quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Esportes e atividades para praticar na praia

Aproveite a água e a areia para manter o condicionamento! Janeiro é tempo de férias, mas querer um merecido e providencial descanso não significa largar de vez os cuidados com o corpo e com a saúde. Na praia, é possível se exercitar e manter o condicionamento. E o melhor: voltar das férias com aquele corpão. Confira esportes e atividades para praticar na água e areia que vão te ajudar a manter o condicionamento, além de serem diferentes e divertidos!

Corrida 
Corrida é o exercício por excelência no período de férias, pois, além de derreter calorias e ajudar a manter a forma, pode ser praticada em qualquer lugar. Treinar na areia tem algumas vantagens. A maior delas talvez seja a queima de calorias, pois o gasto de energia é 1,6 vez maior do que se você engatar as passadas numa superfície dura como o asfalto. O corpo e a musculatura têm de trabalhar mais para responder a esse ambiente, que não apenas é mais macio como muda.

Natação com palmar 
Você pode tirar partido da água para trabalhar também o tronco e os membros superiores. Você poderá fazer exercícios semissubmerso, utilizando a resistência da água para trabalhar praticamente todos os grupos musculares, não só da cintura escapular como também do tronco. Faça círculos, aduções etc. Em apenas poucos minutos, você perceberá como os músculos ficam fatigados. E, claro, não se esqueça de praticar natação com palmares (handboard). Graças à resistência oferecida, você nadará mais rapidamente, além de elas serem um elemento de segurança para nadar no mar. Nunca é demais lembrar: exercite-se ao longo da costa, sem se afastar muito.

Surfe 
Além de trabalhar o equilíbrio e a agilidade, o esporte também une os exercícios aeróbicos e de trabalho muscular, já que desenvolve as partes cardiorrespiratória e de resistência. E claro, não há melhor opção para se exercitar e se refrescar ao mesmo tempo!

Vôlei de praia 
É uma das atividades favoritas de quem visita ou mora no litoral. Além da interação entre os times e do espírito de competição, o esporte trabalha diversos músculos como braços, costas e, principalmente, pernas e glúteos. Agilidade, coordenação motora e força também são desenvolvidas.

Frescobol
É atividade quase obrigatória para quem vai à praia. Além de divertido e livre de competições, já que o objetivo é manter a bola no ar por mais tempo possível, a atividade também trabalha a capacidade cardiorrespiratória e fortalece a musculatura dos membros superiores e inferiores. Queimar calorias também é fácil com a atividade, que exige movimentos constantes e rápidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário