sábado, 22 de julho de 2017

Como limpar a tela da TV sem danificar o aparelho

O uso de produtos químicos inapropriados pode prejudicar a exibição das imagens da sua TV. Aprenda a fazer a limpeza de forma segura

Finalmente chegou o fim de semana e você está pronta para fazer uma maratona de séries sentada no sofá, enrolada na coberta e comendo pipoca! Afinal, às vezes, tudo o que queremos é descansar um pouco.

O cenário pode parecer muito acolhedor – até você perceber que a tela da TV está cheia de poeira e marcas de dedos e se ver obrigada a limpar o aparelho.

Por mais populares que os televisores sejam, poucas pessoas realmente sabem como fazer a limpeza da tela de forma segura, sem correr o risco de danificar o funcionamento do aparelho. É só vasculhar o Google: você vai encontrar uma infinidade de dicas de limpeza de TV, mas nem sempre elas são confiáveis.

Só tem um jeito de garantir que a forma de limpeza escolhida não vai estragar seu aparelho, e esse jeito é consultar as recomendações dos fabricantes. Afinal, seria muito chato perder a garantia da sua TV novinha em folha porque você acabou estragando a tela ao aplicar um produto de limpeza inapropriado, certo?

Confira agora as orientações encontradas nos manuais dos aparelhos de TV dos principais fabricantes presentes no Brasil.

Limpeza segura

Os fabricantes de TV LCD e LED são unânimes em relação ao método de limpeza dos aparelhos: a melhor forma de remover poeira e sujeira leve da sua televisão sem causar danos é utilizar somente um pano seco e macio, que deve ser esfregado delicadamente sobre a tela. Algumas marcas fornecem um pano adequado para a limpeza junto com o aparelho. Para os cantinhos, você pode usar um cotonete.

Se você se deparar com algum tipo de sujeira que esteja custando a sair da tela, nada de esfregar o pano com mais força, pois isso poderá danificar a superfície e prejudicar a exibição das imagens. Nesse caso, você poderá borrifar o pano com água limpa e esfregá-lo na tela com movimentos suaves, seguindo sempre a mesma direção (da direita para a esquerda, por exemplo).

Entre os principais fabricantes de TV (Samsung, Phillips, Philco, Sony e LG), a maioria recomenda que não seja utilizado qualquer tipo de produto de limpeza sobre a tela do aparelho, principalmente os abrasivos. Isso significa que você não deve nem mesmo passar o popular vinagre branco ou o limpa-vidros.

A exceção à regra é a fabricante LG: de acordo com o manual de um de seus modelos, você pode aplicar um pouco de detergente neutro no pano para limpar a tela. ATENÇÃO: se você possui uma TV da LG, sempre verifique o manual do seu aparelho antes de usar detergente para limpar o vidro, pois as instruções podem variam conforme o modelo.

Outros cuidados na hora de limpar a tela da TV

Uma dica importante é que você nunca deve aplicar água ou detergente diretamente sobre a tela, pois eles poderão vazar para dentro do aparelho e danificar seus componentes internos ou até mesmo causar um incêndio. Da mesma forma, jamais use um pano encharcado, pois o líquido poderá escorrer pelas beiradas da tela.

Além disso, lembre-se de que não devemos forçar uma sujeira persistente com o pano, com as unhas ou com outro objeto, pois isso poderá amassar ou arranhar a tela, resultando em distorções na imagem. Tenha paciência e siga apenas com o pano umedecido em água.

Não custa reforçar que, antes de efetuar a limpeza, seu aparelho deverá ser desconectado da tomada para evitar o risco de choques elétricos.


Fonte: https://www.dicasdemulher.com.br/como-limpar-tela-da-tv/ - Raquel Praconi Pinzon - Foto: iStock

Um comentário: