sábado, 18 de março de 2017

Dormir bem é essencial para emagrecer

Dormir mal causa efeitos colaterais imediatos e a longo prazo. Entenda por que o sono é o seu aliado principal na luta contra a balança!

Você costuma dormir quantas horas por dia? Se sua resposta foi menos de 7 horas, você corre o risco de ter problemas com emagrecimento ou manutenção do peso. Uma pesquisa da Universidade Britânica King’s College London revelou tal descoberta quando se dorme pouco ou a qualidade do sono não é boa. O que acontece é um aumento no apetite que atrapalha o processo metabólico, responsável pela perda de peso.

Alguns voluntários do estudo tiveram o sono interrompido diversas vezes em uma mesma noite e acabaram comendo mais do que o habitual. Como se não bastasse, o aumento na quantidade de alimentos consumidos, eles ainda optavam por comidas menos saudáveis no café da manhã. Segundo os pesquisadores, uma noite de sono interrompida afeta hormônios relacionados à fome, o que significa que no momento em que a pessoa é exposta à comida, ocorre uma ativação das áreas do cérebro associadas com recompensa e isso faz com que ela escolha alimentos ricos em açúcar e gordura.

Para quem pratica exercícios físicos durante o dia, o sono também pode ser benéfico, pois é preciso dar um tempo de recuperação e descanso. Além disso, é durante esse período que os efeitos do treinamento aparecem. “Quem visa o aumento de massa muscular, se beneficia do aumento de produção do GH (hormônio do crescimento), que ocorre quando estamos dormindo, após um dia de treinamento”, explica o neurologista, Sandro Matas.

Conheça alguns benefícios do sono:

    Aumento da disposição
    Aumento da concentração
    Estimula a memória
    Melhora o humor
    Previne doenças cardiovasculares
    Protege contra diabetes
    Evita obesidade
    Previne o câncer

Segundo Matas, também devemos ter cuidado com o lugar no qual repousamos. Ele deve ser higiênico, escuro e sem interferências sonoras, para que você tenha um sono sem interrupções ou sustos. Também é importante evitar refeições muito pesadas antes de ir dormir e fugir de alimentos ricos em cafeína, açúcar, fumar ou consumir bebidas alcoólicas.

Então já sabem, deixe o celular de lado e dê prioridade a um sono de qualidade. Cuide-se!


Fonte: http://www.sportlife.com.br/saude/dormir-bem-e-essencial-para-emagrecer/ - por Brenda Prestes - Foto: Reprodução / iStock

Nenhum comentário:

Postar um comentário