terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Saiba como solucionar os problemas de beleza mais comuns do verão

Suor na franja, bolinhas vermelhas belo corpo, lábios descamados... Se só de pensar nessas situações já te dá desespero, saiba que é possível combater todos estes e outros problemas comuns do verão

Não é apenas sob o sol que precisamos tomar cuidado nessa estação. O corre-corre com esse calorão, que não dá trégua, também coloca em xeque o visual, a maquiagem e a saúde da pele. Para evitar riscos desnecessários, selecionamos problemas comuns do cotidiano para você driblar com facilidade seguindo as dicas de profissionais a seguir:

Suor na franja

Poucas coisas são tão desastrosas quanto isso, porque, como o rosto fica em evidência, é um problema que incomoda demais. Cabelo colado na testa, cacho que enrola além do normal e acaba ficando mais curto, liso que fica ondulado e sem forma definida, enfim. Marcelo Brito, cabeleireiro do Spa do Cabelo do Studio Tez, de São Paulo (SP), conta que quando transpiramos os cabelos dessa região tendem a absorver a umidade como uma esponja, causando o estrago, e diz que a única saída é prender os fios. “E tirar proveito de grampos e presilhas ou fazer coques altos e rabos de cavalo, e ainda usar um suave topete com gel de efeito seco. Essa é uma boa dica até mesmo para quem não se incomoda com a franja, pois o suor resseca os fios. Pra quem prefere usar os cabelos soltos, um xampu a seco em spray também ajuda, inclusive pode ser aplicado apenas na região da franja”, ensina.

Descamação nos lábios

Engana-se quem pensa que o problema é típico do inverno. Que nada. Ambientes secos (por causa do ar-condicionado),  poluição e exposição excessiva ao sol podem levar ao ressecamento dos lábios.  Ficar puxando as peles soltas piora ainda mais. Apolonia Sales, dermatologista do Rio de Janeiro (RJ), explica que a cútis dessa região é diferente da do resto do corpo, sendo mais sensível às agressões do meio ambiente. “Para prevenir, deve-se beber bastante água, evitar ambientes muito secos, não passar saliva, usar protetor solar labial ao se expor ao sol e tratar com hidratantes labiais diariamente”, frisa a médica, que recomenda uma leve esfoliação com uma toalha úmida para retirar a pele em excesso, quando começa a soltar.

Bolinhas vermelhas

Esses sinais, muito comuns no calor, são chamados de brotoejas e podem aparecer tanto pelo excesso de transpiração quanto pelo uso excessivo de protetor solar, que, com o tempo, obstrui os poros. “No início, formam-se bolinhas cristalinas que não coçam nem incomodam. Mas se a transpiração e outros fatores que obstruem a pele continuam, elas inflamam e ficam avermelhadas, e, aí sim, podem causar coceira”, descreve Samanta Nunes. O uso de roupas leves, higiene adequada (com sabonetes específicos para o tipo de pele e esfoliantes leves para manter a pele limpa e livre de resíduos) e filtros solares menos oleosos (em loção ou gel) ajudam muito na prevenção do problema. “Se mesmo assim aparecer, é bom usar algo para desobstruir e desinflamar a derme, como água termal ou talco em creme. Normalmente, elas desaparecem espontaneamente. Se persistirem, é indicado procurar um dermatologista”, recomenda a dermatologista.

Inchaço nas pernas

A temperatura elevada causa a dilatação dos vasos sanguíneos, e com isso pode ocorrer o inchaço, sendo ainda pior para quem já tem essa tendência por outros fatores, como genética, por exemplo. Algumas medidas ajudam a aliviar essa pressão, como movimentar-se e evitar ficar sentada ou em pé por muito tempo, colocar as pernas em uma posição mais elevada que o corpo por alguns minutos e fazer drenagens linfáticas regulares.  Há casos em que pode ser indicado o uso de meias elásticas – difícil vai ser suportar o calor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário