domingo, 26 de fevereiro de 2017

Médico dá 4 dicas infalíveis para seu corpo ter mais energia

Está se sentindo muito cansada? Comer bem, descansar e priorizar o que alegra você são boas saídas para ganhar disposição

Pergunte às pessoas próximas a você a frequência com que elas se sentem cansadas e a resposta mais provável certamente será: “quase sempre”. Até a ciência já constatou que vivemos uma epidemia de cansaço. Segundo o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, um em cada cinco americanos reclamam que a fadiga chega a atrapalhar sua rotina.

Os motivos por trás de tanto desânimo e desgaste são muitos. Em um artigo publicado recentemente no site mindbodygreen.com, o médico Jacob Teitelbaum, especialista em medicina integrativa, aponta alguns deles: falta de vitaminas e minerais devido ao alto consumo de alimentos industrializados, poucas horas de sono e stress seriam os grandes culpados pelo cansaço coletivo.

A boa notícia é que dá para contorná-los. Confira a seguir as dicas de Teitelbaum:

1. Alimente seu corpo
Diminuir o consumo de açúcar e comer mais grãos e alimentos integrais é a sugestão do especialista quando se trata de alimentação. A exceção, diz o médico, é o chocolate, que em quantidade moderada e na versão certa (amarga!) só traz benefícios para a saúde – entre eles o bem-estar. Para contornar o déficit nutricional, além de variar os ingredientes do prato e dar preferência a itens naturais, pode ser uma boa apostar nos multivitamínicos. Mas nada de tomar cápsulas ou bebidas por conta própria: a orientação de um médico ou nutricionista é fundamental.

2. Mexa o esqueleto
“Quando se trata de eficiência, nossos corpos têm uma abordagem simples: ‘use ou perda’, afirma Jacob Teitelbaum. Isso significa que ser sedentário só prejudica o organismo. A orientação é praticar uma atividade que seja divertida para você e, se possível, ao ar livre. Até sexo entra na jogada. “Alguns estudos já mostraram que transar regularmente faz você parecer até 10 anos mais jovem”, revela o médico.

3. Descanse
Uma boa noite de sono é fundamental para repor as energias e recuperar os músculos. Se você tem insônia, Jacob sugere recorrer a soluções naturais, a exemplo de melatonina, magnésio e ervas como valeriana e teanina. Mas, de novo, vale a dica: consulte um profissional antes de aderir a qualquer uma dessas terapias.
Entenda: Dormir mal faz você comer 385 calorias a mais no dia seguinte
O médico também sugere aplicar um pouquinho de spray de lavanda no quarto ou no travesseiro antes de dormir, já que o cheiro da planta ajuda o sono a vir.
Não tem tempo de dormir? “Liste as coisas que você não gosta de fazer durante o dia”, propõe Teitelbaum. Isso vale para qualquer atividade que, no fundo, você sabe que não é tão relevante assim. Sempre que possível, use o período desses compromissos para tirar uma soneca.

4. Escolha o que faz você feliz
Não adianta: quem não gosta da própria rotina, nunca encontrará energia suficiente! A sugestão do médico é reunir numa lista tudo aquilo o que costuma fazer e separá-las entre as coisas que proporcionam bem-estar ou não. Entre os itens do segundo grupo, classifique o que você deve mesmo cumprir e o que acha que precisa entregar. A proposta de Jacob é transferir a energia dessa última para as experiências positivas. “Você vai se impressionar com o quanto seu pique vai aumentar”, garante o especialista.

Fonte: http://boaforma.abril.com.br/estilo-de-vida/medico-da-4-dicas-infaliveis-para-seu-corpo-ter-mais-energia/ - Por Redação Boa Forma - lzf/Thinkstock/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário