quarta-feira, 8 de março de 2017

Dor no peito: o que pode ser? Conheça 6 causas além do infarto

Uma dor súbita no peito gera um sinal de alerta que logo é relacionado a um infarto. Nem sempre, porém, o incômodo indica um problema de saúde grave. Consultar um médico é importante para descartar condições arriscadas, mas antes de se correr para o hospital, conheça algumas causas comuns de dor no peito que vão além do infarto:

Sintomas que podem ser confundidos com infarto

Azia: uma condição bastante simples realmente pode realmente ser confundida com um infarto, já que a sensação de queimação no estômago pode subir para o esôfago, causando dores e desconfortos na região do peito.

Tensão muscular: dores no músculo torácico também podem ser confundidas com um ataque cardíaco, mas não indicam um quadro grave. Uma boa maneira de tirar a prova é pressionar a região do peito e, se sentir incômodo mais forte, provavelmente trata-se apenas de uma lesão momentânea causada por excesso de exercício.

Costocondrite: por também provocar dor torácica, a inflamação caracterizada pelo encontro de um osso da costela com a cartilagem pode gerar incômodo no peito, sem ser indício de uma condição mais grave. Normalmente, o paciente sente um tipo de pressão na parede torácica e certo alívio quando pressionam a área.

Pericardite: se você está tratando uma infecção viral e de repente sente uma dor aguda, como se fosse uma pontada no peito, pode ter desenvolvido pericardite, uma inflamação nas camadas de tecido que cercam o coração, mas que não possui relação com infarto.

Pancreatite: trata-se de uma inflamação súbita do pâncreas, que gera dor abdominal intensa e profunda que irradia até o tórax. Apesar de não ser grave como um infarto, o problema exige cuidados médicos o mais rápido possível.

Doença coronariana: doença cardíaca causada por um acúmulo de placa nas artérias que fornecem sangue ao coração. Ao longo do tempo, os depósitos de colesterol se alojam nas paredes dessas artérias, o que pode bloquear o fluxo sanguíneo e causar dor no peito.

Sintomas de infarto que você precisa conhecer

Se por um lado as dores no peito nem sempre apontam para um infarto, outros sintomas que parecem banais podem ser os sinais iniciais da condição mais grave. Saiba quais são alguns dos sintomas que você pode não conhecer como indício de que está sofrendo um infarto:

Dores nas costas
Suor frio
Náuseas e vômitos
Queimação no estômago sem relação com alimentos.
Cansaço excessivo
Falta de ar
Incômodo no peito que aparece após a prática de exercícios e desaparece ao descansar
Dor no peito que se irradia para o pescoço ou para os braços


Fonte: http://www.vix.com/pt/saude/542978/dor-no-peito-o-que-pode-ser-conheca-6-causas-alem-do-infarto - Escrito por Paulo Nobuo - decade3d - anatomy online/Shutterstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário