domingo, 6 de agosto de 2017

4 fatos que provam que o corpo humano é incrível

O corpo humano é uma máquina complexa, inteligente e cheia de truques para se manter em perfeito funcionamento. Conheça algumas de suas façanhas

Espirro superveloz
Um espirro pode chegar a 160 km/h. “Esse é um mecanismo de proteção contra estímulos que irritam o nariz e que estão presentes no dia a dia. Por isso, a velocidade com que ele expele os irritantes, como micropartículas, pólen ou até bactérias, deve ser alta. A cada espirro são liberadas mais de 40 mil partículas”, explica Rodolfo Scalia, membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia.

Nariz: 10 mil cheiros diferentes
O seu nariz pode não ser tão potente quanto o de um cachorro, mas ele tem o poder de identificar milhares de cheiros diferentes. “O nariz humano tem cerca de 10 milhões de neurônios olfativos, capazes de identificar em torno de 10 mil odores diferentes”, diz Alessandra Zanoni, otorrinolaringologista do Hospital Sírio-Libanês (SP). Nem chega perto do canino, que tem mais de 100 milhões de células olfativas, mas, ainda assim, é um “senhor” órgão.

Língua: não existem duas iguais
A língua também é uma espécie de “impressão digital”, isto é, devido aos desenhos formados pela granulação presente nessa parte do corpo, ela é única. “Ela é formada pelas papilas linguais e, assim como a impressão digital e a arcada dentária, cada pessoa tem uma impressão distinta”, afirma Luciana Saraiva. Mas, diferentemente dos dedos, ela pode ser alterada com o tempo. “Pessoas com pouca salivação ou com o pH salivário alterado, por exemplo, podem ter a granulação da língua modificada.”

Saliva para dar e vender
Não é brincadeira. Ao longo da vida, uma pessoa produz entre 25 mil litros e 43 mil litros de saliva. “São as glândulas salivares que a produzem. A saliva é de extrema importância, pois ela é responsável pela fase inicial da quebra dos alimentos, que será completada pelo estômago, além de lubrificar e umedecer a mucosa oral”, diz Luciana Saraiva, cirurgiã dentista e mestre em Odontologia com treinamento na Universidade de Nova York (EUA). Além disso, ela protege os dentes contra cáries e ajuda na proteção da boca e do corpo humano.

Fonte:  https://sportlife.com.br/fato-corpo-humano-incrivel/ - Amanda Preto - Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário