quarta-feira, 18 de março de 2015

7 motivos para fazer aulas de dança

Além de ser divertida, aeróbica e trazer bem-estar, a modalidade é ótima para perder peso e definir o corpo

Para quem acha um tédio fazer sempre a mesma sequência de exercícios nos aparelhos da academia, uma boa opção para definir o corpo e ainda perder peso é praticar uma dança. Com tantos estilos diferentes, basta que você escolha a modalidade que mais lhe agrada. Aí o exercício vira diversão e nem dá para ver o tempo passar! De acordo com a professora Helô Gouveia, do Estúdio Anacã, para ver os resultados o ideal é fazer aulas três vezes por semana. E a partir dos 40 anos, é indicado aliar à musculação, que também ajuda a evitar lesões. Confira as vantagens de praticar a modalidade:

1. Perder peso e tonificar o corpo
Em algumas modalidades é possível gastar até 700kcal/hora e ter um corpo modelado e definido. "As aulas aeróbicas são as mais indicadas, porque elas mantêm os batimentos cardíacos acelerados e estáveis, como o Walk Dance, Hip Hop, Aerojazz, Zumba e Zouk", explica a professora. Outros estilos, como Salsa, Balé e Dança do Ventre também são ótimos para relaxar e perder peso.

2. Ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade
Um dos benefícios do exercício é diminuir a tensão e relaxar a musculatura. Além disso, a dança estimula a concentração, acalma e tranquiliza, diminuindo a ansiedade acumulada durante o dia. É um exercício que faz bem para o corpo e para a mente!

3. Melhora a autoestima
Os alunos se sentem mais confiantes com a mudança no corpo e conseguem até mesmo se expressar melhor, pois a dança permite uma liberdade de movimentos desconhecidos até então.

4. Aumenta a capacidade sanguínea e faz bem ao coração
Algumas modalidades de dança aumentam a frequência cardíaca equivalente a uma aula aeróbica, por exemplo. Também estimulam a circulação do sangue e melhoram a capacidade respiratória.
5. Combate a depressão
A dança tem a capacidade de ligar o corpo, a mente e o espírito. Além do benefício físico traz também paz interior e mexe bastante com o emocional e é capaz de colocar sentimentos para fora. Algumas alunas acabam até trocando a terapia pela dança.

6. Pode ser praticado por qualquer pessoa em qualquer idade
Hoje existem diversos tipos de danças que podem se enquadrar em qualquer necessidade. Crianças, adultos e idosos, desde que tenham o acompanhamento e instruções de um profissional capacitado, podem praticar até mesmo mais de uma modalidade.

7. Ajuda a fazer novos amigos e socializar
A prática de um exercício em grupo ajuda na socialização e a pensar em conjunto, além de ser uma ótima forma de fazer novas amizades, sempre bem vindas. E não se preocupe: se quiser fazer dança de salão, você não precisa ter um parceiro. "Normalmente existem bolsistas a disposição para acompanhar, mas muitas vezes existe um rodízio entre damas e cavalheiros", afirma Helô.

Que roupa devo usar?
Para praticar exercícios, nada melhor do que peças confortáveis e que permitam movimentos, sempre adequadas ao estilo que você escolheu. "Principalmente sapatos adequados, como sapatilhas, tênis de jazz ou meiões para evitar lesões", ressalta Helô. Quando começar a praticar a dança, pergunte ao seu professor qual a melhor vestimenta para as aulas. 

Um comentário: