sexta-feira, 13 de março de 2015

Doenças que afetam os olhos

Com saúde não se brinca, principalmente a dos olhos. Para você se prevenir, ou mesmo remediar, VivaSaúde preparou um guia com tudo o que você precisa saber sobre os cuidados com sua visão

Muitas vezes, os olhos podem refletir não só a alma, como os males do corpo. Veja alguns deles:

DIABETES
A retinopatia diabética, causada — como o nome já indica— pelo diabetes, afeta os vasos sanguíneos na retina, causando visão dupla e dificuldade de leitura, e pode ser diagnosticado pelo exame de fundo de olho.

PROBLEMAS NA TIREOIDE
O desregulamento dos hormônios desse órgão pode inflamar os músculos que movimentam os olhos, o que comprime o nervo óptico, causando a perda da visão. Ou então é possível que cause retenção de líquidos nos tecidos atrás das órbitas, fazendo com que os globos oculares fiquem saltados para fora.

FÍGADO EM PERIGO
Problemas hepáticos podem causar aumento da bilirrubina, que deixa a conjuntiva amarelada. Alguns bebês, inclusive, nascem com essa substância em alta no corpo, o que acarreta vários problemas e até na morte. Mas a fototerapia na maternidade faz com que o risco seja sanado e o composto extra seja excretado do corpo.

REUMATISMO
Esse e outros males associados à artrose se relacionam a sintomas de olhos secos e avermelhados. O paciente pode sentir ardor, queimação ou sensação de areia dentro da vista, e isso piora com a exposição ao ar-condicionado e à poluição e com excesso de atividades que usam visão de perto, como computador ou leitura.

HIPERTENSÃO ARTERIAL
Essa pressão alta não tem nenhuma relação com o glaucoma, mas pode ser identificada também no exame de fundo dos olhos. Se os vasos da retina estiverem tortuosos ou estreitos, por exemplo. Além disso, mudanças na estrutura dessas artérias também podem estar acontecendo também no cérebro e rim.

MALES NO CÉREBRO
Uma baixa súbita de visão pode significar, em muitos casos, inchaço e rompimento de uma das veias do cérebro, ou seja, um aneurisma. Agora, se essa queda da vista for gradual, pode muito bem ser sinônimo de um tumor intracraniano.

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/clinica-geral/doencas-que-afetam-os-olhos/4491/ - Texto Nathalia Ayres / Foto: Shutterstock - por Marília Alencar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário