sábado, 8 de outubro de 2016

Hábitos saudáveis que te ajudam a manter-se ativo depois dos 50 anos

Manter-se ativo e saudável é essencial em todas as fases da vida

A receita básica para ter uma vida longa e saudável é uma só: alimentação equilibrada, atividade física regular e cuidados com a saúde física e mental.

Se você já passou dos 50 anos e acha difícil aplicar isso na sua vida, saiba que não é bem assim. Hábitos benéficos, como gostar de si mesmo, evitar situações de tensão e se livrar de preconceitos desnecessários precisam estar na agenda do dia!

Deixar a autoestima elevada é fundamental para boa qualidade de vida

Quer aproveitar a melhor fase da sua vida? Então veja algumas dicas que selecionamos especialmente para você se manter ativo e saudável e aproveitar com vitalidade muitos e muitos anos ainda.

Alimentação equilibrada

O envelhecimento é um processo fisiológico e a perda de massa muscular e óssea é decorrente e natural desse momento, entretanto, é possível minimizar o impacto da perda de nutrientes através do consumo de alimentos adequados.

Entre os nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do corpo está o cálcio, nutriente essencial para manter a saúde dos ossos. Ele também ajuda a manter o ritmo cardíaco e a saúde do cérebro. Para complementar o cálcio, é preciso também ficar de olho na vitamina D, uma vez que ela é essencial para que o organismo consiga absorver o mineral e tirar proveito dele.

Entretanto, nem sempre a alimentação consegue suprir todas as necessidades do corpo. Mas saiba que isso não é um problema e é aí que entra a suplementação alimentar, onde suplementos com Cálcio, Proteína e Vitamina D são os mais adequados para quem tem 50 anos ou mais. Além disso, versões sem sabor são práticas e versáteis, pois podem ser adicionadas em qualquer alimento e também ser distribuídos ao longo das refeições do dia.

Vale ressaltar que esses alimentos, quando associados à hábitos de vidas saudáveis e alimentação equilibrada, não ocasionam o ganho de peso.

Atividade física

Para manter o corpo em movimento nada melhor do que uma rotina comprometida de exercícios físicos. Para quem tem mais de 50 anos, o objetivo deve ser encontrar opções de atividades que melhoram a flexibilidade e a parte aeróbica. Além disso, deve promover o fortalecimento dos músculos e o equilíbrio do corpo.

Para trabalhar a parte aeróbica e fortalecer os músculos, invista na natação. A atividade também protege as articulações. Já a corrida traz benefícios para o equilíbrio e para a respiração.

Outras boas opções são yoga e pilates. As duas modalidades promovem alívio de dores que podem aparecer e também aumentam a autoestima. Além disso, quem pratica exercício físico pode observar melhora na produtividade, na memória e também na qualidade do sono.

Sem estresse

Parece meio óbvio, mas nem sempre nos damos conta de que é preciso deixar a vida mais leve. Organize sua vida e tente - de verdade - eliminar focos de tensão e problemas que você não conseguirá resolver.

Se tiver que encarar questões mais delicadas, assuma apenas o que é, de fato, sua responsabilidade. Não é porque você é mais experiente que deve carregar o peso do mundo nos ombros!

Chega de preconceito

Viva a vida de maneira plena e deixe os preconceitos para trás. A melhor maneira de fazer isso é valorizando a si mesmo e entendendo que cada pessoa leva a vida de acordo com suas necessidades e desejos. Tente se colocar no lugar do outro.

Exercite sua mente sempre! Se você não sabe como fazer isso, a gente te dá algumas opções. Que tal ler um livro por mês? Fazer palavras-cruzadas, por exemplo, ajuda a exercitar o cérebro, sabia? Ir ao cinema ou visitar museus e exposições são hábitos saudáveis também.

Expresse suas ideias

Com a idade, vem a experiência. Uma pessoa que passou dos 50 anos certamente viveu situações diversas e pode contribuir em muitas discussões, inclusive com os mais jovens. Dê sua opinião e valorize sua experiência de vida.

Lazer é fundamental

Não que precise de motivo, mas sair e socializar faz muito bem e ajuda a manter mente e o corpo trabalhando em sintonia. E mais uma coisa boa: o convívio social auxilia a autoestima. Dançar, viajar e passear, por exemplo, são ótimas atividades para socializar depois dos 50 anos. Mas lembre-se de respeitar suas vontades e limites para escolher uma atividade.

Goste de você

Deixar a autoestima elevada é fundamental. Aprenda a gostar do seu corpo e da sua mente. Evite se criticar o tempo todo e enumere suas qualidades.

Depois dessas sugestões, é hora de colocar em prática hábitos que podem te ajudar a viver mais e melhor. Entenda que é sempre tempo de mudar e de viver bem. Isso não tem a ver com idade e, sim, com vontade. Que tal colocar pelo menos duas dicas em prática ainda essa semana? A gente sabe que você consegue!


Nenhum comentário:

Postar um comentário