segunda-feira, 31 de agosto de 2015

10 coisas do seu dia-a-dia que podem te matar (se você ingerir demais)

Você sabe que ingerir mercúrio pode ter matar, mas não é preciso ir tão longe. Coisas que parecem inócuas como café, água e cereja podem ser letais também, embora normalmente seja preciso uma quantidade muito maior para finalmente te derrubar.

Café
Ingerir 70 xícaras de café pode te matar.
Esse tanto de cafeína pode causar palpitações no coração e até parada cardíaca.




Álcool
Ingerir 13 doses de bebida alcoólica destilada pode te matar.
Como o álcool é uma espécie de sedativo, as áreas do cérebro que controlam funções básicas da vida, como respiração e frequência cardíaca, começam a se desligar. Morte não é plausível.

Água
Ingerir 6 litros de água pode te matar.
Intoxicação por água existe! Esse tanto de liquido pode inchar células do cérebro, causando dores de cabeça, convulsões, coma e até a morte em casos extremos.

Sódio
Ingerir 48 colheres de seu tempero favorito pode te matar.
Muito tempero pode causar hipernatremia, um transtorno do metabolismo caracterizado pelo excesso de sódio no sangue. Isso também pode levar a convulsões, coma e morte. Outras coisas (como alimentos industrializados) também são cheias de sódio.

Cereja
Ingerir 1 ou 2 caroços de cereja pode te matar.
Cerejas podem te privar de oxigênio. Se você engolir um caroço, deve ficar bem. Mas não pode mordê-lo nunca. Um ou dois caroços contêm cianeto suficiente para inibir uma enzima chamada citocromo, fazendo com que suas células sejam incapazes de usar oxigênio.

Chocolate
Ingerir 85 barras de chocolate pode te matar.
A teobromina, componente do chocolate, não é letal apenas para nossos bichinhos de estimação; faz mal para humanos também, embora seja preciso uma quantidade maior para ser fatal, no caso 1g por kg de peso corporal.

Maconha
Ingerir 22 kg de maconha pode te matar. Fumar 680 kg também.
Um cigarro de maconha pode ter certos efeitos na saúde, mas, para se morrer disso, seria preciso fumar 680 kg em 15 minutos, ou ingerir 22 kg de uma vez. Nunca houve uma morte documentada por overdose de maconha.

Ser muito alto
Ter mais de 2,70 de altura pode te matar.
O americano Robert Wadlow (1918 – 1940) foi a pessoa mais alta da história, com 2,72 metros. Toda esse tamanho causa muitos problemas, como estresse no sistema circulatório e pressão na estrutura óssea. Ele morreu com apenas 22 anos. Os pesquisadores teorizam que cada 2,5 centímetros acima de 1,52 metro tiram 1,3 anos de sua vida.

Ouvir música
Ouvir música acima de 185 decibéis pode te matar.
A pressão causada pelo som poderia estourar seus pulmões ou criar um embolismo que pode viajar até seu coração.

Ficar sem dormir
Ficar sem dormir por duas semanas pode te matar.
Os cientistas não sabem exatamente quanto tempo um ser humano aguenta sem dormir, mas estudos com ratos mostram que eles aguentam duas semanas sem morrer. O recorde de tempo sem dormir em humanos é de 11 dias, mas a pessoa não morreu (nem apresentou sequelas de saúde) quando finalmente cedeu e compensou o sono perdido. [AsapScience]

Fonte: http://hypescience.com/venenos-do-dia-a-dia-quanto-voce-tem-que-ingerir-para-morrer/ - Autor: Natasha Romanzoti

Nenhum comentário:

Postar um comentário