sábado, 3 de março de 2018

Qual o melhor exercício para deixar a barriga chapada? Ciência revela

Pesquisadores de Harvard mostram que abdominal comum pode até prejudicar a coluna

Prancha foi eleita como a mais eficiente para definir e endurecer a barriga
Realizar centenas de abdominais é algo que ficou no passado. De acordo com cientistas da Harvard Medical School, o melhor exercício para conseguir aquela barriga chapada e durinha é a prancha isométrica. Ao contrário da prancha, o estudo aponta que o abdominal comum é bem menos eficiente para conseguir um bom resultado.

Essa afirmação dos pesquisadores se baseia no fato de que a prancha é capaz de trabalhar muitos músculos além dos abdominais, envolvendo toda a frente, os lados e a parte de trás do corpo, o famoso core, núcleo que dá sustentação para o corpo todo.

O estudo mostra ainda que os abdominais comuns podem, além de não serem tão vantajosos, prejudicar as costas, que são empurradas contra o chão no movimento. Já na subida do abdominal, você puxa o corpo para cima como se fosse sentar, trabalhando os músculos flexores do quadril, que vão desde as suas coxas até a vértebra lombar na parte inferior das costas. Quando esses músculos ficam muito tensionados ou excessivamente fortalecidos, podem pressionar sua coluna inferior. Isso pode causar dor ou desconforto nessa região das costas.

Porque você deveria apostar na prancha
"As pranchas são ótimos exercícios para o fortalecimento abdominal, pois quem a pratica deve manter seus músculos abdominais contraídos o tempo todo para sustentar o quadril fora do chão", explica Victor Valente. Além dos músculos abdominais mais superficiais, como reto abdominal e oblíquos, as pranchas ativam também músculos mais profundos, como o transverso do abdômen, e os músculos da coluna responsáveis por manter a estabilidade da coluna lombar e assim prevenir lesões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário