quinta-feira, 30 de março de 2017

Hipotireoidismo: 10 sinais de que você pode ter a doença

O hipotireoidismo é uma condição caracterizada pelo mau funcionamento da tireoide, ou seja, quando a glândula produz hormônios suficientes para suprir as necessidades do organismo. O problema pode ser detectado através de exames de rotina e, claro, pelos seus sintomas mais comuns.

Diversos fatores podem desencadear um quadro de hipotireoidismo, como doenças autoimunes, radioterapia, deficiência de iodo, uso de determinados medicamentos e até mesmo cirurgia de tireoide.

Sinais de que você pode sofrer de hipotireoidismo

1. Se você sofre com intestino preso mesmo se alimentando bem, consumindo fibras e se mantendo hidratado, saiba que a constipação pode estar relacionada ao hipotireoidismo, já que hormônios produzidos pela tireoide também influenciam no sistema digestivo.
2. Cabelos sem vida, quebradiços e que ficaram mais finos também podem indicar hipotireoidismo. A condição pode até provocar queda dos fios e diferenças nos pelos da sobrancelha.

3. Seu cérebro também sofre com as consequências do hipotireoidismo. Alguns problemas relacionados pela condição é perda de memória, falta de foco e dificuldade em se concentrar em tarefas simples.

4. Ciclo menstrual desregulado, mais longo que o normal ou muito próximo um do outro também pode ser indício de hipotireoidismo, uma vez que a glândula está prejudicada e incapaz de produzir hormônios suficientes.

5. Aumento de peso repentino, sem mudanças na dieta ou na rotina de exercício é outro sinal de que pode estar sofrendo de hipotireoidismo.

6. Cansaço excessivo ao longo do dia e fadiga mesmo após dormir bem pode indicar problemas na glândula da tireoide.

7. Níveis baixos de hormônio da tireoide podem fazer você sentir mais frio do que os outros ao seu redor. Então, se percebe que a temperatura parece estar sempre baixa para você, procure um médico.

8. Fraqueza e dores nos músculos e articulações mesmo sem esforços ou alterações na rotina de exercícios também podem ser sinais de que sofre de um quadro de hipotireoidismo.

9. Até mesmo sua beleza sofre quando a glândula da tireoide não funciona bem. Se notou que sua pele anda mais ressecada do que o normal e percebe até mesmo irritações e coceiras, pode estar apresentando problema de hipotireoidismo.

10. O mau funcionamento da tireoide também é conhecido por trazer prejuízos emocionais. Tristeza excessiva ou mesmo depressão podem surgir em um quadro de hipotireoidismo. Realize exames clínicos para verificar se fatores físicos estão atrapalhando o seu humor e seu bem-estar.


Fonte: http://www.vix.com/pt/saude/543577/hipotireoidismo-10-sinais-de-que-voce-pode-ter-a-doenca - Escrito por Paulo Nobuo - ChesiireCat / champja / iStock

Um comentário: