quarta-feira, 27 de julho de 2016

Benefícios da natação para a saúde

Quer controlar o peso e tonificar o corpo com exercícios de baixo impacto? Então, fique por dentro dos benefícios da natação para a saúde e comece já!

Quer queimar calorias e manter o equilíbrio muscular em dia? Uma das modalidades mais indicadas, exatamente por ser completa, é a natação. Afinal, o esporte pode ser praticado em todas as idades e ainda pode ajudar na recuperação de lesões, como explica Kelly Lícia, professora de educação física da Bio Ritmo Academia.

“A natação, por ser praticada na água, é uma atividade divertida, além de desafiadora, na qual é possível desfrutar da sensação de prazer e bem-estar, desenvolvida com a atividade cardiorrespiratória e a circulação sanguínea, que deixa o coração, o pulmão e as artérias mais saudáveis”, afirma e, reforça: “A natação pode ser uma aliada dos corredores para ajudar na recuperação dos músculos, na capacidade cardiovascular e no desenvolvimento do condicionamento físico”.

Lícia comenta que antes de nadar é importante consultar um profissional para verificar se está apto. Após a autorização, é recomendável sempre utilizar óculos e touca para proteger os olhos e os cabelos, dos efeitos do cloro. Mas, se você ainda não se convenceu, Kelly listou quatro benefícios da natação para você começar já. Confira!

1. Melhora da força e do tônus muscular
A natação, se comparada aos exercícios aeróbicos, é considerada a maneira ideal para aumentar a força e o tônus muscular. “Por exemplo, se um atleta corre na pista (o movimento ocorre no ar), e no caso do nadador, a resistência oferecida pela água, representa 12% maior em relação à densidade”, esclarece.

2. Controle do peso
De acordo com o nível de intensidade e frequência dos treinos, a natação possibilita alta queima calórica, além auxiliar no controle e manutenção do peso.

3. Promove a flexibilidade muscular
O baixo impacto oferecido durante a execução dos exercícios preserva as articulações, os ligamentos exigidos fluídos e em bom estado, além de reduzir os riscos de doenças ósseas.

4. Recuperação de lesões
“Devido à resistência da água, os músculos costumam trabalhar sem sofrer a tensão do impacto no momento do contato com a rigidez de uma superfície, como o chão, ou até mesmo da esteira”, conclui.


Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/bem-estar/beneficios-da-natacao-para-a-saude/6359/ - Por Kelly Miyazzato | Foto Shutetrstock | Agradecimentos à Kelly Lícia, professora de educação física da Bio Ritmo Academia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário