sábado, 22 de outubro de 2016

Confira os benefícios dos alimentos verdes para a saúde

Alimentos verdes trazem muitos benefícios à saúde do nosso corpo, desde retardar o envelhecimento até fibras, nutrientes e minerais

Os alimentos verdes são essenciais para um bom funcionamento do organismo. Ricos em ferro, fibras, antioxidantes, vitamina C e com baixas calorias, eles auxiliam na desintoxicação do organismo. Segundo a nutricionista Fúlvia Gomes Hazarabedian, coordenadora do programa Bio Nutri da Bio Ritmo, frutas, verduras e legumes na coloração verde, trazem diversos benefícios à saúde.

“O consumo de folhas verdes inibe o envelhecimento precoce e auxilia no bom funcionamento do intestino, tornando-as grandes aliadas do emagrecimento. Outro benefício dos vegetais verdes é que contêm uma boa quantidade de clorofila, substância rica em minerais e vitaminas que ajudam a combater e prevenir patologias”, complementa a nutricionista.

Segundo Fúlvia, é fácil incluir esses alimentos na dieta, pois eles podem ser consumidos crus em saladas ou em sucos e vitaminas, refogados, cozidos em sopas e até enrolando alimentos, como um sushi, por exemplo.  “São muitas as opções para que a pessoa possa variar e não enjoar de ingerir esse tipo de alimento. Na lista dos mais favoráveis estão: a couve e o brócolis devido a quantidade de princípios ativos e benefícios nutricionais, já que eles são considerados funcionais”, comenta Hazarabedian.

 Confira alguns benefícios proporcionados pelos alimentos verdes:
1 – Ajuda no emagrecimento – Grande maioria dos alimentos verdes, como alface, por exemplo, são de baixa caloria e ricos em fibras, o que ajuda a aumentar a sensação de saciedade, contribuindo com a melhora do intestino e se tornando um aliado de dietas para emagrecer.
2 – Protege de problemas oculares – O espinafre, por exemplo, é fonte de luteína e zeaxantina, substâncias com propriedades antioxidantes que ajuda a proteger as vistas.
3 – Colabora no combate a infecções – Alguns alimentos verdes, além de possuírem muitos nutrientes, contam com vitaminas A e C, importantes aliados no combate a infecções.
4 – Aumenta o sistema imunológico – Neste tópico, a couve é uma grande aliada por conter vitamina C, poderoso antioxidante.
5 – Auxilia na cicatrização da pele – Esse é um benefício do limão, por exemplo, que também ajuda a melhorar o funcionamento do sistema imunológico e previne gripes e resfriados. A fruta também atua como anti-inflamatório natural, protegendo as células e diminuindo o colesterol ruim.


Fonte: http://www.sportlife.com.br/saude/beneficios-alimentos-verdes-saude/ - por Gabriel Gameiro - Foto: Pixabay

Nenhum comentário:

Postar um comentário