quarta-feira, 11 de maio de 2016

18 dicas incrivelmente úteis para facilitar sua vida doméstica

Um truque ou outro já ajuda bastante, não é?

A gente sabe que morar sozinha não é tarefa fácil. Além de ter que dar conta de manter o banheiro sempre com papel higiênico, as contas em dia e a geladeira com uma quantidade aceitável de comida, você ainda tem que se virar para fazer uma boa limpeza na casa com frequência. A boa notícia é que algumas tarefas são mais simples do que parecem!

1. Se você usa tábua de madeira, limpe-a com limão e sal grosso
Espalhe o sal pela tábua e esprema meio limão por cima. Aproveitando a metade do limão que já está espremida, vá esfregando o sal por toda a tábua. Enxague tudo com água quente, sem deixá-la de molho. Deixe secar totalmente e repita o procedimento uma vez por semana - se você usar muito a tábua, claro.

2. Combina bicarbonato de sódio e vinagre para limpar o fogão
Quem disse que você precisa mais do que esses dois itens? É só tirar as grades do forno, colocar o bicarbonato e fazer uma pasta com o vinagre. A mistura vai borbulhar e isso é bom: significa que a limpeza está acontecendo! Deixe por alguns minutos e esfregue para remover toda a sujeira. Se precisar, repita até tirar a sujeira por completo.

3. Chega de poeira nas suas telas
A TV e o computador podem ficar meio ~nojentinhos~ depois de certo tempo, principalmente pela ação de dedinhos e pó que rola nesse lugar. Não precisa de muita coisa não: se tiver um filtro de café, isso já resolve o problema. E não vão ficar com fiapos como os panos!

4. Adeus às manchas de copo na mesa de madeira
Sim, isso é o terror de quem tem uma "leve" compulsão por manter sua mesa em bom estado. Mas não se desespere: o segredo é usar seu secador para sumir com essa mancha horrorosa. Seque até sumir a água e use azeite para finalizar - mas só um pouquinho.

5. Como dobrar o temível lençol de elástico
Parece tarefa de outro mundo, não é? Ainda bem que não é!

6. Box brilhando
Não precisa de muito não: com vinagre, sabão em pó, álcool, bicarbonato de sódio e água você cumpre aquela tarefa de limpar o box do banheiro sem sofrimento.

7. Micro-ondas sem gordura
Como a gente bem sabe que a vida cotidiana pode ser corrida, o micro-ondas é sempre o parceiro ideal para as refeições. Depois de certo tempo - principalmente se você não for adepta de usar a tampa -, restos de comida podem ficar ali. O jeito é usar um pote que possa esquentar com 150ml de água e três rodelas de limão, deixando dentro do aparelho por 4 minutos. Passe uma esponja com algumas gotinhas de detergente e voilà!

8. Chuveiro sujo? Nunca mais!
Sim, basta um saco plástico (que não esteja furado, claro) e vinagre para atingir a perfeição de desentupir os buraquinhos pelos quais a água passa. Coloque vinagre o suficiente para cobrir quase toda a ducha. Prenda o saco com um elástico e deixe a magia acontecer por uma hora. Use um pano úmido para limpar totalmente.

9. Recolhimento de pelos pela casa
As amantes e donas de pet fofíssimos sabem o drama de ter pelos em todos os cantos. E também o quanto tirar isso pode ser chato! O segredo é usar uma luva de borracha, daquelas amarelonas clássicas, para ir recolhendo a pelagem do sofá, do chão e todos os outros lugares.

10. Limpando manchas de esmalte pela casa
Tudo bem: lá estava você, toda linda fazendo as unhas quando, de repente, o pote de esmalte se jogou desesperadamente para o seu chão recém-faxinado. Antes de sair arrancando seus cabelos, teste essa ideia:
Deixe um pouco de removedor de esmaltes em cima das manchas por mais ou menos um minuto e remova o excesso com papel-toalha.
Limpe com uma borracha mágica (aquelas feitas de melamina).
Se ainda houver esmalte, aplique um pouco de spray para cabelos, deixe por um minuto e remova com papel-toalha.
Finalize passando um pano embebido em água morna e sabão.

11. Aproveite o micro-ondas para limpar as esponjas da pia
Aquele pedacinho mágico que deixa suas louças brilhando também acumula germes. E o jeito mais fácil de resolver isso é colocá-la no micro-ondas por 2 minutos, deixando esfriar depois. Você pode simplesmente trocar, mas isso não significa evitar os germes todos.

12. O temido ralo da pia
É comida, gordura, líquidos e sabe-se mais o que fica ali. Apesar do drama, limpar é preciso: coloque ½ xícara (chá) de bicarbonato de sódio no ralo e despeje 1 xícara (chá) de vinagre branco em cima. Vai borbulhar mesmo, então, aproveite o tempinho de ação para esquentar água. Quando já estiver fervendo, despeje a água direto na região.

13. Como limpar o filtro de barro
Ter água fresquinha todos os dias é ótimo! Pena que a gente esquece de limpar e trocar o filtro, não é mesmo? 

14. Sim, vamos aspirar o seu colchão
A gente esquece que, no lugar onde dormimos, não basta apenas trocar os lençóis e pronto. De tempos em tempos o ideal é fazer uma faxina das boas no colchão e nos travesseiros (veja o próximo item). Deixe-o ~nu~ e passe o aspirador. Polvilhe bicarbonato de sódio por toda a extensão e deixe agir por 35 - 40 minutos. Usando uma esponja macia, esfregue bem todo ele, inclusive as dobras. Espere mais 10 minutos e aspire. Dica: faça giros na horizontal (trocar lado dos pés pelo da cabeça) e vertical (inverter o colchão) a cada três meses para evitar que ele afunde em um lugar só.

15. Cafeteira nova em folha
Combine partes iguais de vinagre e água para colocar no lugar de despejar a água. Encaixe o filtro de papel e ligue a máquina para começar a filtrar. Faça isso até atingir metade da água e desligue por 30 minutos. Ligue novamente e finalize. Aguarde mais 30 minutos após o final, coloque água pura no local e faça o processo novamente.

16. Escovas de dentes sem bactérias
Além de precisar trocar a sua a cada três meses, você também pode higienizá-la com água e vinagre, na proporção de 1:2 (1 parte de vinagre para 2 de água). Deixe por 30 minutos e lave em água corrente. 

17. Dê uma boa lavada nos seus travesseiros
Eles acumulam poeira, suor, pele morta e ácaros enquanto você dorme, todos os dias. Para dar uma geral neles, lave-os na máquina de lavar a cada seis meses - se eles forem de poliéster ou pluma de ganso (caso contrário, dê uma olhada na etiqueta deles). Leve-os em dupla para a máquina, sem fronha nem capa, deixando-os na vertical. Escolha o ciclo frio e adicione mais sabão líquido do que normalmente. E vinagre no lugar do amaciante faz com que a limpeza seja bem completa! Para secar, disponha-os na horizontal.

18. Aproveitando, lembre-se de limpar a máquina de lavar!
Fato: de tempos em tempos é preciso limpar aquilo que a gente usa para limpar outras coisas. Afinal, onde você acha que vai parar a sujeira?


Nenhum comentário:

Postar um comentário