sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Suplementos nutricionais: mitos e verdades

Esclareça suas dúvidas sobre as indicações, consequências e formas corretas de consumir os diferentes tipos de suplementos alimentares

A popularização dos suplementos nutricionais veio acompanhada de muitos mitos e dúvidas acerca do consumo deste tipo de produto. Afinal, eles podem ser grandes aliados na busca pelo emagrecimento ou no ganho de massa muscular, mas, ao mesmo tempo, podem interferir no bom funcionamento do organismo caso não sejam utilizados sob orientação médica e com base em informações científicas.

Quando usados de forma correta, os suplementos trazem inúmeros benefícios à saúde. Contudo, as controvérsias acabam afastando novos consumidores. Sendo assim, confira alguns mitos e verdades sobre eles, segundo o dr. Turíbio Leite de Barros Neto, fisiologista e membro do conselho científico Midway Labs:

Os suplementos proteicos estão entre os mais utilizados pela população. Porém, existe o receio de que, se consumida em excesso, a proteína pode ameaçar à saúde dos rins. Para o Dr. Turíbio Leite de Barros, Master PHD em fisiologia do exercício, precisaria haver um exagero diário muito grande para que isso de fato ocorresse. “Quando se consome proteína em excesso, aquilo que o organismo não consegue utilizar vai ser eliminado principalmente pelos rins. Entretanto, a formação de pedras depende muito mais de outros fatores, principalmente de características genéticas do que do consumo de proteínas”, revela o especialista.

Dieta equilibrada
Existe a ideia de que quem possui uma dieta equilibrada não precisa de nenhuma adição nutricional. No entanto, cabe a pergunta: o que consiste uma dieta equilibrada? Antes de qualquer coisa, é preciso saber tal informação requer conhecimentos específicos que nem sempre estão ao alcance de todos. Por isso, Dr. Turíbio faz questão de desmitificar o assunto: “Muitas vezes o suplemento pode sim ajudar a potencializar resultados de programas de exercícios, mesmo para quem se alimente bem. O uso de determinados nutrientes em momentos especiais, de forma isolada e na dose adequada com certeza vai contribuir para a obtenção de melhores resultados”.

Idosos e crianças

Outra questão frequentemente debatida é acerca do consumo de suplementos por parte de idosos e crianças. De acordo com Dr. Turíbio, este é outro mito sem fundamento. “Crianças em fase de crescimento e desenvolvimento podem ter sua dieta ajustada com suplementos nutricionais para atender melhor à determinadas exigências de certas fases da vida. É claro que se torna indispensável uma orientação adequada, entretanto sempre é bom lembrar que os produtos que se costuma usar para ‘enriquecer’ o leite na infância nada mais são que suplementos nutricionais”, explana o médico.

Já em relação aos idosos (e suas carências geradas pelos maus hábitos alimentares), o profissional avalia “usar suplementos é uma maneira de ajustar estas necessidades, sempre com a devida orientação”. A creatina, por exemplo, pode ser de extrema importância, com resultados cientificamente comprovados em desacelerar a perda de massa muscular.


Fonte: http://www.sportlife.com.br/nutricao/mitos-e-verdades-suplementos/ - Texto: Bruno Ribeiro - por Amanda Preto - Foto: Shutterstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário