domingo, 17 de outubro de 2010

SAÚDE E SEUS PORQUÊS

SAÚDE E SEUS PORQUÊS


A prática de exercícios físicos em exagero prejudica a fertilidade?

O excesso de exercícios, no homem, pode gerar problemas relacionados à diminuição da produção de espermatozoides e, na mulher, afetar seriamente a ovulação. Os pesos e as barras livres são normalmente recomendados para quem já tem familiaridade com musculação, porque exigem mais coordenação entre os músculos trabalhados. Os iniciantes devem tomar cuidado com os exageros no início de seus treinos, logo, é aconselhável que nas duas primeiras semanas executem-se atividades três vezes, evoluindo para quatro, cinco e seis vezes por semana. As recomendações aplicam-se a ambos os sexos. O praticante deve procurar orientação e respeitar seus limites para evitar lesões e complicações posteriores.
Quem responde: Márcio Coslovsky, diretor do Huntington, Centro de Medicina Reprodutiva

A falta de sono afeta o crescimento de uma criança?

Sim, pois dormir não é apenas uma pausa para o descanso. Uma boa noite de sono interfere direta e positivamente tanto no crescimento quanto no aprendizado e nas funções cognitivas da criança. O organismo produz alguns hormônios durante o sono, sendo o principal deles o GH - da sigla em inglês Growth Hormone. Ele é extremamente importante, pois atua diretamente no aumento dos ossos e músculos. Até o fi nal da adolescência, o corpo ainda está se desenvolvendo e se benefi ciando ao máximo dessas funções. Por isso, dormir bem é fundamental.
Quem responde: Sylvio Renan, pediatra da MBA Pediatria

O que são os pontos brancos nas unhas?

Os pontos brancos nas unhas podem ter diversas causas, sendo a mais frequente os traumas. Um exemplo é quando se retira a cutícula com o alicate e acaba traumatizando a lâmina ungueal muito próxima da matriz. Conforme a unha vai crescendo, os pontos brancos vão aparecendo. Outra causa são as carências nutricionais, especialmente da vitamina B12. Dentre as doenças dermatológicas, que podem causar pontos brancos, estão psoríase e líquen. O ideal seria procurar um dermatologista, para fazer o diagnóstico correto e optar pelo melhor tratamento.
Quem responde: Fernanda Casagrande, dermatologista

Por que aparecem queloides na pele?

Queloide é uma cicatriz grossa, vermelha, endurecida, dolorosa e pruriginosa que surge por uma resposta exagerada das células formadoras de colágeno. Ocorre, principalmente, em negros, orientais e mestiços. São frequentes na orelha, face, ombros e tronco superior. É impossível ao médico prever o problema. Contudo, o profi ssional pode ter condutas que reduzam essa possibilidade. Por isso, é fundamental informar ao médico caso haja histórico familiar do problema antes de uma cirurgia. Exemplos de causas são espinhas, piercings, cicatriz de cirurgia, cistos ou pintas, pelo encravado e foliculite queloidiana da nuca.

Quem responde: Aldo Toschi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário