segunda-feira, 10 de abril de 2017

10 dicas para acabar com o mau hálito

O mau hálito, ou halitose, nem sempre é levado a sério e muita gente nem sabe que tem. As causas que levam ao surgimento do problema são muitas. Em mais de 90% dos casos a origem é na própria boca, mas pode ser originado também nas vias aéreas superiores e por doenças metabólicas ou sistêmicas. Como consequência, pode prejudicar até mesmo a vida social e profissional.

Mas há alguns hábitos simples no dia a dia que podem ajudar a combater o mau hálito. Veja algumas dicas do cirurgião-dentista Mario Groisman, Mestre em Ciências Dentais pela Universidade de Lund, na Suécia:

Não saia de casa com o estômago vazio. Jejum provoca bafo a quilômetros à distância!

Antes de sair, lembre-se também de escovar os dentes. A higiene é o primeiro passo para espantar o mau hálito.

Evite alimentos como catchup, mostarda, picles, alho e cebola, que só pioram o mau cheiro.

Beba bastante água!

Abuse dos alimentos crus, principalmente as frutas, que são ótimos para a limpeza dos dentes.

Os chicletes e balas são um artifício para disfarçar o mau cheiro por algum momento, mas normalmente apresentam açucares que, em excesso podem levar à carie, já que a higiene bucal não será feita imediatamente.

Se for beber, intercale o consumo de bebida alcoólica com a água, já que o álcool diminue o fluxo da saliva, ressecando a boca e causando o mau hálito.

Respirar pela boca é um hábito que também provoca ressecamento, promovendo uma descamação excessiva de células da mucosa bucal. Por isso, respire fundo pelo nariz!

Use sempre o fio dental. Isso é fundamental para retirar o excesso de comida entre os dentes e evita o aparecimento do cheiro ruim!

Assim que for identificado o problema, a orientação é procurar um profissional especializado que consiga identificar a causa e indicar um tratamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário