segunda-feira, 16 de abril de 2018

O que acontece com o corpo quando você para de tomar refrigerante

Deixar o refrigerante de lado ajuda a reduzir o risco de diversas doenças e contribui para o emagrecimento

Embora tenha um sabor irresistível, o refrigerante é um dos principais vilões da alimentação por não ter nenhum valor nutricional. Devido grande quantidade de açúcar, sódio e diversas substâncias artificiais, a bebida gaseificada traz diversos prejuízos à saúde.

De acordo com Regina Carrijo, Coordenadora de Nutrição do Hospital Santa Catarina (SP), o consumo excessivo e a longo prazo dos refrigerante traz resultados preocupantes ao corpo como: aumento de peso, retenção de líquidos, redução da absorção de nutrientes, desconforto abdominal, refluxo e insônia quando a base de cola.

O consumo de refrigerantes leva a uma diminuição do consumo de água e sucos naturais, que são fundamentais em uma alimentação equilibrada. Além disso, a bebida contribui para redução da saciedade, assim você sentirá fome a todo momento.

Deixar de beber refrigerante pode parecer impossível, mas, em longo prazo, o corpo agradece. Veja algumas coisas que podem acontecer com o seu corpo se você cortar de vez o refrigerante da alimentação:

1. Emagrece
O refrigerante é um dos principais colaboradores para a epidemia de obesidade. Isso ocorre porque o refrigerante é uma bebida extremamente calórica e geralmente consumida em grande quantidade, levando ao ganho de peso.
"Por ser uma bebida com alta concentração de açúcar e sal ocorre um aumento na retenção de líquidos. Então, deixar de consumir a bebida contribui para perda de peso", afirma Regina Carijo.

2. Reduz riscos de disfunção erétil
A disfunção erétil pode ter vários fatores de risco, sendo principalmente causado por doenças cardiovasculares como infarto e derrame.

"O alto teor de sódio e os elevados níveis de açúcar na bebida podem, em última análise, agravar quadros de hipertensão arterial e diabetes. Estas são sabidamente doenças que atacam a função erétil do paciente", afirmou Paulo Roberto Salustiano, urologista e membro da SBU-RJ.

3. Reduz riscos de câncer
Segundo Carijo, considerando que o refrigerante possui em sua formulação sódio, corantes, acidulantes e demais aditivos químicos, especialmente bisfenol - A, que podem favorecer alterações metabólicas importantes, que pela cronicidade podem favorecer o surgimento de doenças mais graves, incluindo o câncer.
Um estudo realizado por especialista da Lund University, na Suécia, descobriram que o consumo da bebida favorece o surgimento de tipos agressivos de câncer de próstata. Saiba mais sobre a pesquisa aqui!

4. Rejuvenesce a pele
Como dito anteriormente, o refrigerante possui diversas substâncias maléficas para o nosso organismo. Entre as mais prejudiciais estão o sódio e o açúcar que contribui para retenção de líquidos e para o desenvolvimento de celulites.
"A excessiva quantidade de açúcar desses produtos é capaz de promover na pele um processo chamado glicação, reação química em que uma molécula de açúcar se liga ao colágeno e a decompõe gerando envelhecimento celular e por consequência rugas e flacidez", comenta a dermatologista Kaliandra Caineli.

5. Previne diabetes
Deixar de tomar refrigerante é o mesmo que evitar o consumo de aproximadamente 10 colheres de açúcar, que podem causar a redução da ação da insulina, levando ao aumento de glicose no sangue. "A substituição do refrigerante por suco de frutas naturais acrescenta nutrientes e excluem aditivos e conservantes, além do açúcar. Portanto, uma escolha saudável", disse Carijo.
Uma pesquisa europeia, desenvolvido pelo Imperial College London, 340 ml refrigerante por dia, o equivalente a uma lata, aumenta em 22% o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Entenda mais sobre o estudo!

6. Protege contra problemas de fígado
Os refrigerantes, quando absorvidos no intestino, liberam uma grande quantidade de açúcar, ácido fosfórico e substâncias tóxicas que sobrecarregam o fígado, transformando o açúcar em gordura.
"Há uma substância chamada bisfenol - A, que no fígado possui uma ação tóxica e transforma o açúcar em gordura, que fica lá depositada causando problemas importantes e que podem ser crônicos", revela Regina.

7. Reduz incidências de infecção urinária
Embora os refrigerantes tenham água em sua composição, eles acabam por causar desidratação e a redução do fluxo urinário, pode causar maior risco de infecção urinária.
"Não há nenhuma comprovação direta desse efeito através de um grande estudo científico. Mas na dúvida é melhor evitar. Lembrando também que o açúcar presente nessas bebidas são normalmente em grande quantidade e podem agravar um quadro de diabetes que, por si só, já aumenta o risco de infecção urinária", disse Paulo Salustiano.

8. Prevenir o envelhecimento precoce
De acordo com a nutricionista clínica Jane Carvalho, o fosfato, substância presente nos refrigerantes, acelera o envelhecimento das células e prejudica as funções renais e musculares. Dessa forma, o fosfato é um dos responsáveis pelo envelhecimento. Portanto a retirada da bebida, pode aumentar o tempo de vida útil das células.

9. Afasta doenças cardíacas
O excesso de sódio nos refrigerantes aumentam o risco de doenças cardiovasculares, como o inferno. Reduzir o consumo de bebidas açucaradas ajuda diminuir a pressão arterial.
Um estudo feito pela Harvard School of Public Health (EUA) aponta que ingerir bebidas açucaradas diariamente, como refrigerantes, podem aumentar o risco de doenças cardíacas em homens. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores acompanharam durante 22 anos 43 mil homens, que tinham idades entre 40 e 75 anos quando o estudo começou.
Ao longo do estudo, foram registrados 3.683 ataques cardíacos. Com base nos relatórios preenchidos pelos participantes, foi possível observar que os homens que bebiam um copo de refrigerante por dia tinham um risco 20% maior de sofrer uma doença cardíaca do que os demais. Veja tudo sobre a pesquisa aqui.

10. Previne a osteoporose
A nutricionista Jane Carvalho revela também que o ácido fosfórico contido nos refrigerantes, induz a excreção de cálcio do organismo, que a longo prazo, pode causar deficiência desse nutriente e predispor a osteoporose.
Além disso, o consumo de refrigerantes compromete na formação dos ossos e dentes em crianças de 2 a 14 anos. Retirar a bebida, ajuda na prevenção e tratamento da osteoporose.

O que acontece no seu corpo quando você toma refrigerante?
De acordo com a nutricionista Jane Carvalho, tomar refrigerante causa prejuízos ao seu corpo em poucos minutos. Confira:

Primeiros 10 minutos: é como se tivesse ingerido 10 colheres de chá de açúcar
Depois de 20 minutos: O nível de açúcar eleva muito em seu sangue, forçando um acúmulo de insulina no sangue. O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura
Depois de 40 minutos: leva o cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina
Depois de 60 minutos: as propriedades diuréticas da cafeína entram em ação, eliminado com ela vários nutrientes necessários à sua saúde.

Quais as melhores substituições para refrigerante
Retirar algo da alimentação não é uma tarefa fácil, especialmente quando estamos falando de bebidas com alto teor de açúcar. No entanto, sabemos que o seu consumo pode prejudicar nosso organismo, então, para tornar essa missão mais tranquila, é possível fazer algumas substituições no cardápio.

Muitas pessoas acreditam que substituir o refrigerante comum pelo diet ou light já é uma excelente escolha. No entanto as versões diet e light contém uma quantidade maior de sódio, o que acaba não sendo saudável também.

O ideal é trocar o refrigerante por itens ricos em vitaminas, fibras e sais minerais, como:
Água mineral
Água de coco
Sucos naturais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário