sábado, 3 de junho de 2017

9 estratégias certeiras para treinar sua memória

Use e abuse destas dicas para deixar sua mente mais afiada!

E o seu sono, como anda? “Quem dorme mal perde duas vezes, pois deixa de organizar as memórias do dia anterior e baixa a performance cerebral para as atividades do dia seguinte”, explica o neurologista Leandro Teles, autor do livro Antes Que Eu Me Esqueça (Ed. Alaúde). Além de cuidar da alimentação, fazer exercício e dormir bem, o médico sugere outras dicas para você manter sua mente sempre com uma boa performance:

1. FAÇA UMA COISA DE CADA VEZ
O modo multitarefa prejudica a atenção e o rendimento da memória. Quanto mais atividades realizadas ao mesmo tempo, maior a taxa de erros e falhas de fixação.

2. CONTROLE A ANSIEDADE
Esse estado emocional faz com que você foque o futuro e deixe de absorver as informações do presente. Aí, fica dispersa e com dificuldade de organizar e relembrar o que acabou de “aprender”.

3. DESACELERE
As vivências rápidas e superficiais são um prato cheio para o esquecimento. Uma boa memória depende da interação de um estímulo apropriado (intenso, relevante e repetido) com um cérebro capacitado (engajado e emocionalmente equilibrado).

4. DESLIGUE O PILOTO AUTOMÁTICO
É importante você interagir ativamente com a informação. Avise seu cérebro que aquilo precisa ser memorizado: crie links mentais para uma futura evocação, escreva, circule o que é relevante.

5. APRENDA UM NOVO IDIOMA
Ao estudar uma língua diferente ou aprender a tocar um instrumento, você obriga o cérebro a criar novas conexões para reter essas informações.

6. TENHA UM HOBBY
Pinte, cozinhe, fotografe. Trabalhar o lado criativo diminui em 73% o risco de a memória ficar menos ágil.

7. DESAFIE SEU CÉREBRO
Faça sudoku, palavras cruzadas, quebra-cabeças. Esses jogos funcionam como uma musculação para seu raciocínio.

8. REVISE
Tudo o que vê pela segunda vez, o cérebro considera relevante. O melhor momento para a primeira revisão é dentro das primeiras 24 horas do primeiro contato com a informação, quando ela ainda está acessível ao cérebro.

9. CABEÇA FIT
Ter uma #AtitudeBoaForma conta muito para a memória. Quem se exercita com frequência antes dos 40 anos preserva o volume cerebral intacto décadas depois: movimentar o corpo faz com que o coração bombeie mais sangue e oxigene melhor a cabeça. Andar já ajuda. Praticar 40 minutos por dia, três vezes por semana, aumenta em um ano, segundo estudo do Instituto Nacional de Envelhecimento, nos EUA, em 2% o hipocampo – aquela área que armazena as informações recentes, lembra?


Fonte: http://boaforma.abril.com.br/saude/9-estrategias-certeiras-para-treinar-sua-memoria/ - Por Manuela Biz (colaboradora) - m-imagephotography/Thinkstock/Getty Images

4 comentários:

  1. Olá Sr. José, quero fazer parceria com seu blog. Meu site: http://frasesaqui.comunidades.net

    ResponderExcluir
  2. Olá Sr. José, quero fazer parceria com seu blog. Meu site: http://frasesaqui.comunidades.net

    ResponderExcluir
  3. oi,poderia escrever um texto com dicas para desliga o piloto automático ?

    ResponderExcluir
  4. oi,poderia escrever um texto com dicas para desliga o piloto automático ?

    ResponderExcluir