quinta-feira, 26 de março de 2015

Fujam delas! As comidas fazem você engordar

Os maus hábitos alimentares estão provocando um grave aumento nos índices de obesidade na população em geral. A obesidade é caracterizada pelo excesso de gordura, afetando a saúde das pessoas. Os produtos processados, as comidas congeladas e uma grande variedade de sobremesas favorecem o ganho de peso. Para prevenir a obesidade, é recomendável ficar distante de certos alimentos que, longe de nutri-la, contêm muita gordura saturada, açúcares e excesso de sal. Por outro lado, uma alimentação adequada e exercícios moderados podem garantir uma ótima saúde.

Batata frita
As batatinhas são viciantes. Seu sabor e textura seduzem o paladar, e você não pode resistir a comê-las até o fim. Se você ingerir 15 batatas fritas, estará consumindo 160 calorias. Elas são como uma esponja que absorve líquidos. Ao fritá-las, elas se impregnam de óleo, e o óleo quente adiciona gordura saturada ao organismo. Esse tipo de gordura é o mais prejudicial para você, pois está fortemente relacionado à obesidade e às doenças cardiovasculares. Para evitar ganhar peso, fique longe das batatinhas.

Hambúrguer
O hambúrguer é a comida mais popular nos restaurantes de comida rápida e costuma ser servido acompanhado de batatas fritas e muito refrigerante. Essa combinação se traduz em quilos a mais e saúde de menos. Um hambúrguer tradicional contém cerca de 740 calorias. Se você ainda ingere batatas e refrigerante, estará consumindo 1.330 calorias e 64 gramas de gordura saturada. Se quiser comer um hambúrguer, vá de frango grelhado e use um molho pobre em gordura. Acompanhe seu hambúrguer com uma salada de alface com azeite de oliva e deixe o "refri" para as festas de aniversário.

Salsicha
As salsichas e outros embutidos contêm gorduras e são ricos em sódio, fornecendo muitas calorias e poucos nutrientes ao seu organismo. Em média, um cachorro-quente tem 380 calorias, e é pouco provável que você coma apenas um. Se adicionar bacon à receita, o prato vai ter ainda mais gorduras saturadas, sal e outros aditivos. Consumir salsichas esporadicamente não representa nenhum risco, mas se você incluir esse alimento em sua dieta, vai ingerir grandes quantidades de sal e poucas vitaminas.

Sobremesas
As sobremesas estão associadas a um estado de bem-estar e felicidade. Essa dependência psicológica pode levar você a consumir essas bombas deliciosas em excesso. As sobremesas fazem você ganhar peso por causa da grande quantidade de açúcar e farinhas refinadas que contêm. Ambos ingredientes não trazem nenhum benefício à saúde, pois nem sequer são considerados alimentos. O excesso de açúcar no corpo só tem uma função: fazer você engordar.

Pizza
Um adulto necessita consumir, em média, de 2.000 a 2.700 calorias por dia. Uma fatia de pizza contém 280 calorias. Se você adiciona ketchup e maionese, pode estar consumindo 600 calorias em apenas duas fatias. Por sua vez, uma pizza light leva uma variedade de queijos sem gordura, vegetais e massa integral. Para acompanhar, coma uma saladinha e abra mão dos refrigerantes.

Macarrão
As massas e os molhos tradicionais são ricos em calorias e farão você perder a linha se ingeri-los em excesso. Para desfrutar de uma deliciosa massa sem peso na consciência nem na balança, deve consumir pastas de trigo integral. Limite a quantidade de queijo no prato, escolha variedades pobres em gordura, mantenha distância dos molhos e acompanhe seu prato com vegetais. Tenha sempre em mente também as calorias contidas na bebida que acompanha a refeição.

Sorvete
O delicioso, doce e suculento sorvete contém leite, creme de leite e açúcar como principais ingredientes, todos os três altamente calóricos. Se você consumir o sorvete com chocolate e chantili, estará ingerindo até 400 calorias em uma porção de meia xícara. Nas sorveterias, você costuma comer mais do que isso, aumentando ainda mais sua ingestão de calorias. Se não quiser ganhar peso, modere o consumo desse alimento.

Chocolate
Meio tablete de chocolate contém 500 calorias, gordura saturada proveniente da manteiga de cacau e praticamente nada de proteínas. O chocolate eleva os níveis de serotonina no cérebro e gera uma sensação de bem-estar, tornando-se viciante. Por isso, você vai querer comer chocolate mesmo sem ter fome devido à gostosa sensação que ele provoca. Como o derivado do cacau contém elevada quantidade de açúcar, você deve consumi-lo com moderação.

Bebida alcoólica
Se quiser emagrecer, limite o consumo de álcool. Uma única dose pode conter de 95 a 260 calorias, dependendo da bebida que você consumir. Duas doses de conhaque podem ter a mesma quantidade de calorias que um jantar. Se estiver cuidando da dieta e evitando ganhar peso, esteja atenta às bebidas que consome ou estará sabotando a si mesmo. O álcool contém calorias que não trazem nenhum benefício ao organismo. Por outro lado, o vinho e a cidra são as bebidas que menos engordam.

Fonte: http://www.ehow.com.br/fuja-delas-quais-comidas-farao-engordar-slide-show_433110/ - Escrito por Tania Ruiz | Traduzido por Raphael Souza – Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário