segunda-feira, 22 de junho de 2026

Saúde feminina: 5 atividades físicas que ajudam a prevenir doenças


Manter uma rotina ativa pode favorecer não apenas o funcionamento do organismo, mas também a qualidade de vida e o bem-estar

 

A prática regular de atividade física é uma das principais aliadas da saúde feminina. Além de contribuir para o condicionamento físico e a manutenção do peso corporal, o movimento desempenha um papel importante na prevenção de diversas doenças, como problemas cardiovasculares, osteoporose, diabetes e condições relacionadas ao sedentarismo.

 

Exercícios adaptados às necessidades e características de cada mulher podem ajudar a fortalecer músculos e articulações, melhorar a mobilidade e reduzir fatores de risco para diversas condições de saúde. Para Maria Lua Marques de Mendonça, doutora em Ciências da Saúde e professora do curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera, pequenas mudanças na rotina já podem trazer impactos positivos.

 

"A atividade física contribui para o fortalecimento muscular, melhora da circulação sanguínea e linfática, do equilíbrio hormonal e do bem-estar emocional. O mais importante é encontrar uma prática prazerosa, compatível com a realidade e as necessidades de cada mulher", explica.

 

Embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomende entre 150 e 300 minutos semanais de atividade física moderada, a especialista destaca que começar com pequenas mudanças no dia a dia, como caminhadas e alongamentos, já pode trazer benefícios importantes para a saúde.

 

Confira cinco atividades físicas recomendadas pela fisioterapeuta:

 

1. Caminhada

Trata-se de uma atividade aeróbica simples, acessível e indicada para mulheres de diferentes idades. Pode ser realizada ao ar livre ou em esteiras, com ritmo moderado e duração média entre 30 e 40 minutos. A caminhada melhora o condicionamento cardiovascular, auxilia no controle do peso, reduz o estresse e contribui para a prevenção de hipertensão, diabetes e doenças cardíacas.

A prática ao ar livre ainda estimula a produção de serotonina, hormônio relacionado à sensação de bem-estar, favorecendo também o equilíbrio emocional, especialmente em mulheres que enfrentam rotinas intensas e sobrecarga diária. Quando realizada em percursos inclinados, a atividade se torna mais intensa, aumentando o gasto calórico e exigindo maior ativação muscular e cardiovascular.

 

2. Fortalecimento muscular

Atividades como musculação ou treino funcional ajudam no fortalecimento dos músculos e na estabilização das articulações. Para garantir segurança e melhores resultados, é importante que os exercícios sejam realizados com orientação profissional e progressão gradual de carga, respeitando o condicionamento físico individual.

Entre os benefícios, estão a prevenção da osteoporose, doença que atinge cerca de uma a cada três mulheres após a menopausa, melhora da postura, redução de dores corporais e aumento da resistência física para as atividades diárias, favorecendo também um envelhecimento mais saudável. Esse cuidado torna-se ainda mais importante a partir dos 30 anos, fase em que ocorre a redução gradual da massa muscular e óssea.

 

3. Alongamentos

Os alongamentos trabalham a flexibilidade corporal e ajudam a reduzir tensões musculares causadas pelo estresse ou por longos períodos na mesma posição, situação comum entre mulheres que conciliam trabalho, casa e cuidado com a família. Os movimentos devem ser feitos lentamente, respeitando os limites do corpo e mantendo cada posição por pelo menos 30 segundos.

A prática melhora a mobilidade, alivia dores musculares e articulares, e contribui para uma melhor consciência corporal. Além disso, o alongamento pode ser feito combinado a outras atividades, como a caminhada e a musculação.

 

4. Exercícios para o assoalho pélvico

Também conhecidos como exercícios de Kegel, esses movimentos consistem na contração e relaxamento dos músculos do assoalho pélvico. Podem ser realizados em diferentes posições, como sentada, em pé ou deitada, e ajudam no fortalecimento da musculatura responsável pela sustentação da bexiga, do útero e do intestino.

A prática auxilia na prevenção da incontinência urinária, auxilia na recuperação pós-parto e contribui para a saúde íntima feminina, com benefícios especialmente importantes durante a gestação e o climatério. Além disso, os exercícios podem melhorar a percepção corporal e favorecer o bem-estar sexual em diferentes fases da vida.

 

5. Yoga e exercícios de respiração

O yoga combina posturas corporais, alongamentos e técnicas de respiração que promovem equilíbrio físico e emocional. A prática pode ser adaptada para diferentes níveis de condicionamento físico e ajuda no controle da ansiedade, melhora da postura, flexibilidade e qualidade do sono. Além disso, favorece o relaxamento e reduz sintomas relacionados ao estresse e à tensão do cotidiano, incluindo desconfortos comuns no período pré-menstrual e nos sintomas do climatério.

 

Crie uma rotina de cuidado e movimento

Segundo a professora Maria Lua Marques de Mendonça, a constância é um dos principais fatores para que os benefícios da atividade física sejam percebidos ao longo do tempo. "O mais importante é manter uma rotina de cuidados e movimento. Na correria do dia a dia, muitas vezes a mulher acaba sendo a última a cuidar de si mesma. Mover o corpo, ouvir os sinais que ele dá e reservar um tempo para si são atitudes que representam prevenção, mas também autocuidado. A saúde não se constrói em um único dia, e sim nas pequenas escolhas feitas ao longo da vida", finaliza.

 

Fonte: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/saude-feminina-5-atividades-fisicas-que-ajudam-a-prevenir-doencas,d7e241a312994e534febb7822741ddf1h58xg8jg.html?utm_source=clipboard - Por Luana Figueiredo - Foto: PeopleImages | Shutterstock / Portal EdiCase

domingo, 21 de junho de 2026

Dicas para treinar com segurança no inverno e turbinar a saúde


Especialista lista mitos e verdades

 

Resumo

Além de destacar mitos e verdades sobre treinar no frio, o personal Anderson Téu, da Academia Gaviões 24h, dá dicas para manter a rotina de exercícios no inverno, como aquecimento, hidratação e horários adequados. A prática durante essa época beneficia o sistema imunológico, melhora o sono e combate o estresse.

 

Personal trainer da Academia Gaviões 24h dá dicas de segurança, hidratação e aquecimento para os dias mais frios do ano e explica o impacto do Transtorno Afetivo Sazonal no corpo.

 

Às vésperas do inverno, que tem início dia 21 de junho, mudanças no corpo, como o aumento da fome e do sono, começam a surgir, provocando alterações importantes no metabolismo. O desânimo típico dos dias frios tem base científica e está diretamente ligado ao Transtorno Afetivo Sazonal (TAS). A menor exposição solar reduz a produção de serotonina, hormônio do bem-estar, e eleva a de melatonina, hormônio do sono. Esse desequilíbrio desregula o ciclo circadiano, resultando em fadiga, tristeza e tendência ao isolamento.

 

Justamente nesse período, em que manter o corpo em movimento se torna ainda mais vital, a frequência nos treinos costuma cair. A prática regular de exercícios durante essa época do ano fortalece o sistema imunológico, melhora a qualidade do sono e combate o estresse e a ansiedade.

 

Para explicar as principais dúvidas sobre a atividade física no frio, o Prof. Anderson Téu, personal trainer da Academia Gaviões 24h, rede pioneira no funcionamento 24h no Brasil, destaca mitos e verdades. Confira:

 

"No inverno, o corpo gasta mais calorias durante os exercícios"

Verdade! "Em temperaturas mais baixas, o organismo trabalha mais para manter a temperatura corporal estável. Esse processo eleva o gasto energético basal, o que pode potencializar o consumo de calorias durante as atividades físicas", afirma.

 

"Treinar no frio é perigoso para a saúde"

Mito! "Desde que tomados os cuidados necessários, o treino no frio é totalmente seguro. É fundamental caprichar no aquecimento, principalmente nas extremidades, e manter a hidratação antes, durante e após o exercício", pontua o professor.

 

"O aquecimento se torna ainda mais importante nesta época do ano"

Verdade! "Com o frio, os músculos e as articulações tendem a ficar mais rígidos. Por isso, dedicar alguns minutos a um bom aquecimento prepara o corpo para o esforço, melhora a mobilidade e reduz significativamente o risco de lesões", destaca.

 

"No frio sentimos menos sede"

Mito! "Embora a sensação de sede diminua, o corpo continua perdendo líquidos pela transpiração e pela respiração durante a atividade física. A desidratação pode ocorrer mesmo em dias frios, comprometendo o desempenho e a recuperação muscular", afirma Anderson.

 

"Exercícios ajudam a fortalecer a imunidade"

Verdade! "A prática regular e equilibrada de exercícios está diretamente associada à melhora da resposta imunológica. Somada a hábitos saudáveis, ela ajuda a prevenir doenças comuns do inverno, como gripes e resfriados. Além disso, melhora a saúde cardiovascular, o fortalecimento muscular e o equilíbrio emocional", ressalta.

 

Para quem está acostumado ao clima caloroso, treinar no frio pode ser um desafio, exigindo pequenos ajustes na rotina para garantir a eficácia e a segurança dos treinos. Segundo o especialista, escolher os horários mais amenos do dia, ajustar a intensidade do exercício e fazer pausas longas são adaptações que garantem uma prática segura e eficiente.

 

Fonte: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/dicas-para-treinar-com-seguranca-no-inverno-e-turbinar-a-saude,73f0063ea71c417376c203659e11a1b7itttu9hm.html?utm_source=clipboard - Por: Ana Carvalho / Revista Malu - Foto: Revista Malu

sábado, 20 de junho de 2026

Banho quente ou frio: Qual é a melhor opção para você?


Descubra os benefícios de cada temperatura para o seu organismo e como escolher a melhor opção diária para proteger a sua saúde

 

Resumo

Banho quente relaxa, alivia a respiração e melhora o sono 😌. Já o banho frio desperta, melhora a circulação e dá brilho à pele e cabelos ️. E aí, qual escolher? A ciência explica que tudo depende do momento do dia e das suas necessidades. Descubra como acertar na escolha para ter mais saúde e bem-estar!

Você sempre fica na dúvida entre o banho quente ou banho frio todos os dias? Essa escolha divide opiniões, mas a ciência explica os efeitos de cada temperatura corporal.

 

Descubra qual é a melhor opção para proteger a sua saúde e garantir muito bem-estar.

 

Os benefícios da água gelada

Muitas pessoas fogem das baixas temperaturas na hora de entrar no chuveiro pela manhã. No entanto, a água gelada traz vantagens incríveis para o funcionamento do nosso organismo.

O choque térmico inicial desperta o cérebro e aumenta a nossa energia de forma imediata.

 

Melhora na circulação e nos músculos

A temperatura baixa faz os nossos vasos sanguíneos se contraírem rapidamente durante a lavagem. Esse processo estimula a circulação do sangue e melhora a oxigenação de todo o corpo.

Atletas adoram essa técnica para acelerar a recuperação muscular após treinos muito pesados e intensos.

 

Pele e cabelos mais saudáveis

O frio ajuda a fechar os poros dilatados e preserva os óleos naturais da pele. Isso evita o ressecamento excessivo e proporciona um brilho muito especial para os seus fios.

Essa escolha é perfeita para quem sofre com caspa ou irritações no couro cabeludo diariamente.

 

As vantagens do banho quente

A água quente é a grande favorita para relaxar após um longo dia de trabalho. O calor dilata os vasos sanguíneos e reduz a tensão acumulada nos nossos músculos cansados.

Essa opção funciona como um verdadeiro abraço reconfortante para o corpo e para a mente.

 

Alívio respiratório e sono profundo

O vapor do chuveiro atua como um descongestionante natural excelente para as nossas vias respiratórias. Isso ajuda a soltar o muco e facilita a respiração em dias de gripes fortes.

Além disso, o aquecimento corporal prepara o cérebro para uma noite de sono muito reparadora.

 

Qual é a melhor escolha final?

Não existe uma única resposta certa para decidir entre as duas opções de temperatura. O grande segredo é observar as necessidades do seu próprio corpo em cada momento específico.

Prefira as temperaturas mais baixas pela manhã para despertar com muita energia e total disposição. Deixe a água morna para o período noturno para garantir um relaxamento muscular bem profundo.

Evite temperaturas extremas que possam causar graves queimaduras ou perigosos choques térmicos no seu organismo.

 

Fonte: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/banho-quente-ou-frio-qual-e-a-melhor-opcao-para-voce,48b798af6309658befecd253018c820bin4insjq.html?utm_source=clipboard - Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

sexta-feira, 19 de junho de 2026

6 maneiras de queimar gordura em casa sem precisar de academia


Com hábitos simples e exercícios eficientes, dá para emagrecer sem sair de casa

 

Queimar gordura não depende exclusivamente da academia. Com organização e algumas estratégias, é possível alcançar bons resultados treinando em casa. O segredo está na combinação entre movimento, alimentação equilibrada e constância.

 

Para quem tem rotina corrida ou prefere treinar em casa, existem alternativas eficazes que ajudam a acelerar o metabolismo e favorecer a perda de gordura.

 

Como queimar gordura em casa de forma eficiente

A ideia não é treinar mais, mas treinar melhor. Pequenas mudanças na rotina já fazem diferença no gasto calórico e na composição corporal.

 

1. Aposte em treinos intervalados (HIIT)

Os treinos intervalados são uma das formas mais eficientes de queimar gordura. Eles alternam momentos de alta intensidade com períodos curtos de descanso.

Esse tipo de treino aumenta o gasto calórico mesmo após o exercício, além de exigir pouco tempo. Em cerca de 20 minutos, já é possível ter um treino completo.

 

2. Use o peso do próprio corpo

Exercícios como agachamento, flexão, prancha e burpee não exigem equipamentos. Mesmo assim, são eficientes para trabalhar vários grupos musculares.

Quanto mais músculos envolvidos, maior tende a ser o gasto energético.

 

3. Crie uma rotina de treinos

Treinar de forma aleatória dificulta os resultados. Estabelecer dias e horários ajuda a manter a constância.

Mesmo sessões curtas, quando feitas com frequência, geram evolução ao longo do tempo.

 

4. Aumente o nível de movimento no dia

Além do treino, o corpo também gasta energia nas atividades do dia a dia. Pequenas atitudes aumentam esse gasto.

 

Entre elas:

 

Subir escadas sempre que possível.

Evitar longos períodos sentado.

Fazer pausas ativas ao longo do dia.

Esses hábitos contribuem para o resultado final.

 

5. Cuide da alimentação

Não adianta treinar e manter uma alimentação desregulada. O equilíbrio alimentar é essencial para a perda de gordura.

Priorizar alimentos naturais, proteínas e fibras ajuda a controlar a fome e melhorar o desempenho.

 

6. Durma bem e recupere o corpo

O sono influencia diretamente no emagrecimento. Dormir mal pode aumentar a fome e reduzir a disposição para treinar.

Além disso, o descanso adequado favorece a recuperação muscular e o equilíbrio hormonal.

 

O que pode atrapalhar seus resultados

Mesmo treinando em casa, alguns erros podem comprometer a evolução:

 

Falta de regularidade.

Treinos muito leves ou sem progressão.

Excesso de expectativa em curto prazo.

Negligenciar alimentação e descanso.

Constância é mais importante que intensidade

Queimar gordura em casa é possível, mas exige consistência. Não é necessário treinar por horas, e sim manter uma rotina sustentável.

 

Com o tempo, o corpo se adapta, o condicionamento melhora e os resultados aparecem. Pequenas mudanças no dia a dia já são suficientes para iniciar esse processo.

 

Fonte: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/6-maneiras-de-queimar-gordura-em-casa-sem-precisar-de-academia,e7e41672e1d618e345721519cb1ed39anwg4yw55.html?utm_source=clipboard - Foto: Shutterstock / Sport Life

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Médica revela 7 motivos cruciais que impedem o emagrecimento


Exercícios físicos, sono adequado, alimentação regrada e hidratação em dia são os principais “componentes” do emagrecimento. Porém, muitas pessoas não cumprem com esses critérios e se deixam levar pelas dificuldades diárias. Dessa maneira, com a ajuda da médica endocrinologista Dra. Thais Mussi separamos 7 problemas que impedem o emagrecimento.

 

7 motivos que impedem o emagrecimento

1. Cansaço

A sensação de cansaço persistente pode estar ligada a diversos problemas de saúde, como anemia e síndrome da fadiga crônica. “Essas condições comprometem o metabolismo e, consequentemente, a perda de peso”, relatou Thais.

 

2. Inchaço e retenção de líquidos

Isso pode estar ligado à insuficiência cardíaca, doença renal ou síndrome pré-menstrual, o que ocasiona um aumento de peso devido ao acúmulo de líquidos no corpo.

 

3. Diabetes

Dificuldades no controle da glicose, como a resistência à insulina e o diabetes tipo 2, também estão relacionadas a desafios no emagrecimento já que o excesso de glicose no sangue pode ser convertido em gordura e armazenado no corpo.

 

4. Saúde mental comprometida

A depressão e outros transtornos do humor podem interferir na motivação para praticar exercícios físicos e seguir uma alimentação saudável.

 

5. Qualidade do sono

“Problemas como apneia obstrutiva do sono e insônia prejudicam o descanso adequado, levando ao aumento do apetite, redução da saciedade e desequilíbrio hormonal”, explicou Mussi.

 

6. Desregulações hormonais

Podem advir de outras condições médicas, como a SOP (Síndrome do ovário policístico) e disfunções da tireoide. Como consequência, afetam o metabolismo, o apetite e a distribuição de gordura no corpo.

 

7. Remédios específicos

Medicamentos, como corticosteroides, antipsicóticos, antidepressivos e anticonvulsivantes contribuem para o ganho de peso.

 

Fonte: https://sportlife.com.br/medico-revela-7-motivos-cruciais-que-impedem-o-emagrecimento/ - por Guilherme Faber - Foto: Shutterstock