quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Câncer de próstata ainda é tabu entre os homens



O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo, sendo que no Brasil é o segundo tipo mais recorrente entre os homens. Estima-se que quatro em cada dez cânceres que atinjam homens com mais de 50 anos de idade são de próstata.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Com formato similar ao de uma maçã, é um órgão pequeno que se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto, e é responsável pela produção de parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), exames preventivos para o câncer de próstata devem ser feitos anualmente a partir dos 45 anos de idade para a população geral, e a partir dos 40 quando há histórico da doença na família. O diagnóstico da doença é feito a partir do exame clínico (toque retal) combinado com o resultado da dosagem do antígeno prostático específico (PSA, na sigla em inglês) no sangue, e, em casos suspeitos, de ultrassonografias e biópsias.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que cerca de 70.000 novos casos de câncer de próstata serão diagnosticados a cada ano, mas que o número de doentes pode ser maior, uma vez que o câncer de próstata ainda é cercado de muito preconceito por parte dos homens, que tendem a não fazerem os exames preventivos, especialmente o de toque retal, o que acaba por fazer a doença ser descoberta em estágio avançado, dificultando o tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário