terça-feira, 17 de maio de 2016

Faça você mesmo o seu isotônico

Aprenda a fazer um repositor eletrolítico, que vai ajudá-lo a repor os sais minerais perdidos com o treino. É fácil, fácil

Quer aprender a fazer um  isotônico em casa? A nutricionista Talitta Maciel, da Clínica Espaço Reeducação Alimentar, bolou 3 receitas bem fáceis de fazer. Os benefícios de fazer o seu próprio isotônico são diversos, a começar que ele estará livre de conservantes e outros componentes químicos, normalmente presentes nas versões industrializadas. Confira!

Isotônico cítrico
– 250 ml de suco de limão, laranja e acerola: Eles são ricos em potássio, auxiliam na reposição de eletrólitos perdidos com o suor, fornecem vitamina C, que auxilia na imunidade, e frutose, que ajuda na reposição de carboidratos perdidos durante o exercício)
.
– 1 colher (sopa) de melado de cana: O melado possui minerais como potássio, selênio, cálcio, ajudando a repor os eletrólitos, além de ser fonte de carboidratos e repor a energia consumida por músculos e fígado (glicogênio). Os minerais presentes no melado ajudam na contração muscular.

– 1 colher (chá) de sal: atua na reposição de sódio, principal mineral perdido durante o exercício.
– 50 ml de água gelada

– Gelo
Coloque os ingredientes em uma squeeze e agite bem.

Isotônico relaxante
– 500 ml de água filtrada

– 5 colheres (sopa) de açúcar demerara: o açúcar demerara possui vitaminas do complexo B, que atuam na recuperação muscular, além de  potássio e carboidratos.


– 1 colher (café) de sal: O sal atua na reposição de sódio, principal mineral perdido durante o exercício

– 1 maracujá médio (polpa): A fruta apresenta boas quantidades de sais minerais – cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio, vitamina C, vitaminas do complexo B, além de antioxidante que ajudam na recuperação do estresse oxidativo causado pelo exercício.
Misture bem em uma coqueteleira e beba bem gelado.

Isotônico refrescante
– Suco de 1 limão: O limão é rico nas vitaminas A, C e do complexo B, possui antioxidantes que auxiliam na recuperação muscular, minerais, entre eles potássio, cálcio, magnésio, iodo, cobre e silício.

– 1 colher (sopa) de mel: fonte de frutose, glicose e sacarose, o mel ajuda a repor instantaneamente a energia
– 1 colher (café) de sal

– 500 ml de água gelada

– 1 colher (chá) de gengibre em pó: O gengibre é um potente antioxidante e anti-inflamatório

– 10 folhas de hortelã: O hortelã possui sais minerais, potássio, sódio, magnésio e fósforo, além de vitaminas C, D e B, antioxidantes que auxiliam na recuperação pós-exercício.
Misture todos os ingredientes em um squeeze e consuma gelado.

Fonte: http://www.sportlife.com.br/nutricao/faca-voce-mesmo-o-seu-isotonico/Texto de Gabriel Gameiro - Foto: Shutterstock Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário