segunda-feira, 9 de maio de 2011

Estratégia de estudo pode levar a melhores notas


Se você escolher a estratégia correta de aprendizagem, pode melhorar suas notas.

Isto é que defende a pesquisadora norueguesa Anne Berit Swanberg.

Há diversas maneiras diferentes de aprendizagem - a maneira que você aprende é descrita como sendo o seu estilo de aprendizagem.

Alguns alunos optam por mergulhar nos livros apenas antes das provas e tentar decorar tudo, consumindo um volume de informações muito além da sua capacidade de lembrança.

Outros são mais motivados, e interessados em penetrar profundamente em cada assunto, ganhando uma compreensão do panorama geral.

Um terceiro grupo usa mais estratégia na sua abordagem de aprendizagem, e organiza seus estudos de forma eficiente, a fim de obter as melhores notas possíveis em cada matéria.

Melhores notas

É evidente que nossos estilos de pensamento e aprendizagem, nossa personalidade e nossas capacidades afetam o nosso desempenho escolar.

Essas diferenças individuais têm sido estudadas em diferentes situações organizacionais como, por exemplo, na resolução de problemas, na tomada de decisões, na criatividade e na aprendizagem.

Mas o que Swanberg queria saber era mais direto, isto é, se a escolha de estilo de aprendizagem específico afeta as notas, e qual estilo de aprendizagem leva a melhores notas.

Estilo de aprendizagem faz a diferença

Swanberg realizou uma pesquisa envolvendo mais de 1.000 estudantes da BI Norwegian Business School, a fim de ver como as personalidades dos alunos e seus estilos de aprendizagem afetam suas notas.

Personalidade e estilo de aprendizagem são temas relacionados, e estudos anteriores concluíram que o estilo de aprendizagem de um indivíduo é parte de sua personalidade.

Swanberg descobriu que a personalidade afeta o resultado nos estudos - mas esses resultados também podem ser influenciados pelo estilo de aprendizagem adotado, ainda que não aquele para o qual a personalidade do indivíduo tende naturalmente.

"A abordagem dos alunos em relação à aprendizagem explica uma parte significativa das suas notas," afirma Swanberg.

Análises mais detalhadas mostraram que a conexão entre a personalidade e as notas também é afetada (mediada) pelo estilo de aprendizagem do indivíduo.

Três tipos de aprendizagem

Swanberg baseou sua pesquisa em um instrumento de medição muito difundido, que analisa três abordagens principais para a aprendizagem (estilos de aprendizagem):

1. Abordagem superficial: O aluno decora os textos para se lembrar durante o exame;
2. Abordagem estratégica: O aluno é motivado por boas notas e é eficiente em sua aprendizagem;
3. Abordagem em profundidade: O aluno é intrinsecamente motivado e olha para o significado do material.

O estilo de aprendizagem pode variar de indivíduo para indivíduo, e depende de como cada indivíduo está motivado para aprender.

Mas a pesquisadora decidiu usar grupos de estudantes para analisar os estilos, pressupondo que os estudantes trabalhando em grupo teriam melhores notas nos testes de conhecimento.

Mas não foi isto o que ocorreu. Os alunos que resolveram os problemas por conta própria (individual) tiveram, em média, um desempenho melhor no teste de conhecimento. Ou seja, parece que a personalidade de cada aluno, em sentido mais geral, levou a melhor sobre a escolha de uma estratégia.

Como estudar em grupo

Por outro lado, a alteração nos estilos de aprendizagem beneficiou mais os estudantes que trabalhavam em grupo.

"Um alto grau das abordagens de profundidade e estratégica foi uma combinação especialmente boa quando se trata do rendimento dos alunos trabalhando em grupos," afirma a pesquisadora.

Mas isto depende da dinâmica do grupo, fundamentada na sensação de segurança e na percepção de que o grupo ouve as ideias individuais e que está realmente focado no objetivo de resolver o problema.

"O estudo mostrou que, quando o aluno se sente seguro no grupo, ele tem maiores chances de uma melhor pontuação no teste de conhecimento", conclui Swanberg.

Fonte: Diário da Saúde - Baseado em texto de Audun Farbrot

domingo, 8 de maio de 2011

Feliz Dia das Mães!


MÃE

Que ao dar a benção da vida, entregou a sua.....

Que ao lutar por seus filhos, esqueceu-se de si mesma.....

Que ao desejar o sucesso deles, abandonou seus anseios.....

Que ao vibrar com suas vitórias, esqueceu seu próprio mérito.....

Que ao receber injustiças, respondeu com seu amor.....

E que, ao relembrar o passado, só tem um pedido:

“Deus, proteja meus filhos, por toda a vida!”

Para você mãe, um mais que merecido:

FELIZ DIA DAS MÃES!!!

Autor desconhecido

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Colégio O Saber é Campeão de Futsal de Itabaiana


O Colégio O Saber sagrou-se Campeão Mirim Masculino de Futsal de Itabaiana ao vencer na final o Colégio Neilde Pimentel por 4 a 3. O campeonato foi disputado por 16 equipes das escolas das redes municipal, estadual e particular de Itabaiana, no período de 18 de abril a 06 de maio de 2011 e que foi promovido pelo SESI.

O Saber disputou 10 jogos, venceu 8, perdeu 1 e empatou 1, obtendo os seguintes resultados na competição: 2 a 1 Vicente Machado, 2 a 1 Elizeu Oliveira, 5 a 1 Elizete Santos na 1ª fase; 2 a 0 Djalma Lobo, 1 a 5 Neilde Pimentel, 3 a 1 Filadelfo Araújo, 2 a 2 Monteiro Lobato na 2ª fase; 3 a 2 Vicente Machado nas quartas de final; 5 a 4 Djalma Lobo na semifinal e 4 a 3 Neilde Pimentel na final.

A equipe de Campeões do Colégio O Saber é formada por: Alexandre, Antonio Vinícius, Caio, Elenilson, Gabriel, Ítalo, Júlio César, Mesquita, Raphael, Válber, Vinícius Eraldo e o Profº José Costa. O atleta Válber (Robinho) do Colégio O Saber foi o artilheiro da competição com 17 gols.

Agradeço a Deus por me abençoar nestes 31 anos de carreira como educador, professor e técnico, obtendo centenas de resultados, mas gostaria de enfatizar 6 destes: o 1º título de basquete com o Colégio Estadual Murilo Braga em 1981, nos Jogos da Primavera; o 1º título de basquete com o Colégio Salesiano em 1991, nos Jogos da Primavera; o 1º título de basquete com o Colégio Graccho em 1991, nos Jogos Infantis de Sergipe; o 1º título de voleibol com o Colégio Dom Bosco em 2000, nos Jogos das Escolas Particulares de Sergipe; o 1º título de handebol com o Colégio Dom Bosco em 2008, na Seletiva do Interior dos Jogos da Primavera e agora, o 1º título de futsal com o Colégio O Saber no Campeonato Escolar de Itabaiana.

Alguns anos atrás quando esperava que já tivesse conseguido os mais diversos títulos por todas as escolas por onde tinha trabalhado, surgiu à oportunidade de apresentar um novo trabalho com O Saber, e neste momento, a superação de mais um desafio na minha vida profissional, ser campeão de futsal de Itabaiana, um grande celeiro dos salonistas de Sergipe.

José Costa
Professor de Educação Física
CREF 000245-G/SE

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Comportamento dos pais determina hábito alimentar das crianças


Crianças e alimentos

O quanto as crianças de 4 a 6 anos de idade gostam dos alimentos que habitualmente fazem parte do seu dia a dia e como os pais atuam em relação à alimentação de seus filhos.

Este foi o foco da nutricionista Isa Maria de Gouveia Jorge, em uma pesquisa realizada na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

O interesse pelo tema nasceu da observação de que a prevalência de excesso de peso tem aumentado significativamente nas últimas décadas, inclusive entre as crianças desta faixa etária.

Obesidade infantil

Participaram da pesquisa 400 crianças de pré-escolas universitárias, nas quais foram verificados o estado nutricional e a aceitação de 29 alimentos habituais de suas dietas.

Para medir o grau de gostar, ou seja, o quanto as crianças gostam dos alimentos, foram utilizadas fotografias padronizadas dos alimentos, na forma usualmente oferecidas às crianças e escala hedônica facial de cinco pontos.

Também participaram do estudo 190 pais. Foram levantados dados referentes a escolaridade e estado nutricional dos pais e aplicado um questionário sobre atitudes e práticas alimentares frente à alimentação da criança.

A prevalência de excesso de peso e obesidade entre os pré-escolares foi de 31,9% (22,2% e 9,7%, respectivamente) e acompanha a tendência secular do aumento de ganho de peso da população infantil brasileira.

A Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) 2008-2009, realizada pelo IBGE e Ministério da Saúde, revelou que o excesso de peso entre crianças de 5 a 9 anos foi de 33,5%, sendo considerado obesos, 16,6% das crianças de sexo masculino e 11,8% do sexo feminino.

A prevalência de excesso de peso entre meninos foi de 34,6%, sendo 9,5% obesos, e entre as meninas, 29,2% sendo 9,8% obesas.

Considerando que esta prevalência ocorre entre crianças menores do que os estudos da POF 2008-2009 o quadro revela a importância de se adotar medidas de prevenção precocemente na infância, antes da idade pré-escolar. Somente 20% dos pais pesquisados percebem o excesso de peso dos filhos.

Cultura dos pais

Fatores culturais podem dificultar o reconhecimento dos pais de que o excesso de peso dos filhos seja um problema de saúde.

Na pesquisa, este foi o fator de maior peso na probabilidade de as crianças apresentarem excesso de peso.

O segundo fator foi o excesso de peso dos pais. A prevalência de excesso de peso entre os pais também foi alta (43,2%) sendo maior entre os familiares das crianças com excesso de peso, existindo uma associação positiva entre o excesso de peso dos pais e dos pré-escolares, ou seja, as chances de as crianças terem um ganho excessivo de peso são maiores quando os pais têm excesso de peso.

Alimentos que as crianças gostam

Quanto à aceitação de alimentos observou-se que, independentemente, do estado nutricional, sexo e idade, as crianças têm preferência por alimentos de alta densidade energética, ricos em gordura e/ou açúcares.

Os mais aceitos foram batata frita, pizza, chocolate, salgadinhos tipo chips, salsicha, biscoito recheado e refrigerante.

Entre os dez alimentos mais aceitos, somente três são saudáveis: frango, iogurte e melancia, sendo os demais considerados não saudáveis e constituídos de alimentos industrializados, ricos em densidade energética, gorduras, açúcares e/ou sal e escassos em micronutrientes e fibras.

Entre os menos aceitos pelas crianças destacam-se as hortaliças, entre elas o chuchu, sopa de legumes e purê de batatas.

Papel dos pais na alimentação

Em relação às atitudes e práticas de alimentação exercidas pelos pais observou-se uma relação com o estado nutricional dos pré-escolares, mas não com sexo ou idade.

Geralmente os pais se sentem responsáveis pela alimentação de seus filhos e monitoram a ingestão de alimentos não saudáveis. Já a preocupação com excesso de peso está relacionada ao estado nutricional da criança. A preocupação é maior nos pais das crianças com excesso de peso.

Pressionar a criança a comer é uma prática mais comum entre os pais das crianças mais magras. Foi observado que a probabilidade das crianças gostarem do alimento que são pressionadas a comer é menor quando comparadas com as demais.

Quanto às práticas de restrições de alimentos os dados não foram conclusivos, sendo necessários estudos complementares.

Fonte: Diário da Saúde

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Colégio O Saber está na Final do Campeonato de Futsal do SESI


A equipe masculina de futsal do Colégio O Saber está na grande final do campeonato do Sesi após vencer na semifinal o Colégio Djalma Lobo pelo placar de 5 a 4. O Saber venceu 6 jogos, empatou 1 e perdeu 1 nas fases anteriores. A final será realizada nesta sexta-feira, 06 de maio, às 19h40min contra o Colégio Neilde Pimentel. É a primeira vez que uma equipe do Colégio O Saber chega a final do campeonato de futsal.

Profº José Costa

terça-feira, 3 de maio de 2011

Por que os dias da semana têm "feira" no nome?


"Feira" vem de feria, que, em latim, significa "dia de descanso". O termo passou a ser empregado no ano 563, após um concílio da Igreja Católica na cidade portuguesa de Braga - daí a explicação para a presença do termo somente na língua portuguesa. Na ocasião, o bispo Martinho de Braga decidiu que os nomes dos dias da semana usados até então, em homenagem a deuses pagãos, deveriam mudar. Mas espera aí: se feria é dia de descanso, por que se usa "feira" apenas nos dias úteis? Isso acontece porque, no início, a ordem do bispo valia apenas para os dias da Semana Santa (aquela que antecede o domingo de Páscoa), em que todo bom cristão deveria descansar. Depois acabou sendo adotada para o ano inteiro, mas só pelos portugueses - no espanhol, no francês e no italiano, os deuses conti- nuam batendo ponto dia após dia. As únicas exceções assumidas pelos nossos irmãos bigodudos - e depois incorporadas nas colônias portuguesas - foram sábado e domingo (Prima Feria, na Semana Santa), que derivam, respectivamente, do hebreu shabbat, o dia de descanso dos judeus, e do latim Dies Dominicus, o "Dia do Senhor". Desde 321 os calendários ocidentais começam a semana pelo domingo. A regra foi imposta naquele ano pelo imperador romano, Constantino, que, além disso, estabeleceu definitivamente que as semanas teriam sete dias. A ordem não foi aleatória: embora na época os romanos adotassem semanas de oito dias, a Bíblia já dizia que Deus havia criado a Terra em seis dias e descansado no sétimo e, ao que tudo indica, os babilônios também já dividiam o ano em conjuntos de sete dias.

É dia de feira Em outras línguas, o mais comum é homenagear deuses ou astros nos dias da semana

Língua, dia da semana - Espanhol / Mesmas explicações do Francês e Italiano

Domingo - Domingo / Dia do Senhor
Segunda-feira - Lunes / Dia da Lua
Terça-feira - Martes / Dia de Marte
Quarta-feira - Miércoles / Dia de Mercúrio
Quinta-feira - Jueves / Dia de Júpiter
Sexta-feira - Viernes / Dia de Vênus
Sábado - Sábado / Dia do shabbat

Língua, dia da semana - Sueco / mesmas explicações do norueguês

Domingo - Söndag / Dia do Sol
Segunda-feira - Måndag / Dia da Lua
Terça-feira - Tisdag / Dia de Tyr, deus nórdico da guerra
Quarta-feira - Onsdag / Dia de Woden ou Odin, deus supremo dos nórdicos e pai de Tyr
Quinta-feira - Torsdag / Dia de Thor, deus nórdico do trovão
Sexta-feira - Fredag / Dia de Freyja, mulher de Woden e deusa da beleza
Sábado - Lördag / Dia do banho

Língua, dia da semana - Alemão

Domingo - Sonntag / Dia do Sol
Segunda-feira - Montag / Dia da Lua
Terça-feira - Dienstag / Dia de Tyr
Quarta-feira - Mittwoch / Média semana
Quinta-feira - Donnerstag / Dia do trovão
Sexta-feira - Freitag / Dia de Freyja
Sábado - Samstag / Dia do shabbat

Língua, dia da semana - Inglês

Domingo - Sunday / Dia do Sol
Segunda-feira - Monday / Dia da Lua
Terça-feira - Tuesday / Dia de Tyr
Quarta-feira - Wednesday / Dia de Woden
Quinta-feira - Thursday / Dia de Thor
Sexta-feira - Friday / Dia de Freyja
Sábado - Saturday / Dia de Saturno

Fonte: Revista Mundo Estranho - por Marina Motomura