sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Comer demais já mata mais do que fome no mundo

Desigualdade

O maior estudo já feito sobre o "peso" global das doenças revelou algo absolutamente inusitado.

Pela primeira vez, o número de anos de vida saudável perdidos porque as pessoas comem demais superou o número de anos perdidos pelas pessoas que comem de menos.

A conclusão é do Global Burden of Disease Report, Relatório sobre o Fardo Global das Doenças, em tradução livre.

O relatório, elaborado por mais de 500 cientistas em 50 países, revela em números claros que o mundo não tem carência de comida, apenas má distribuição.

Vida doente

O relatório tem outras duas conclusões, uma positiva e outra negativa.

A primeira é que o mundo está finalmente começando a lidar bem com algumas doenças infecciosas, ajudando a salvar a vida de milhões de crianças.

A segunda é que estamos vivendo mais tempo - mais tempo doentes. Isso confirma pesquisas estudos que mostraram que as pessoas estão vivendo mais, mas passam mais anos doentes.

"O Global Burden of Disease Report é a mais completa avaliação da saúde humana na história da medicina," disse Richard Horton, editor da revista médica The Lancet, onde o relatório será publicado.

O levantamento está sendo comparado, em importância, ao sequenciamento do genoma humano.

Obesidade mata mais que fome

Os pesquisadores usaram dados sobre a prevalência de doenças e causas de morte em 2010 e compararam-nos com os dados de 1990 para identificar tendências.

Pela primeira vez em uma escala global, o excesso de peso tornou-se um problema de saúde mais grave do que a desnutrição.

Em 1990, a subnutrição teve o maior peso na "fardo" representado pelas doenças, medido pelo número de anos de vida saudável que uma pessoa média poderia esperar perder como resultado de doença ou morte precoce.

Naquela época, um elevado índice de massa corporal, ou IMC, característica da obesidade, ficou em décimo.

Agora, a desnutrição caiu para o oitavo lugar, enquanto que o IMC elevado se tornou a sexta maior causa de incidência de doenças.

Ficar acima do peso pode elevar a pressão sanguínea e causar acidente vascular cerebral e doenças cardíacas - em conjunto, estas duas condições são responsáveis por um quarto de todas as mortes no mundo.

Com informações da New Scientist

Fonte: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=obesidade-mata-mais-fome-mundo&id=8422&nl=nlds

Um comentário:

  1. A Fome infelizmente é um problema SOCIAL (falta de dinheiro mesmo), mas obesidade, na MAIORIA das vezes (excerto doenças genéticas, ou uso de alguns remédios, P/ ASMA POR EXEMPLO).
    É COMODIDADE, ande até a padaria. vá de ônibus ao colégio ou trabalho, ande de bicicleta, menos VIDA VIRTUAL NO COMPUTADO, (SEJA MENOS PREGUIÇOSO) que com certeza, A SUA SAÚDE VAI AGRADECE.

    ResponderExcluir