quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Sono: como melhorar a qualidade do seu

O sono anda agitado? Confira algumas dicas que ajudam a ter uma boa noite de repouso (e saiba porquê isso é tão importante)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que cerca de 40% da população apresenta algum tipo de distúrbio do sono, como insônia, terror noturno, apneia ou sonambulismo. 

Uma noite mal dormida pode comprometer o desempenho das atividades diárias por causar dificuldade de concentração, alterações da memória e do humor, entre outros sintomas.

Por que, afinal, o sono é tão importante?

Durante o repouso, o organismo volta à condição na qual iniciou o dia, e é nesse período que acontece o relaxamento muscular e a redução da pressão arterial, dos batimentos cardíacos e da produção de urina. É também o momento de consolidação da memória e do controle da temperatura corporal. Além disso, diversos hormônios são influenciados pelo sono, como a insulina, que controla os níveis de glicose no sangue, a leptina, responsável pela saciedade, a grelina, que estimula o apetite, e a somatotrofina, que age no crescimento.

Exames que podem ajudar a detectar distúrbios do sono

Você sente que há algo fora do comum no seu sono? Um exame chamado polissonografia pode ajuda a identificar alterações no sono, além de diagnosticar apneia, roncos, bruxismo e fibromialgia, entre outros transtornos. A polissonografia é realizada no Laboratório do Sono, no qual é reproduzido o ambiente de um quarto, onde o paciente passa a noite e tem o sono monitorado por um técnico, por câmeras e eletrodos que servem para medir as atividades cardíaca e cerebral, roncos, movimentos e oxigenação. Com base nos resultados, o médico tem as informações necessárias para tratar o problema da pessoa. 

Dicas para melhorar a qualidade do sono (e dormir como um anjinho)

1. Procure deitar-se e levantar-se no mesmo horário todos os dias. Desligue os eletrônicos (celular, tablet, computador) pelo menos 1 h antes de dormir.

2.Leia um livro e/ou escute uma música suave para relaxar.

3. Tome um leite morno ou quente ou chá de ervas.

4. Faça uma refeição leve e 2 h antes de se deitar, pelo menos.

5. A temperatura do quarto deve ser amena (no máximo, 22 ºC).

6. Vista um pijama confortável e tenha a roupa de cama sempre limpa.

7. Evite atividades físicas perto da hora de dormir – prefira os alongamentos e relaxamentos.

8. Evite ingerir bebida alcoólica ou com cafeína à noite.

9. Se acordar durante a noite e não voltar a conciliar o sono, pegue um livro para ler; isso ajuda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário