terça-feira, 19 de maio de 2015

5 alimentos que atuam como verdadeiros antioxidantes

Algumas comidas possuem princípios cosméticos que ajudam no combate dos radicais livres

 “O consumo de alimentos antioxidantes ajuda a tratar o organismo de dentro para fora, beneficiando os tratamentos externos de beleza”, diz Paula Cabral. As maiores concentrações dessas substâncias estão nas verduras, nos legumes e nas frutas, que precisam ser bem higienizados para eliminação de resíduos de produtos agrícolas, e só devem ser preparados na hora do consumo, pois a oxidação que ocorre em contato com o ar pode deteriorar os nutrientes.

Em geral, esses alimentos são ricos em vários antioxidantes, portanto, não adianta escolher o efeito desejado. É preciso fazer uma alimentação adequada e equilibrada todos os dias para manter estáveis os níveis de nutrientes que não estocamos, como as vitaminas hidrossolúveis (vitaminas C e do complexo B). “A medicina ortomolecular, associada à orientação de um nutricionista ou nutrólogo, pode detectar as deficiências pessoais e elaborar uma alimentação e suplementação adequada a cada caso”, recomenda Paula Cabral, proprietária da clínica Hagla e autora dos livros Quem Disse que Comer Engorda (ed. Matrix) e Em Paz com a Balança (ed. Nórdica).

Chá verde
Possui bioflavonoides, polifenóis, carotenoides (fonte natural de vitamina A), tanino, vitamina C, cálcio, potássio, fósforo, flúor e vitaminas do complexo B.
Princípio cosmético: bioflavonoides e polifenóis

Uva
Uma fruta rica em sais minerais, tais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio e potássio. Possui também, em quantidade razoável, vitaminas (complexo B e vitamina C).
Princípio cosmético: o vinho Chardonnay é rico em proantocianidinas, substâncias encontradas na casca da uva. Outro componente abundante na casca da fruta e nos vinhos, especialmente no tinto, é o resveratrol, que possui também ação anti-inflamatória, promovendo o efeito lifting na pele.

Castanha-do-Pará
Rica em vitaminas, minerais e tanino (ácido alfalinoleico, ácido linoleico, esteróis, ferro, fósforo, oleína, proteínas, vitamina B, cálcio, selênio, etc.).
Princípio cosmético: os produtos à base de castanha são os mais indicados para peles secas, por suas propriedades emolientes, hidratantes e lubrificantes. O extrato da castanha é um excelente condicionador de cabelo, enquanto o óleo de castanha é um ótimo hidratante.

DMAE
Com função de um estimulante cerebral natural, diminui a fadiga física e mental. É encontrado em abundância em anchovas e sardinhas.
Princípio cosmético: dimetilaminoetanol, Deanol ou DMAE, que inibe a contração muscular. Apresentação tópica e injetável.

Vitamina C
É encontrada em frutas como abacaxi, acerola, agrião, caju, goiaba, laranja, limão, morango, salsão, pimentão, tangerina e tomate.
Princípio cosmético: vitamina C tamponada ou VC-PMG.

Fonte: http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/5-alimentos-que-atuam-como-verdadeiros-antioxidantes/3733 - Texto Carmen Cagnoni | Adaptação Rebecca Nogueira Cesar - Foto: Shutterstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário