sábado, 15 de outubro de 2016

Reconhecimento ao Professor José Costa pelo trabalho no basquete sergipano

Durante 27 anos, de 1976 a 2003, foi realizado em Itabaiana um dos melhores campeonatos de basquete do Estado envolvendo alunos e ex-alunos do Colégio Estadual Murilo Braga e até equipes convidadas de Aracaju. Até 1983, era apenas um campeonato, o Serrano, realizado sempre no 1º semestre e patrocinado pelo comércio itabaianense, mas a partir de 1984, com a criação da Associação Itabaianense de Basquetebol, passamos a realizar o campeonato interno do CEMB, no mês de novembro, em comemoração ao aniversário da escola.

     Em novembro de 1987, fui ao gabinete do Secretário de Estado do Esporte e Lazer, Jornalista Leó Filho, para solicitar a premiação do campeonato interno de basquete em comemoração ao 38º aniversário do CEMB, que prontamente atendeu o meu pedido, mas ressaltando que as medalhas e troféus seriam entregues posteriormente. Alguns dias depois, a assessoria do secretário me telefonou avisando que o mesmo estaria presente no encerramento do campeonato para entregar a premiação às equipes vencedoras.

Na tarde de sábado, 28 de novembro, véspera do aniversário do colégio, o secretário chegou com seus assessores na quadra do CEMB e assistiu à partida final do campeonato, em que a equipe do Monte Líbano venceu o Sírio pelo placar de 78 a 73, com um bom público presente ao local. Ao iniciar a premiação, o secretário pediu a palavra e comunicou que como presidente do Conselho Regional de Desportos do Estado de Sergipe gostaria de entregar a mim um Voto de Louvor, que tinha sido aprovado em sessão plenária por sua indicação pelos meus serviços prestados ao basquete de Itabaiana. Recebi o Voto de Louvor e após os meus agradecimentos realizamos a premiação. Infelizmente das fotos tiradas com a minha máquina, que não era das mais modernas na época, a foto da entrega do Voto de Louvor queimou restando apenas a foto do jogo.

     Naquela época, eu tinha 7 anos que trabalhava no CEMB e apenas 2 anos de formado  no curso de Educação Física da UFS, mas já havia ganhado diversos títulos no basquete dos Jogos da Primavera e dos Jogos Infantis, o qual naquele ano, o Murilo Braga ficou em 10º lugar na classificação geral, com os dois títulos conquistados no masculino e feminino. Posteriormente o basquete do CEMB ganhou mais de 60 medalhas em competições oficiais nos diversos campeonatos do Estado.

     Em 1987, recebi a homenagem da Federação Sergipana de Basquetebol pelo trabalho que vinha realizando ao longo dos anos e desenvolvendo a comunidade itabaianense através do basquetebol.

Em 21 de outubro de 2008, a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe durante o Encontro Estadual de Educação Física me homenageou com uma placa ao qual dizia: “Ao servidor José Costa os cumprimentos da SEED de profícuo trabalho, durante os quais mostrou senso de inigualável senso de responsabilidade, determinação, respeito aos colegas e alunos”.

Em 1º de Setembro de 2014, o Sindicato dos Profissionais de Educação Física – SINPEFES e o Conselho Regional de Educação Física – CREF/13 homenagearam alguns professores, e entre eles, o meu nome foi lembrado para receber a homenagem pela passagem do dia ao profissional de educação física. A homenagem foi pelo meu trabalho dedicado à modalidade esportiva Basquetebol no Estado de Sergipe. Obrigado ao SINPEFES e ao CREF/13 pela homenagem aos meus 34 anos dedicados à educação de crianças e jovens do nosso Estado.

Em 11 de abril de 2015, tive a honra e satisfação de ser homenageado pela Associação Basquete Coletivo – ABC, pelos 35 anos de serviços prestados ao basquete sergipano como técnico, mestre e amigo do esporte. Esta homenagem ocorreu durante o Jogo das Estrelas, o qual atuei como técnico convidado pela equipe Red Team que enfrentou Blue Team. As equipes foram formadas pelos 20 melhores atletas e escolhidos pelos votos de todos os participantes da Copa Sergipe de Basquete.

Em 25 de novembro de 2015, fui um dos homenageados, entre professores, ex-alunos e funcionários, nas comemorações do 66º aniversário do Colégio Estadual Murilo Braga, com uma placa a qual dizia: “Esta homenagem é conferida à José Costa em reconhecimento as suas importantes contribuições pelos serviços prestados a esta instituição de ensino”.

     Com estas homenagens, tenho a certeza que quando o trabalho é realizado com compromisso, responsabilidade e dedicação ao esporte, cedo ou tarde, o mesmo é reconhecido, seja pelos dirigentes, pais, alunos ou pela comunidade. As justas homenagens devem ser feitas aos profissionais no período em que os mesmos estejam em pleno exercício de trabalho, para mostrar-lhes os quantos são e podem ser úteis e importantes a sociedade que pertence. Obrigados a todos pelo reconhecimento ao meu trabalho de 36 anos dedicados a educação de crianças e jovens do nosso Estado.


Por Professor José Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário