quarta-feira, 13 de abril de 2016

15 formas de descobrir se você tem mau hálito

Vamos combinar que não tem nada mais desagradável que a halitose, certo? Então, para te ajudar nessa questão, listamos 15 formas de descobrir se você tem mau hálito. Confira!
Se você tem um fantasma chamado mau hálito que lhe assombra constantemente, saiba que grande parte da população dos brasileiros também sofrem do mesmo incômodo. De acordo com Salomão Carui, especialista em Halitose e Medicina do sono, o mau hálito (ou halitose) existe desde os primórdios e a maior dificuldade para quem sofre é descobrir. “Como nos acostumamos com o cheiro (fadiga olfatória), não sentimos o mau hálito, normalmente quem costuma sentir é a namorada, namorado, esposa, marido, amigo, que quase sempre se sentem constrangidos para abordar o assunto”, explica.

Carui comenta: “A causa do mau hálito pode surgir por causa de mais de cinquenta tipos de doenças, como por exemplo, distúrbios do fígado, inflamação na garganta, estômago e estresse”, alerta.

Veja algumas questões apontadas por Salomão Carui. Caso sejam respondidas afirmativamente, podem indicar a presença da halitose:

1. Bebe pouco líquido;
2. É fumante;
3. Tem intestino preso;
4. Fica muitas horas sem se alimentar;
5. Respira pela boca;
6. Costuma roncar;
7. Tem diabetes;
8. Sente a boca seca com frequência;
9. Tem tártaro;
10. Usa aparelho ortodôntico ou prótese dentária;
11. A gengiva sangra quando passa fio dental ou escovo os dentes;
12. Tem placa esbranquiçada no fundo da língua;
13. Percebe esporadicamente pequenos flocos de cor amarelada ou branca de odor desagradável expelidos pela garganta;
14. Ingere bebidas alcoólicas com frequência (mais de duas vezes por semana);
15. Costuma mascar chicletes ou chupar balas.

“Para fazer o teste inicial, passe a língua no punho, espere 30 segundos. Cheire o local. Caso note um odor desagradável e tiver assinalado dois ou mais itens da lista acima, pergunte a uma pessoa de confiança e em seguida busque a ajuda e orientação de um especialista”, conclui.


Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/clinica-geral/home/15-formas-de-descobrir-se-voce-tem-mau-halito/6038/ - *Por Kelly Miyazzato | Ilustração: Sandra Tir | Agradecimentos ao Salomão Carui, especialista em Halitose e Medicina do sono – médico do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, Sírio-libanês e São Luiz.

Um comentário: