sábado, 20 de junho de 2015

Dicas para manter uma alimentação saudável nas festas juninas

Populares no mês de junho, as festas juninas trazem diversas opções de alimentos deliciosos. Consultamos uma especialista que alertou o risco de contaminações e listou 3 dicas para te ajudar a não sair da dieta

As festas juninas reúnem uma série de tentações gastronômicas, como milho verde, pamonha, canjica, pé de moleque e quentão. Em meio a tantas delícias, fica difícil escolher os melhores alimentos e evitar abusos, não é mesmo? 

Segundo Myrna Campagnoli, especialista em endocrinologia que integra o corpo clínico do Lavoisier Medicina Diagnóstica, são comuns casos de infecções intestinais e intoxicações provocadas por bactérias que proliferam nos alimentos estragados nesta época do ano.

Para evitar contaminações, é importante observar as condições de higiene e limpeza do local, conservação dos alimentos, temperatura ambiente e o prazo de validade dos quitutes. “Todo cuidado é pouco com as comidas juninas porque os ingredientes, em geral, são perecíveis. A pamonha e a canjica, por exemplo, devem ser consumidas no mesmo dia do preparo”, explica a endocrinologista.

A especialista também recomenda que o consumidor fique atento com os famosos churrasquinhos industrializados de queijo coalho, por exemplo. “Veja bem se o local no qual estes produtos são feitos é limpo. E não consuma maionese e ketchup em bisnagas, apenas em sachês individuais”, reforça. Se você quer manter uma alimentação saudável durante esse período e deseja evitar o ganho de peso, confira 3 dicas da especialista: 

1. Cuidado com a quantidade ingerida
Os alimentos de festa junina geralmente são muito calóricos. Por isso, não vá com muita fome. Faça um lanche antes de sair de casa.

2. Não abuse do quentão e do vinho quente
O álcool também apresenta muitas calorias e deve ser consumido com bastante moderação, especialmente nas receitas que contém açúcar.

3. Compense as calorias extras
Se na festa houver algum exagero, não deixe de retomar o controle alimentar nas refeições seguintes.

Fonte: http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/dicas-para-manter-uma-alimentacao-saudavel-nas-festas-juninas/8773 - Por Nathália Henrique - Foto: Foto: Fabrizio Pepe/ Estúdio Escala

Nenhum comentário:

Postar um comentário