domingo, 19 de agosto de 2018

4 hábitos tóxicos para o organismo que você não sabia


O simples ato de esquentar a marmita no micro-ondas ou a absorção de partículas decorrente da aplicação de desodorantes são hábitos que, embora pareçam inofensivos, oferecem riscos à saúde. Tais costumes fazem com que o organismo acumule toxinas que podem gerar desequilíbrio mental e físico, além de propiciar o surgimento de doenças a médio e longo prazo.

O naturopata Adoilto Chaves sinaliza quatro hábitos comuns do dia a dia que prejudicam o corpo sem que as pessoas tenham consciência da gravidade:

1. Desodorante aerossol
A maioria dos produtos contém cloridróxido de alumínio ou cloreto e cloridratos para inibir a sudorese. O problema é que essas micropartículas penetram no organismo e podem desencadear o desenvolvimento de câncer.

2. Cosméticos
Shampoos, protetores solares e esmaltes de unha contêm substâncias como parabenos e ftalatos, que são responsáveis pela espuma ou pelo brilho e fixação dos produtos. No organismo, porém, elas causam alterações hormonais, aparecimento de câncer e envelhecimento precoce da pele.

3. Plástico no micro-ondas
Muitos recipientes utilizados no cotidiano contêm Bisfenol-A (BPA), uma substância cancerígena que, quando aquecida a temperaturas elevadas, pode causar problemas cardíacos e hormonais.

4. Água
A sua indisposição eventual pode ser um sinal de problema com a água. Isso porque o PH recomendado para a água potável é acima de 6,5, porém o abastecimento hídrico das cidades não alcança esse patamar – além de conter produtos químicos como metais pesados, xenoestrógenos e cloro.


sábado, 18 de agosto de 2018

Cientistas calculam quantos amigos você tem


Outros detalhes interessantes da "ciência da amizade": são necessárias 200 horas para fazer um amigo de verdade, mas você irá perder metade dos seus amigos nos próximos sete anos.

Número de amigos por pessoa

Em média, há entre três e cinco pessoas em nossas vidas com as quais temos um relacionamento muito próximo (amigos íntimos e/ou família), cerca de 10 com quem temos amizades íntimas, um grupo maior de cerca de 30 a 35 pessoas com quem interagimos com frequência e, finalmente, cerca de 100 conhecidos com quem entramos em contato de vez em quando.

Em outras palavras, nós interagimos regularmente com cerca de 150 pessoas.

Esse número é conhecido como "número de Dunbar" e indica a quantidade de amigos com quem o nosso cérebro pode lidar, de acordo com uma teoria formulada na década de 1990 por Robin Dunbar, professor de antropologia da Universidade de Oxford.

Agora, o próprio professor Dunbar se uniu a colegas espanhóis para verificar sua teoria na prática. E eles concluíram que a organização das nossas amizades é guiada em grande parte por nossa capacidade cognitiva, ou seja, pela quantidade de tempo e esforço mental que podemos dedicar aos amigos.

"É a primeira vez, tanto quanto eu saiba, que uma teoria puramente matemática, baseada em um princípio físico básico (o da máxima entropia), prediz um fenômeno social ou estrutura que é posteriormente encontrada nos dados," disse Anxo Sánchez, da Universidade Carlos III de Madri.

Ter amigos aumenta expectativa de vida em 50%
Isso também pode acontecer em pequenas comunidades, onde há menos pessoas disponíveis para estabelecer um relacionamento, levando à ampliação do círculo de amizades próximas entre as pessoas disponíveis.

"O que a nossa teoria prevê, e o que agora conseguimos averiguar, é que pessoas com alta capacidade cognitiva poderiam expandir seu círculo de amizades íntimas," explica Sánchez.

Algo semelhante acontece ao contrário, segundo os pesquisadores.

"É impossível ter relações com 150 pessoas e ser íntimo de todas. Por isso, se se tem um grande número de relacionamentos, isso deve significar que são quase todos superficiais," disse Ignacio Tamarit, coautor do trabalho.


sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Ser uma “mãe chata” faz filhos bem-sucedidos, diz estudo


Se você se sente culpada por parecer rígida demais com os filhos e teme que eles pensem que você é uma mãe “chata”, saiba que os especialistas estão do seu lado e que, no futuro, seus pequenos vão te agradecer pela forma como a qual foram criados.

De acordo com um estudo conduzido pela Universidade de Essex, na Inglaterra, os profssionais mais bem-sucedidos foram criados por mães exigentes. Ou seja, também vale agradecer a sua mãe pelo sucesso na carreira, não é?

Para chegar a esta conclusão, pesquisadores acompanharam durante seis anos a vida de 15.500 meninas entre idades de 13 e 14 e descobriram que as meninas com as mães que estabeleceram padrões elevados na educação dos filhos tinham maiores chances de frequentar uma faculdade e ganhar salários mais altos.

As garotas que tiveram uma infância mais regrada se saíram melhor no vestibular e, depois, no primeiro emprego. A influência das mães rígidas foi percebida principalmente com as adolescentes que não iam tão bem na escola – já que eram cobradas insistentemente por melhores notas. Mais: elas também estavam menos propensas a engravidar na adolescência.

Em muitos casos, acabamos fazendo o que acreditamos ser mais conveniente para nós, mesmo quando era contra a vontade dos nossos pais.

Mas não importa o quanto a gente tente fugir dessas recomendações, porque é provável que eles sempre acabem influenciando, ainda que de forma sutil, as escolhas que acreditávamos ser extremamente pessoais — explicou a pesquisadora Ericka Rascon-Ramirez em entrevista ao Daily Mail.

Então, não fique se martirizando toda vez que colocar o pimpolho de castigo, viu?


quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Mexa-se: adote pequenas mudanças na rotina para sair do sedentarismo já


Apesar de o nosso corpo ter sido feito para o movimento – a gente evoluiu literalmente correndo atrás da nossa comida – estamos cada dia mais paradas, resolvendo nossas vidas na frente de uma tela. Além da indisposição constante, o sedentarismo também causa doenças crônicas e faz com que gastemos menos calorias, acumulando aquelas gordurinhas indesejáveis. Mas é possível aumentar as atividades físicas no dia a dia com pequenas mudanças – que dão um gás na sua rotina e ainda ajudam no emagrecimento a médio prazo. Coisas tão simples como dispensar o elevador. Confira as dicas das preparadoras físicas Carol Rizzi Di Domenico e Mariana Cabral e mexa-se!

Pedale no dia a dia
Já pensou em trocar o carro pela bicicleta? Além de ser uma prática sustentável, as pedaladas podem ser uma ferramenta prática e prazerosa para quem quer perder uns quilinhos sem estresse – lembrando que cada vez mais empresas oferecem bicicletário e vestiário. Pesquisa encomendada pela Organização Mundial de Saúde que mostrou que as pessoas que andam de carro tendem a pesar quatro quilos a mais do que aquelas que pedalam. Ótimo estímulo, concorda?

Escolha andar
Sempre que tiver oportunidade, troque o carro ou o transporte público pela caminhada. A dica é aproveitar aquela passada na padaria ou na farmácia, por exemplo, para esticar as pernas. Estacionar mais longe ou saltar do ônibus uma parada antes do que você está acostumada também são possibilidades.
– São medidas simples para começar aos poucos e ir aumentando a meta. Além de aumentar o seu gasto calórico, também vai fazer com que você se sinta ativa. O mais importante ao começar a se movimentar é a mudança na disposição para o dia a dia, que melhora substancialmente – explica Mariana.

Troque o elevador pela escada
Que tal adotar as escadas como parte da rotina? Essa, aliás, é uma das regras da dieta Dunkan, famoso método à base de proteínas. Quem a adota se compromete a deixar o elevador de lado para ter uma rotina equilibrada e ativa.
– É uma mudança positiva de hábitos que pode levar a uma melhora na saúde. Também ajuda a fortalecer a musculatura, mas vale lembrar que, como não tem progressão de carga, comum nos exercícios de musculação, esse processo estabiliza com o tempo – diz Carol.

Levante da cadeira
Passar muito tempo sentada não traz benefícios: além de provocar problemas na coluna e nos músculos, ficar horas nessa posição também pode fazer com que surjam varizes e varicoses.
– Quando você se levanta, nem que seja por alguns minutos, o aumento do fluxo sanguíneo já manda mais nutrientes e oxigênio para seus músculos. E é a circulação sanguínea que vai ajudar a prevenir as varizes – afirma Carol.

Não pare no fíndi
Aproveite os finais de semana para fazer programas ao ar livre, como caminhar pela vizinhança ou dar uma pedalada ao entardecer. Assim, você descobre lugares novos, curte aquela sensação boa de ficar ao ar livre e, de quebra, dá um check em dois dias da semana com atividades físicas prazerosas.
Caso você queira aproveitar uma sobremesa diferente ou uma refeição daquelas bem indulgentes, compensa gastando umas calorias a mais.


quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Corrida: veja 8 motivos para você aderir já ao esporte


A corrida é um esporte bem democrático: quase todo mundo consegue praticar, não precisa de equipamentos especiais, dá para fazer onde quiser e quando puder. Além do emagrecimento, correr pode transformar não apenas o corpo, mas várias áreas da sua vida.

Por isso, listei aqui oito motivos para você aderir já a esse esporte:

1) Articulações saudáveis
Muita gente acha que correr pode prejudica quadris, joelhos e tornozelos. Mas quando bem orientada e praticada com segurança, a corrida melhora a saúde das articulações. Dentro dessas estruturas, temos cartilagens que, com o passar dos anos, vão se desgastando. Correr faz com que essa cartilagem se mantenha íntegra por mais tempo. Além de aumentar a estabilidade das articulações, diminuindo dores e riscos de lesão.

2) Aumento da definição corporal
A corrida é uma sucessão de pequenos saltos que geram uma grande sobrecarga na musculatura do corpo todo, mas principalmente das pernas. Com a prática regular, podemos ver o aumento do volume e da definição dos músculos, ou seja, existe um ganho de massa muscular e diminuição de gordura corporal. Aliás, a perda de gordura acontece de forma sistêmica, e não de forma localizada, por isso os corredores acabam tendo definição muscular no abdômen e nos braços também!

3) Saúde óssea
Para os ossos crescerem fortes, o estímulo mais eficiente é o de compressão, ou seja, os ossos se desenvolvem melhor quando são “esmagados”. A corrida, por ser uma sucessão de pequenos saltos, como já falei, é um ótimo fator de crescimento ósseo. Por isso, uma ótima estratégia para retardar o aparecimento de osteoporose, por exemplo.

4) Controle de peso
Os maiores grupamentos musculares estão localizados nos membros inferiores (glúteos, coxas e panturrilhas). Por isso, a corrida gera um gasto energético bastante elevado, o que reflete em grande perda calórica durante o exercício. Aliado a uma alimentação equilibrada, a corrida é uma ótima forma não só para a perda, mas também para a manutenção do peso corporal saudável.

5) Colesterol bom
Pessoas com alteração de colesterol se beneficiam mais ainda com a corrida. Ela é um ótimo recurso não farmacológico (que não é remédio) comprovadamente eficaz no aumento do HDL, que é o colesterol bom.

6) Controle da pressão arterial
O estímulo do retorno venoso, ou seja, o bombeamento do sangue de volta ao coração associado com a melhora do funcionamento dos vasos sanguíneos, faz da corrida uma boa alternativa de exercício para pessoas que sofrem de problemas cardiovasculares. Deixar o coração “mais forte”, melhorando a eficiência dos batimentos cardíacos (o coração consegue bombear mais sangue com menos esforço e menos contrações).

Foto: Pexels
Foto: Pexels

7) Diminuição de doenças
Com a prática regular e constante, ocorre uma melhora do sistema de defesa do nosso organismo de duas formas: uma delas é otimizando a primeira barreira de defesa do corpo, o intestino, e a outra é aumentando a habilidade de defesa das células do sistema imunológico. Dessa forma, há tanto uma capacidade melhorada de barrar a entrada de seres nocivos, quanto uma defesa interna mais eficiente.

8) Melhora o humor e qualidade do sono
Durante a corrida, ocorre uma liberação enorme de hormônios, entre eles os relacionados ao bem-estar, a endorfina e a serotonina. Isso gera um estado de euforia que dura horas, mesmo depois de encerrada a atividade. Por esse motivo que os adeptos da prática dizem que correr é viciante: porque é mesmo!

Essa liberação hormonal e as ativações que ela faz no cérebro geram dependência, mas é um vício bom! Aumenta o grau de relaxamento, melhora o humor, a capacidade de concentração, a qualidade do sono e ainda ajuda no tratamento de doenças graves, como a depressão.

Dicas para começar
Como falei antes, a corrida é um esporte democrático. Mas é claro que começar nem sempre é fácil. Minha principal dica é: coloque metas tangíveis. Ou seja, não imagine que você sairá correndo como o Forrest Gump desde o primeiro dia.

– Para melhorar o fôlego, intercale corrida e caminhada, e vai aumentando o tempo de corrida, conforme vai diminuindo o tempo da caminhada.

– Depois, tenta correr um pouquinho mais rápido, e caminhar um pouquinho mais rápido também.

– Treinos de tiros, aquelas corridas super rápidas por uma distância curta, ajudam a ganhar fôlego também.

– Exercícios auxiliares para a corrida, como exercícios de potência, equilíbrio, força e flexibilidade ajudam a melhorar a forma e a eficiência do movimento.

– Existem aplicativos que te ajudam montando uma progressão de treino conforme o objetivo. O ideal seria você contratar um treinador personalizado ou entrar para um grupo de corrida, pois um professor poderá corrigir problemas posturais e evitar lesões mais sérias. Entretanto, se ainda não for possível, os aplicativos podem servir de motivação e orientação geral para começar.

– Respeite seus limites e ouça seu corpo!


terça-feira, 14 de agosto de 2018

Café, pratos apimentados e mais: veja que alimentos ajudam a perder peso


Manter a dieta no inverno, a gente sabe, é díficil. Com a chegada do frio, bate aquela vontade de alimentos ricos em carboidratos e gorduras – e de preferência aquecidos. E aquela saladinha crua e gelada não tem muita vez, né? Assim, difícil não ganhar uns quilinhos extras, ainda mais considerando que muita gente passa a se exercitar menos por conta das baixas temperaturas.

E agora? Tem saída! Uma estratégia interessante é a inclusão de alimentos que aumentem a temperatura do corpo, conhecidos como termogênicos. Na verdade, todos os alimentos são considerados termogênicos, pois nosso corpo gasta energia para digerir e utilizar os nutrientes, e, durante o processo, reações química liberam calor. Entretanto, alguns alimentos geram mais termogênese do que outros, e com uma vantagem extra: por estimular o gasto de calorias, podem ser bons aliados na perda de peso quando associados a outras mudanças de hábitos, como alimentação balanceada e prática de exercícios físicos.

Confira os alimentos termogênicos que podem ser seus aliados neste inverno:

Café, chá, guaraná e mais
A cafeína está presente em muitos alimentos, como cacau, chás, café, guaraná, bebidas energéticas, refrigerantes de cola e erva-mate, e é um potente estimulante do sistema nervoso central. Seus efeitos podem ser sentidos minutos após a ingestão e podem durar cerca de três horas. A cafeína gera tolerância, ou seja, precisamos aumentar mais a dose para sentir os mesmos efeitos a longo prazo. Em excesso, pode causar irritabilidade, dores de cabeça, insônia, diarreia, gastrite e taquicardias. A dose segura por dia é de 400mg – uma xícara de café tem cerca de 100mg.


Pimentas
Presente nas pimentas do tipo chilli, a capsaicina é a substância que dá o sabor ardido à pimenta. Assim como a cafeína, ela também atua no sistema nervoso central, estimulando a liberação de adrenalina e noradrenalina, hormônios que estimulam a queima de gordura e aumentam a temperatura do corpo por acelerar o metabolismo. Deve ser evitada por pessoas com problemas gastrointestinais como gastrites, úlceras, esofagite, hemorroidas e refluxo gastroesofágico. A dose sugerida por dia é 3g de pimenta vermelha – quanto mais ardida, mais capsaicina! A dica é colocar em preparações como sopas e molhos.

Gengibre
Um dos componentes do gengibre, o gingerol é a substância responsável pelo aumento da termogênese no nosso organismo. Além disso, tem potente ação anti-inflamatória e auxilia na digestão dos alimentos. Por isso, pode ser um ótimo aliado na perda de peso. Um estudo mostrou que o consumo de 2g de gengibre ao dia gerou aumento da termogênese e diminuição da sensação de fome em homens saudáveis. Experimente adicionar pedaços da raiz no chimarrão, além de ficar uma delícia, associamos a termogênese da cafeína com a do gingerol.

Canela
Também uma aliada no aumento da termogênese, a canela pode ser consumida na sua versão em pau ou em pó, polvilhada sobre frutas, legumes e carnes e também pode ser incluída em chás, sucos e mingaus. Cerca de uma colher de chá de canela em pó já é o suficiente para sentirmos o efeito dessa substância. Além de aumentar a produção de calor do corpo, a canela diminui a vontade de consumir doce, ajudando na perda de peso. Mas atenção especial às gestantes: converse com seu médico antes de consumir, pois a canela pode aumentar as contrações do útero, aumentando o risco de aborto.

#FicaDica

Essas substâncias podem causar reações adversas quando consumidas em excesso. Não consuma indiscriminadamente sem antes consultar um nutricionista, que fará a recomendação adequada para cada pessoa, de forma segura.

Fonte: http://revistadonna.clicrbs.com.br/saude/cafe-pratos-apimentados-e-mais-veja-que-alimentos-ajudam-perder-peso/ - Por Raquel Lupion Nutricionista e professora de Educação Física - Foto: Pexels

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Programação da Novena e Festa da Padroeira do Brasil 2018


O Santuário Nacional de Aparecida celebrará a Novena e Festa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, de 3 a 12 de outubro de 2018, com o tema: “Em Jesus, com Maria, restauramos a vida”! Haverá uma vasta programação que atrairá milhares de visitantes e devotos do Brasil e do mundo ao Santuário Nacional que presenciarão e participarão de alvoradas, vigílias, missas, reza do terço, acolhidas, novenas, procissão, shows artísticos e pirotécnico. Os eventos serão transmitidos pela TV e rádio Aparecida e poderão ser acessados pela internet no site A12.com. Confira a programação completa:

1º DIA • 3 DE OUTUBRO
"COM MARIA E JESUS, OBEDECEMOS À VONTADE DO PAI!"
06h00 • ALVORADA
06h00 • CARREATA
07h00 • MISSA
09h00 • MISSA
10h30 • MISSA
12h00 • MISSA
14h00 • REZA DO TERÇO
14h30 • ACOLHIDA NO ALTAR CENTRAL
15h00 • NOVENA DA TARDE
PREGADOR: PE. RODRIGO JOSÉ ARNOSO SANTOS, C.SS.R
SANTUÁRIO BOM JESUS DE PIRAPORA - PIRAPORA DO BOM JESUS/SP
GESTO CONCRETO: Material de Limpeza: Sabão em pó, desinfetante, sabão em pedra, esponja, palha de aço, fósforo, detergente, entre outros.
16h30 • MISSA
18h30 • ACOLHIDA ÀS ROMARIAS E AUTORIDADES
19h00 • NOVENA SOLENE
PREGADOR: DOM JOSÉ VALMOR CESAR TEIXEIRA, SDB
BISPO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP
GESTO CONCRETO: Material de Limpeza: Sabão em pó, desinfetante, sabão em pedra, esponja, palha de aço, fósforo, detergente, entre outros.

2º DIA • 4 DE OUTUBRO
"COM MARIA E JESUS, RESTAURAMOS O JARDIM DO ÉDEN!"
06h00 • ALVORADA
07h00 • MISSA
09h00 • MISSA
10h30 • MISSA
12h00 • MISSA
14h00 • REZA DO TERÇO
14h30 • ACOLHIDA NO ALTAR CENTRAL
15h00 • NOVENA DA TARDE
PREGADOR: PE. JOAQUIM PARRON, C.SS.R
SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DO ROCIO - PARANAGUÁ/PR
GESTO CONCRETO: Material de higiene: Creme dental, sabonete, papel higiênico, entre outros.
16h30 • MISSA
18h30 • ACOLHIDA ÀS ROMARIAS E AUTORIDADES
19h00 • NOVENA SOLENE
DOM JOSÉ GISLON, OFMCAP
BISPO DE EREXIM - RS
GESTO CONCRETO: Material de higiene: Creme dental, sabonete, papel higiênico, entre outros.

3º DIA • 5 DE OUTUBRO
"COM MARIA E JESUS, BUSCAMOS A LIBERTAÇÃO!"
06h00 • ALVORADA
07h00 • MISSA
09h00 • MISSA
10h30 • MISSA
12h00 • MISSA
14h00 • REZA DO TERÇO
14h30 • ACOLHIDA NO ALTAR CENTRAL
15h00 • NOVENA DA TARDE RCR
PREGADOR: PE. LUÍS RODRIGUES BATISTA, C.SS.R
PARÓQUIA NOSSA SENHORA AUXILIADORA - SANTA BÁRBARA D'OESTE/SP
GESTO CONCRETO: Condimentos e latarias: ervilha, milho verde, sardinha, atum, creme de leite, leite condensado, tempero, vinagre, gelatina, mistura para bolo, azeitona, entre outros.
16h30 • MISSA
18h30 • ACOLHIDA ÀS ROMARIAS E AUTORIDADES
19h00 • NOVENA SOLENE
DOM JOEL PORTELLA AMADO
BISPO AUXILIAR DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO - RJ
GESTO CONCRETO: Condimentos e latarias: ervilha, milho verde, sardinha, atum, creme de leite, leite condensado, tempero, vinagre, gelatina, mistura para bolo, azeitona, entre outros.

4º DIA • 6 DE OUTUBRO
"COM MARIA E JESUS, SOMOS SERVIDORES DO REINO!"
06h00 • ALVORADA
06h30 • MISSA
09h00 • MISSARCR
10h30 • MISSA
12h00 • MISSA
14h00 • REZA DO TERÇO
14h30 • ACOLHIDA NO ALTAR CENTRAL
15h00 • NOVENA DA TARDE RCR
PREGADOR: PE. LUÍS CARLOS DE CARVALHO SILVA, C.SS.R
PARÓQUIA SANTO AFONSO - RIO DE JANEIRO/RJ
GESTO CONCRETO: Açúcar e óleo
16h30 • MISSA
18h30 • ACOLHIDA ÀS ROMARIAS E AUTORIDADES
19h00 • NOVENA SOLENE - PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS
DOM ZENILDO LUIZ PEREIRA DA SILVA, CSSR
BISPO PRELADO DE BORBA - AM
GESTO CONCRETO: Açúcar e óleo
21h00 ÀS 05h00: VIGÍLIA DA JUVENTUDEmais informações: Jovens de Maria
6 DE OUTUBRO DE 2018
Vigília da Juventude 2018

5º DIA • 7 DE OUTUBRO
"COM MARIA E JESUS, DIALOGAMOS COM O MUNDO!"
05h00 • ALVORADA
05h30 • MISSA
08h00 • MISSA DE ABERTURA DA SEMANA DA CRIANÇA RCR
10h00 • MISSA
10h00 ÀS 12h00 • PASSEIO CICLÍSTICO
12h00 • MISSA
14h00 • REZA DO TERÇO
14h30 • ACOLHIDA NO ALTAR CENTRAL
15h00 • NOVENA DA TARDE
PREGADOR: PE. SEBASTIÃO FERNANDES DANIEL, C.SS.R
PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA - APARECIDA/SP
GESTO CONCRETO: Farinhas e grãos: milho, mandioca, trigo, amido de milho (maisena), fubá, lentilha, ervilha, canjiquinha, grão de bico, pipoca e canjica
16h30 • MISSA
18h30 • ACOLHIDA ÀS ROMARIAS E AUTORIDADES
19h00 • NOVENA SOLENE
PREGADOR: DOM CARLOS VERZELETTI
BISPO DE CASTANHAL DO PARÁ - PA
GESTO CONCRETO: Farinhas e grãos: milho, mandioca, trigo, amido de milho (maisena), fubá, lentilha, ervilha, canjiquinha, grão de bico, pipoca e canjica

6º DIA • 8 DE OUTUBRO
"COM MARIA E JESUS, SER IGREJA VIVA E PARTICIPATIVA"
06h00 • ALVORADA
07h00 • MISSA
08h30 às 10h00 • MISSA
CERIMÔNIA DO DEPÓSITO DOS RESTOS MORTAIS DE DOM ALOÍSIO LORSCHEIDER NA CAPELA DA RESSURREIÇÃO
10h30 • MISSA
12h00 • MISSA
14h00 • REZA DO TERÇO
14h30 • ACOLHIDA NO ALTAR CENTRAL
15h00 • NOVENA DA TARDE RCR
PREGADOR: PE. ANTÔNIO CARLOS VANIN, C.SS.R
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA - SAPOPEMBA/SP
GESTO CONCRETO: Leite em pó, achocolatado e bolachas (sal e doce)
16h30 • MISSA
18h30 • ACOLHIDA ÀS ROMARIAS E AUTORIDADES
19h00 • NOVENA SOLENE
PREGADOR: DOM JOÃO JUSTINO DE MEDEIROS SILVA
ARCEBISPO COADJUTOR DE MONTES CLAROS - MG
GESTO CONCRETO: Leite em pó, achocolatado e bolachas (sal e doce)
8 DE OUTUBRO DE 2018
Santuário de Aparecida acolhe restos mortais de Dom Aloísio no 6° dia da novena

7º DIA • 9 DE OUTUBRO
"COM MARIA E JESUS, FAZER-SE COMUNIDADE-SACRAMENTO!"
06h00 • ALVORADA
07h00 • MISSA
09h00 • MISSA
10h30 • MISSA
12h00 • MISSA
14h00 • REZA DO TERÇO
14h30 • ACOLHIDA NO ALTAR CENTRAL
15h00 • NOVENA DA TARDE RCR
PREGADOR: PE. JOSÉ ULYSSES DA SILVA, C.SS.R
SANTUÁRIO DO MORO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - RECIFE/PE
GESTO CONCRETO: Macarrão e massa de tomate
16h30 • MISSA
18h30 • ACOLHIDA ÀS ROMARIAS E AUTORIDADES
19h00 • NOVENA SOLENE
PREGADOR: DOM DIMAS LARA BARBOSA
ARCEBISPO DE CAMPO GRANDE - MS
GESTO CONCRETO: Macarrão e massa de tomate

8º DIA • 10 DE OUTUBRO
"COM MARIA E JESUS, RESTAURAR A DIGNIDADE DA VIDA!"
06h00 • ALVORADA
07h00 • MISSA
09h00 • MISSA
10h30 • MISSA
12h00 • MISSA
14h00 • REZA DO TERÇO
14h30 • ACOLHIDA NO ALTAR CENTRAL
15h00 • NOVENA DA TARDE - PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS
PREGADOR: PE. CARLOS EDUARDO CATALFO, C.SS.R
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO - SÃO PAULO/SP
GESTO CONCRETO: Material Escolar (presença das Crianças)
16h30 • MISSA
18h30 • ACOLHIDA ÀS ROMARIAS E AUTORIDADES
19h00 • NOVENA SOLENE
PREGADOR: DOM BERNARDO JOHANNES BAHLMANN, OFM
BISPO DE ÓBIDOS - PA
GESTO CONCRETO: Feijão e pó de café
21h00 • SHOW: FESTIVAL DA PADROEIRA

9º DIA • 11 DE OUTUBRO
"COM MARIA E JESUS, RESTAURAR O ROSTO FIEL E SAMARITANO DA IGREJA!"
06h00 • ALVORADA
07h00 • MISSA
09h00 • MISSA
10h30 • MISSA
12h00 • MISSA
14h00 • REZA DO TERÇO
14h30 • ACOLHIDA NO ALTAR CENTRAL
15h00 • NOVENA DA TARDE - PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS
PREGADOR: PE. JOSÉ AMARILDO LUCIANO DA SILVA, C.SS.R
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO PERPETUO SOCORRO - MANAUS/AM
GESTO CONCRETO: Arroz e óleo
16h30 • MISSA
18h30 • ACOLHIDA ÀS ROMARIAS E AUTORIDADES
19h00 • NOVENA SOLENE
PREGADOR: CARDEAL ORANI JOÃO TEMPESTA, OCIST
ARCEBISPO DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO - RJ
GESTO CONCRETO: Arroz e óleo
20h30 • PROCISÃO MEMÓRIA importância histórica
23h00 às 04h30 • VIGÍLIA MARIANA

FESTA DA PADROEIRA • 12 DE OUTUBRO
"APARECIDA: MÃE DOS HUMILDES E PEQUENINOS!"
00h00 às 04h30 • VIGÍLIA MARIANA
05h00 • MISSA
07h00 • MISSA DAS CRIANÇASTV CULTURA
09h00 • MISSA SOLENE RCR
12h15 • REZA DO TERÇO
13h00 • MISSA
15h00 • CONSAGRAÇÃO SOLENE - BASÍLICA VELHA RCR
15h30 • PROCISSÃO SOLENE
16h30 • MISSA DE ENCERRAMENTO RCR
18h • SHOW - FESTIVAL DA PADROEIRA
20h • SHOW PIROTÉCNICO

Por Professor José Costa - com informações do Santuário Nacional de Aparecida


Quer perder gordura? Aumentar a massa muscular? Saiba o que comer antes e após a atividade física

É melhor comer carboidratos ou proteínas? Qual é o horário ideal para se alimentar? Existem muitas dúvidas sobre que tipo de refeição se deve fazer antes e depois de uma atividade física. O certo é que a ingestão dos nutrientes certos é fundamental, tanto para a diminuição de gordura, quanto para aumento de massa muscular.

Não é obrigatório comer antes e depois do exercício, necessariamente. Pode ser apenas antes ou depois. O ideal é conversar com um profissional habilitado para que ele faça o melhor fracionamento para você.

O importante é saber que se não atingirmos a quantidade necessária de nutrientes, o objetivo não será alcançado. Não haverá queima de gordura estocada, ou seja, ela continuará lá, paradinha, enquanto a energia é formada por outras vias metabólicas. E também não ocorre a recuperação muscular após o exercício. O músculo não consegue se regenerar das micro-lesões causadas no treino, não aumenta de tamanho e nem consegue gerar mais força.

As quantidades de carboidratos, proteínas e gorduras indicadas para cada pessoa, apenas o nutricionista pode prescrever, mas, como regra geral, posso indicar algumas sugestões. Veja:

Antes do exercício físico
A alimentação antes do treino garante a disponibilidade de nutrientes para serem utilizados durante a prática.

– Mais de duas horas antes: faça uma refeição completa, com carboidratos complexos (integrais), proteínas e gorduras. Dessa forma, você garantirá um volume de nutrientes adequado. Sugestão: prato de macarrão integral com molho vermelho e carne moída com brócolis cozido ou arroz, feijão, tofu e couve refogada, ou sanduíche com pão integral, alface, tomate, cebola e atum, e para beber, um suco natural sem açúcar.

– Entre 30 e 45 minutos antes: evite o consumo de proteínas, gorduras e fibras em excesso, para dar tempo da comida sair do estômago antes do início do exercício, e evitar o desconforto gástrico. Carboidratos de fácil digestão, os carboidratos simples e refinados, são as melhores opções, como a tapioca ou pão francês. Outras opções são frutas como a banana, ou amiláceos como batatas ou mandioca. Fazer um suco de frutas e legumes batidos (por exemplo cenoura e laranja ou beterraba e maçã) ou um smoothie, também é interessante, sem usar leite de vaca ou iogurte, porque podem gerar desconforto estomacal, e liquidificando uma ou duas frutas, água, suco ou bebida vegetal, e, se for necessário, uma proteína em pó, pois os líquidos são digeridos mais rapidamente.

  Cuide o consumo de carboidratos de rápida absorção (açúcares) minutos antes do exercício (15 minutos ou menos) pois pode ocorrer uma queda da glicemia bem acentuada com o início do exercício, isso é chamado de hipoglicemia de rebote, prejudicar bastante o desempenho e comprometer a saúde.

Após o exercício físico
Já a alimentação após o treino visa a recuperação da musculatura trabalhada e regeneração dos estoques de energia.

– Podemos consumir carboidratos de rápida e lenta absorção combinados e proteínas. Para o pós treino imediato, indico um smoothie ou suco de frutas com legumes, acompanhado de tapioca recheada com frango ou atum ou tofu mexido com tomate e cebola ou pão francês torrado com pasta de tofu com alho-poró.

Outras refeições
É importante lembrar que o consumo de nutrientes no dia inteiro é mais importante do que os nutrientes isolados antes e depois do exercício, por isso, atente-se às outras refeições também! Podemos treinar em jejum, como já escrevi aqui, caso seja orientado e monitorado por profissionais.

Não é imprescindível o uso de suplementos alimentares. Podemos fazer todo o planejamento baseado apenas em alimentos, o que fornece muito mais nutrientes – estou falando de vitaminas, minerais e fitoquímicos. Entretanto, se necessário, um profissional poderá inseri-lo à sua rotina com responsabilidade e segurança para a sua saúde.

Caso o objetivo seja emagrecimento, devemos ter atenção às quantidades de carboidratos. O consumo em excesso deles pode fazer com que haja uma diminuição da utilização de gordura, que é exatamente o contrário do que queremos neste caso.

Mas se o objetivo é aumento do desempenho (correr mais tempo/maior distância, levantar mais peso, aguentar mais tempo fazendo o exercício, por exemplo) é fundamental ofertarmos carboidratos! Isso depende do objetivo individual e da fase do treinamento e isso apenas um nutricionista experiente em exercício poderá te ajudar.


domingo, 12 de agosto de 2018

Por que as mulheres se estressam duas vezes mais que os homens?


O estresse é o mal moderno. Vivemos, ou acreditamos que vivemos, em um mundo sitiado por perigos potenciais que esperam que baixemos nossa guarda para atacar. Isso gera um estado de alerta constante que nos deixa tensos e irritados.

No entanto, nem todos reagem da mesma maneira. O estresse nas mulheres se manifesta de forma diferente e é frequentemente mais intenso do que os sintomas de estresse nos homens. Existem diferenças de gênero no modo de experimentar e enfrentar esse estado de ansiedade.

O nível de estresse nas mulheres duplica o estresse nos homens
Psicólogos da Universidade de Cambridge conduziram um estudo no qual descobriram que as mulheres ocidentais são quase duas vezes mais estressadas do que os homens. Esses pesquisadores analisaram 48 estudos anteriores sobre transtornos de ansiedade para identificar quais grupos experimentam mais estresse, levando em conta fatores como sexo, idade, condições médicas e transtornos mentais.
Foi revelado que 4 em cada 100 pessoas sofrem algum grau de ansiedade, do estresse à ansiedade generalizada . No entanto, para cada homem estressado, há 1,9 mulheres que sofrem de um transtorno de ansiedade, e as mulheres com menos de 35 anos são as mais afetadas.
Curiosamente, as mulheres casadas também relatam níveis mais altos de estresse do que as mulheres solteiras: 33% versus 22%, respectivamente. Além disso, as mulheres solteiras têm uma maior percepção de controle sobre suas vidas e sentem que estão fazendo o que é necessário para gerenciar o estresse. Pelo contrário, as mulheres casadas relatam maior afetação devido ao estresse, sofrendo mais episódios de choro, irritação, raiva, fadiga e dores de cabeça.

Os sintomas do estresse nas mulheres
Homens e mulheres reagem de maneira diferente ao estresse, tanto física quanto mentalmente. Eles tentam controlar o estresse seguindo estratégias muito diferentes e também percebem sua capacidade de lidar com problemas, bem como as coisas que estão em seu caminho, de maneiras muito diferentes. Essas diferentes formas de perceber e lidar com contratempos determinam os sintomas de estresse nas mulheres.

1. pensamentos negativos recorrentes. As mulheres tendem a girar as coisas mais, o que significa que elas têm pensamentos intrusivos mais recorrentes, como mostrou um estudo realizado na Universidade do Colorado. Essa tendência a ruminar piora o estresse e aumenta as chances de sofrer de depressão.

2. Tristeza e ansiedade. As mulheres tendem a reagir mais emocionalmente ao estresse. Um estudo da Universidade de Yale descobriu que muitas vezes se sentem mais tristes ou mais ansiosas quando estão tensas e estressadas. Essa inundação emocional muitas vezes os sobrecarrega, gerando uma sensação de falta de controle.

3. Somatização. Um dos sintomas de estresse nas mulheres mais características é a somatização. As mulheres geralmente relatam mais sintomas somáticos relacionados à tensão e ansiedade, como demonstrado por um estudo realizado na Universidade de La Laguna. Na verdade, eles não são meras experiências subjetivas, descobriu-se que as mulheres respondem com um aumento na freqüência cardíaca ao estresse e relatam dores de cabeça mais emocionais .

Por que as mulheres se estressam mais?
As diferenças hormonais são apenas uma variável na equação que exacerba os sintomas de estresse nas mulheres. As diferenças no modo de viver o estresse e lidar com ele desempenham um papel mais importante em seu impacto no bem-estar feminino.

– Sensibilidade a conflitos interpessoais
As mulheres são mais sensíveis aos conflitos e problemas nos relacionamentos interpessoais, porque tendem a conferir maior importância a elas. 84% das mulheres dizem que manter um bom relacionamento familiar é muito importante, comparado a 74% dos homens. Curiosamente, elas também relatam mais estresse quando precisam se conectar com outras pessoas e passar tempo com a família e os amigos.
Portanto, não é de surpreender que uma investigação realizada na Universidade da Califórnia sugira que a maioria dos eventos estressantes que desencadeiam o estresse nas mulheres está relacionada à sua rede social, como problemas no relacionamento do casal, a criação de crianças ou a perda de uma pessoa próxima.

– Significado dos sintomas físicos
Em muitos casos, os sintomas de estresse nas mulheres são intensificados devido à importância que elas dão a eles. Na prática, ao focar mais nelas e conferir-lhes um papel mais protagônico, a percepção de desconforto e insatisfação aumenta, fechando assim um círculo vicioso.
Por exemplo, embora a insônia atinja homens e mulheres, 75% deles relatam que o sono é muito importante, uma opinião compartilhada apenas por 58% dos homens. Isso significa que o impacto psicológico e físico da insônia acabará sendo mais pronunciado nas mulheres. Não podemos esquecer que tudo em que focamos nossa atenção é amplificado.

– Estratégias de enfrentamento do estresse
Há muitas razões para serem enfatizadas, por isso é importante ter boas estratégias de enfrentamento. Se não tivermos boas ferramentas psicológicas para lidar com contratempos e adversidades, o estresse aumentará. Mais uma vez, homens e mulheres muitas vezes se comportam de maneira diferente quando chega a hora de lidar com o estresse.
As mulheres tendem a usar estratégias de enfrentamento mais emocionais e evitativas. Eles também são menos racionais quando avaliam a situação e têm mais dificuldade em praticar o desapego. Não é surpreendente porque um estudo realizado na Universidade da Pensilvânia, na qual mais de 1.000 imagens do cérebro revelaram que o cérebro feminino é melhor “wired” para reter detalhes emocionais, permitindo-lhes para se conectar melhor com os outros, mas também analisados Torna-se uma barreira ao estabelecer uma distância psicológica . Os homens, por outro lado, tendem a inibir emoções e praticar estratégias diretas de enfrentamento.

– Sentimento de falta de controle
Talvez uma das variáveis ​​que mais influenciam a percepção do estresse em mulheres e homens seja o autocontrole. Embora tanto mulheres como homens estressados ​​indiquem que a principal barreira para fazer mudanças positivas em seu estilo de vida que afastam o estresse é a força de vontade, muitas mulheres reconhecem que a falta de autocontrole é o principal obstáculo para lidar com o estresse.
O problema é que quando percebemos que não temos controle sobre a nossa vida, o desamparo aprendido logo aparecerá , o que nos faz perder a confiança em nossas habilidades para superar a adversidade. Sentir que somos uma folha movida pelo vento gera ainda mais estresse.

A melhor estratégia para lidar com o estresse: Contextualizar
É uma maneira de lidar melhor com o estresse do que outra? Tudo depende da situação. Por exemplo, um estilo de enfrentamento direto pode ser útil em algumas circunstâncias e em outros pode ser mais adaptativo assumir um estilo de enfrentamento evitativo. Às vezes é necessário se deixar levar por emoções e outras vezes é melhor ser mais racional.
Além das diferenças nas estratégias de enfrentamento e nos sintomas de estresse em mulheres e homens, o mais importante é conhecer nossos pontos fracos, trabalhar para reforçá-los e analisar cada situação para responder da maneira mais assertiva possível. Afinal, você não precisa se envolver em todas as batalhas e não precisa vencer todos os concursos.