terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Alimentos que beneficiam (ou não) a saúde vocal

Quando o assunto é garganta, todo mundo conhece aquela receita da vovó. Seja um chá, sopa ou gargarejo, a verdade é que vários produtos naturais presentes no nosso dia a dia tem ação eficaz contra irritações na garganta causadas por gripes, alergias ou inflamações. 

Muitos alimentos proporcionam um efeito anestésico na garganta, um alívio imediato da dor e rouquidão, como o própolis e o gengibre. Isso pode trazer a sensação de potencia maior da voz, levando a pessoa a abusar da fala quando deveria repousar. Portanto, independente de qual receita usar, lembre-se que o principal é não forçar a voz. 

Aqui seguem algumas dicas de alimentos que podem melhorar sua saúde vocal:

Maçã: possui ação adstringente, “limpando” a garganta. Deve ser mastigada lentamente e com a casca. As fibras da casca auxiliam no funcionamento do intestino e também ajuda a limpar os dentes. A mastigação da fruta também exercita a musculatura da região facial, responsável pela articulação das palavras.

Frutas cítricas como o limão são importantes na limpeza e hidratação das cordas vocais, “abrindo caminho” para que a voz flua sem a sensação de muco preso na garganta.

Gengibre: Potente raiz anti-inflamatória, pode ser mastigada crua em pedaços pequenos ou ingerida em chá, puro ou combinado com limão cravo e canela. Sem dúvida é uma das receitas naturais mais populares para problemas da garganta.

Hortelã: Possui propriedades antissépticas, analgésicas e expectorantes, auxiliando na desobstrução das vias respiratórias e agindo na inflamação da mucosa. Ferva 1 litro de água e acrescente um punhado abundante de folhas da erva. Deixe agir por 20 minutos antes de ingerir. Além de combater tosses e resfriados, a hortelã também tem ação calmante, por isso seu chá é indicado para relaxar antes de dormir.

Mel: O mel possui ação anti-inflamatória e antibactericida, auxiliando no alívio da dor de garganta e combate a gripes e resfriados. Neste caso, prefira a florada de eucalipto ou assa-peixe, que são indicados para infecções das vias respiratórias. No entanto o mel deve ser evitado por pessoas diabéticas e também não deve ser ingerido em excesso por conter alto percentual de glicose.

Própolis: Tem efeito antibactericida e também antiviral. Muito utilizado para prevenir gripes, resfriados e doenças respiratórios em geral. No entanto deve ser usado com cuidado por dois motivos: Primeiro porque o extrato de própolis, encontrado em todas as farmácias, é diluído em álcool, o que irrita ainda mais a mucosa. E segundo porque o própolis causa uma sensação de alívio imediato, disfarçando a dor de garganta, o que pode fazer você forçar ainda mais a voz. Por esses dois motivos deve-se evitar espirrar o spray de própolis diretamente na garganta. O ideal é diluí-lo em água e ingerir em horários determinados ao longo do dia.

Cravo-da-Índia: Tem propriedade bacteriana e anestésica, muito usado para combater rouquidão e dor de garganta. Pode ser ingerido em chás com limão, gengibre, alho e/ou mel. Muitas pessoas mastigam o cravo in natura.

Romã: Esta fruta é muito popular na medicina tradicional chinesa, onde se ensina que seu suco aumenta a longevidade. Rica em ácidos fenólicos, um grupo de antioxidantes que combatem o envelhecimento celular.O chá da fruta e sua casca tem ação antisséptica, limpando a garganta, e por isso são úteis no combate a diversos males, inclusive contra gripe e infecção de garganta. Ela é rica em vitamina C, melhorando também funcionamento do sistema imunológico. Consuma o chá e também faça gargarejos.

Agrião: Esta hortaliça possui diversas propriedades medicinais. É descongestionante, expectorante, antisséptico, anti-inflamatório e cicatrizante. Além do consumo tradicional das folhas em saladas, também pode ser batido no liquidificador com limão e mel, o que resulta em um suco altamente refrescante e nutritivo, ótimo para combater problemas respiratórios. A vitamina C do limão maximiza a absorção do ferro presente no Agrião.

Fonte: http://www.saredrogarias.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário