência familiar para desenvolvê-las. Essa informação é muito importante porque, se você sabe que tem essa tendência, então deve cultivar hábitos saudáveis para prevenir. 

Para evitar varizes o mais importante é evitar ficar longos períodos de pé na mesma posição ou mesmo sentado por longos períodos. Além disso, manter o peso equilibrado e praticar atividade física regular, que trabalhe principalmente a musculatura da panturrilha, são atitudes fundamentais. As mulheres devem também ter cuidados com o uso de hormônios femininos, pílula anticoncepcional e terapia de reposição hormonal. Quando bem indicados, devem, sim, ser utilizados, mas sempre com monitoramento do angiologista, que pode tratar as primeiras varizes que porventura apareçam. 

Outra forma de prevenção é usar meias elásticas medicinais de compressão, que dão conforto, evitam dor, sensação de peso e edema. Tratar as primeiras manifestações da doença varicosa também é uma excelente forma de prevenir o aumento do problema. Hoje temos medicamentos que atuam no processo inflamatório da parede da veia impedindo a progressão da doença varicosa, tratamento com escleroterapia, que é administração de medicamento dentro do vaso doente, eliminando-o e permitindo que a circulação continue a fluir por outros vasos normais. Se nada disso der certo, podemos lançar mão de cirurgias minimamente invasivas que retiram as varizes ainda no seu começo, prevenindo a extensão e o agravamento do quadro. 

Existem outros fatores desencadeantes que não podem ser prevenidos, mas amenizados. Entre eles está a gravidez, que, pelas alterações hormonais, o aumento de peso e o crescimento do útero, propiciam o aparecimento de varizes. Nesses casos é importante a grávida não engordar muito, praticar atividade física compatível com a gestação e usar meias elásticas para gestantes. 

Outro fator é a idade. O tempo passa, quer a gente queira ou não, e é um grande fator desencadeante para varizes, pois as paredes das veias ficam mais fracas e com tendência a dilatar. Nesse caso, vale o que já falamos acima, ou seja, cultive bons hábitos de vida desde cedo como não fumar, manter o peso equilibrado, praticar atividade física e, sobretudo, pensar saúde para ter uma vida longa e saudável. 

Fonte: http://www.minhavida.com.br/beleza/materias/18129-entenda-como-evitar-varizes-nas-pernas - por Dr. Bruno Lima Naves ANGIOLOGISTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário