sexta-feira, 7 de agosto de 2020

6 chás potentes para aliviar sintomas de gripe


Os chás agem como remédios caseiros para descongestionar as vias respiratórias e melhorar a imunidade

Espirros, garganta irritada e corrimento nasal são alguns dos sintomas que você pode sentir quando está resfriado ou com gripe. O frio pode contribuir para a piora desses sintomas e a transmissão do vírus.

A primeira coisa que a gente pensa é em fazer aquele cházinho para melhorar. E não é à toa, afinal, tomar chá quente proporciona uma sensação de alívio na garganta e na congestão nasal. Mas você sabe quais chás podem ser benéficos para melhorar e prevenir o resfriado e a gripe? Confira abaixo a lista dos melhores chás para gripe:

Chá de alho para a gripe
O chá de alho pode contribuir na melhora do quadro de gripe. Segundo a nutricionista Vanderli Marchiori, ele é um ingrediente antiviral, expectorante e febrífugo. Dessa forma, é capaz de inibir o ciclo viral, liberando o muco a fim de normalizar a temperatura corporal.
Como fazer o chá: Em uma panela de chá, coloque 3 dentes de alho amassados para 2 copos de água. Deixe ferver por 10 minutos. Depois é só coar e beber.

Chá de gengibre para a gripe
O chá de gengibre também é uma ótima opção antiviral para quem está resfriado. "O gengibre tem grande atividade mucolítica, o que favorece a saída do catarro dos brônquios e dos sinus", explica a nutricionista, que é presidente da Associação Paulista de Fitoterapia (APFIT).
Como fazer o chá: Coloque 2 colheres de sopa de gengibre ralado ou picado a cada 2 xícaras de água. Deixe ferver por 10 minutos.

Chá de mel e limão para a gripe
O chá de mel com limão também é muito potente para o alívio de gripes e resfriados, pois tem ação anti-inflamatória capaz de melhorar o sistema imunológico. Além disso, o limoneno - substância comum em frutas cítricas -, é antioxidante.
De acordo com a nutricionista Vanderli Marchiori, o mel não tem apenas o papel de adoçar o chá, pois também auxilia na saída de muco e lubrificação das cordas vocais e garganta.
Como fazer o chá: Ferver meio litro de água, acrescentar um limão galego (limão-cravo) grande cortado em quatro e manter a fervura por 10 minutos. Desligar e acrescentar uma colher de sopa de mel.

Chá de sabugueiro para a gripe
O sabugueiro é uma planta medicinal e o seu chá é muito conhecido justamente por tratar sintomas de gripe. "Ele é rico em salicilatos que tem ação antipirética, ou seja, auxilia no controle de temperatura corporal", ressalta a nutricionista.
Como fazer o chá: Ferva uma xícara de água, depois acrescente uma colher de sopa das folhas de sabugueiro e deixe descansar de 5 a 10 minutos na fervura. Depois é só coar e beber.

Chá de eucalipto para a gripe
O chá de eucalipto ajuda a eliminar as secreções por ter propriedade expectorante, aliviando as dores de garganta e desobstruindo as vias nasais.
Como fazer o chá: Em uma xícara coloque uma colher de sopa de folhas picadas de eucalipto e cubra com água recém fervida. Deixe descansar de 5 a 10 minutos. Depois é só coar e beber.

Chá de malva para a gripe
O chá de malva tem o poder de diminuir irritações na garganta, de forma a expelir melhor o muco. A planta tem ação anti-inflamatória expectorante para melhorar os sintomas do resfriado.
Como fazer o chá: Coloque uma colher de sopa de malva em uma xícara de água recém fervida. Deixe descansar por uns 10 minutos. Em seguida coe e beba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário