terça-feira, 14 de março de 2017

Conheça os 7 piores alimentos para a digestão

Está com problemas de digestão? A causa pode ser um desses 7 alimentos que são verdadeiras bombas para o seu organismo

A digestão é o processo fisiológico pelo qual o nosso organismo transforma os alimentos que ingerimos nos nutrientes necessários para o funcionamento do corpo.

Para isso, os órgãos do nosso sistema digestivo trabalham no sentido de decompor cada porção ingerida em substâncias menores, como carboidratos, aminoácidos e minerais, de forma que elas possam ser captadas pelas células.

Quando nosso organismo não consegue decompor os alimentos adequadamente, a resposta que temos é o mal-estar derivado de problemas de digestão.

Entre os sintomas, estão a sensação de estômago sempre cheio, azia, enjoos, gases, diarreia ou prisão de ventre e cansaço. Conheça 7 alimentos que são verdadeiras bombas para a digestão:

1. Laticínios
Os alimentos derivados do leite são uma importante fonte de cálcio para o organismo, porém, infelizmente, eles também podem causar problemas de digestão.
Isso acontece por causa da intolerância que muitas pessoas apresentam à lactose, o açúcar do leite. Como consequência, o consumo dos laticínios pode resultar em fores dores abdominais, distensão abdominal e diarreia.

2. Carnes processadas
As carnes processadas, como salames, salsichas e nuggets, passam por uma série de tratamentos com a finalidade de ter seu tempo de vida aumentado e de receber adição de sabor e aromas.
Isso é feito por meio da adição de substâncias artificiais, que podem causar problemas digestivos e metabólicos, como inflamações e acumulação de toxinas no organismo. Além disso, o processamento faz com que os nutrientes originais desses alimentos sejam perdidos, diminuindo ainda mais sua qualidade nutricional.

3. Frituras e alimentos ricos em gordura
As frituras e outros alimentos ricos em gordura saturada, como as bolachas recheadas, os salgadinhos de pacote e os lanches de fast food, são prejudiciais para o processo de digestão.
Quando consumidos em demasia, esses alimentos provocam inflamação na região abdominal e refluxo dos sucos gástricos, levando a uma sensação de ardor na altura do estômago.

4. Comidas muito picantes
Embora as pimentas sejam termogênicas e colaborem para o gasto de calorias, as comidas muito picantes podem trazer problemas ao sistema digestivos, pois elas causam irritação no estômago.
Entre os malefícios causados por alimentos muito apimentados, então dores estomacais, alteração do pH gástrico, acidez, refluxo, irritação do esôfago, gastrites e úlceras.

5. Milho enlatado
Embora o milho seja rico em fibras, o que ajudaria o processo de digestão, o milho enlatado contém um tipo de celulose que nosso organismo não consegue processar por não dispor das enzimas necessárias.
Além disso, muitas marcas de milho enlatado comercializam produtos modificados geneticamente, os quais ainda precisam de mais pesquisas científicas para que suas propriedades nutricionais sejam comprovadas.

6. Café e bebidas com cafeína
O café é indispensável para muitas pessoas, as quais só conseguem “começar a funcionar” pela manhã depois de uma boa xícara de café fresquinho. Mesmo sendo uma delícia, infelizmente essa bebida pode prejudicar o sistema digestivo.
As pessoas que têm tendência a sofrer de refluxo gástrico devem evitar tomar café porque a cafeína causa um relaxamento do esfíncter do esôfago, o que facilita o refluxo dos ácidos estomacais.

7. Bebidas alcoólicas
As bebidas alcoólicas não são um alimento, mas, como seu consumo é muito comum, resolvemos incluí-las nesta lista.
Além de serem fonte de calorias vazias (ou seja, não oferecem nenhum nutriente, apenas calorias), as bebidas alcoólicas relaxam o esfíncter esofágico, facilitando o refluxo do suco gástrico, o que prejudica a mucosa do estômago.
Além disso, o álcool prejudica as funções de algumas enzimas, favorecendo a acumulação de toxinas e resíduos.

Embora estejam entre os alimentos que mais atrapalham a digestão, estes 7 itens que apresentamos não são os únicos. Fique atenta: se você reparar que se sente mal ao consumir determinado alimento, é possível que ele seja prejudicial ao seu organismo.


Fonte: http://www.dicasdemulher.com.br/piores-alimentos-para-a-digestao/ - Raquel Praconi Pinzon - Foto: iStock

Nenhum comentário:

Postar um comentário