sábado, 20 de janeiro de 2018

6 atitudes para ser mais feliz e saudável a partir de agora

A força de vontade pode ser comparada a um músculo: precisa de estímulo para aparecer. Saiba como exercitar sua determinação

Toda virada de ano é a mesma coisa: a gente faz uma lista de resoluções comparável ao tamanho dos gastos do cartão de crédito. E fica devendo aos dois! Mas em 2018 vai ser diferente (em ambos os casos), porque, além de exercitar o corpo, você vai treinar sua determinação.

Segundo pesquisa da Universidade de Zurique, na Suíça, a força de vontade não é uma entidade inatingível, que se manifesta quando e onde bem se entende. Ela pode ser comparada a um músculo: precisa de estímulo para aparecer.

Para reforçar o exercício, você pode adicionar a ele a mentalização, que, de acordo com um estudo publicado no Journal of Neurophysiology, é um jeito comprovado de conseguir atingir seus objetivos. Vamos aos treinos para começar o novo ano (e terminá-lo):

1. Ajuste a dieta
As tentações estão sempre determinadas a estragar nossa meta de nos alimentarmos melhor. Para se livrar delas, além de focar nos quilinhos a menos, mentalize o bem-estar extra que você vai conquistar com um cardápio saudável. Uma dieta que se ajuste às necessidades do organismo e, em especial, do cérebro
 é a fórmula da felicidade (mais disposição, menos stress, mais bom humor), segundo a nutricionista Gisela Savioli, autora do livro Alimente Bem Suas Emoções (Edições Loyola).
“Basta evitar os itens industrializados que contêm aditivos. Os nutrientes certos fazem toda a diferença na sua qualidade de vida”, diz a nutricionista. Um mês de alimentação adequada é suficiente para que os efeitos comecem a surgir e, por isso, Gisela propõe o desafio de passar 30 dias iniciando as refeições com frutas no café da manhã e verduras e legumes no almoço e jantar. Com isso, sobra menos espaço no estômago para a comida processada. O resultado é uma sensação generalizada de bem-estar físico e mental que você vai querer prolongar ao longo de 2018, 2019, 2020…

2. Fuja da insatisfação profissional
Não dá para passar mais um ano infeliz no trabalho. “Em primeiro lugar, entenda o motivo real da sua insatisfação”, diz a psicóloga Magele Valdo, autora do livro 100 Dias para Mudar – E Ativar o Potencial para Liderar a Sua Vida Através do X.Five (Bridge & Books).
O problema é a função que você exerce? Precisa aprimorar conhecimentos e competências? Depois que descobrir o que está causando o desconforto, é hora de agir para se livrar do incômodo. Se a decisão for mudar de emprego, analise o mercado e a situação das empresas em que gostaria de trabalhar, fique atenta 
às vagas, faça cursos. Se o foco for conquistar um aumento ou promoção, planeje-se, pesquise a política de carreira da sua empresa, alcance metas e mostre que você pode ir (e vá!) além.

3. Livre-se de relacionamentos tóxicos
Deixe para lá aquele boy que só dá perdido, a amiga que aparece apenas quando precisa de ajuda, o colega de trabalho que vive reclamando de tudo e todas as outras tantas relações que já não servem mais. O desapego dos vínculos ruins também vale para a vida virtual (bater boca no Facebook ou passar raiva com aquele comentário machista é tããão 2017).
A melhor maneira de se livrar do velho é deixar entrar o novo, e que acrescente algo bom à sua vida. Faça amigos ou procure aqueles que há tempos não vê. “Se você não estiver ocupada com outras relações saudáveis, dificilmente vai resistir às investidas da pessoa que lhe faz mal”, diz Magele.

4. Praticar mais atividade física
Pare de se enganar e comece de fato a fazer exercício. Trace metas viáveis: se você nunca correu na vida, não precisa começar com uma maratona. “Crie uma expectativa realista, mas que exija certo desafio para tirá-la da zona de conforto, e vá ampliando aos poucos”, aconselha Magele. A personal trainer Cau Saad listou quatro estratégias infalíveis:
Defina minimetas: Se você é sedentária, opte por atividades de curta duração e baixa intensidade.
Valorize as pequenas conquistas: A cada semana, caminhe um tempinho a mais.
Seja flexível: Tudo bem se você não curtir a modalidade escolhida. Começou a fazer zumba e não se identificou? Não tem por que praticar o que não gosta só para dizer que não é sedentária. Escolha outro exercício aeróbico, só não vale trocar a atividade física pelo sofá!
Aumente a proporção das metas gradativamente: Sente menos cansaço com o exercício? Só então reforce a intensidade ou prolongue a duração.

5. Fazer mais sexo
Passe os próximos 12 meses “pensando naquilo”. A terapeuta sexual Ana Canosa, de São Paulo, explica que, para manter o desejo e a frequência sexual, a dica mais importante é parar de ficar esperando 
a vontade de transar chegar (oi, sumida!). “É preciso pensar no assunto, ficar disponível para o sexo”, comenta. E isso vale tanto para as comprometidas quanto para as solteiras.
Outra estratégia é mentalizar uma experiência incrível do passado ou uma que você gostaria de ter no futuro. E, quando bater a preguiça, pense que, tendo mais orgasmos, você pode ficar mais feliz.

6. Aprender algo novo
Falta de tempo não vai ser mais desculpa para você adiar a ideia de aprender a surfar, estudar um novo idioma ou fazer qualquer outra atividade que, entra ano, sai ano, continua sem o check na lista de resoluções. Aposte em uma companhia para dar um up na motivação.
“Sozinha, o caminho pode parecer bem mais longo e menos divertido”, diz Magele. Escolha uma pessoa que tope ser a guardiã do seu plano junto com você. Alguém que tenha atitude positiva e a incentive a persistir nos momentos de dificuldade.


Fonte: https://boaforma.abril.com.br/estilo-de-vida/6-atitudes-para-ser-mais-feliz-e-saudavel-a-partir-de-agora/ - Por Fernanda Colavitti -    Merlas/Thinkstock/Getty Images               

Nenhum comentário:

Postar um comentário