sábado, 6 de abril de 2024

Quer se sentir mais jovem? Cuide bem do seu sono


Dormir para sentir-se mais jovem

 

Sentir-se sonolento pode fazer você se sentir dez anos mais velho. Em outras palavras, o sono, ou a falta dele, afeta a idade que você sente ter, que pode ser muito maior do que sua idade cronológica.

 

Sentir-se mais jovem, com mais energia e vitalidade, não é apenas uma questão de percepção - na verdade, essa sensação está relacionada com indicadores objetivos de saúde.

 

E isso é importante porque estudos anteriores mostraram que sentir-se mais jovem do que a idade real está associado a vidas mais longas e saudáveis. Existe até suporte para a idade subjetiva prever a idade real do cérebro, com aqueles que se sentem mais jovens tendo cérebros mais jovens.

 

"Dado que o sono é essencial para o funcionamento do cérebro e para o bem-estar geral, decidimos testar se o sono guarda algum segredo para preservar uma sensação juvenil de idade," justificou a professora Leonie Balter, da Universidade de Estocolmo (Suécia).

 

Experiências com sono

 

No primeiro experimento realizado agora pela equipe, 429 indivíduos com idades entre 18 e 70 anos foram questionados sobre quantos anos sentiam ter, quantos dias no último mês não dormiram o suficiente e até que ponto estavam com sono. Os resultados mostraram que, para cada noite com sono insuficiente no último mês, os participantes sentiam-se, em média, 0,23 ano mais velhos - isso é praticamente três meses.

 

No segundo experimento, os pesquisadores testaram se era realmente a falta de sono que fazia com que os participantes se sentissem mais velhos. Para isso, eles submeteram 186 voluntários com idades entre 18 e 46 anos a um regime de restrição de sono por duas noites, com apenas quatro horas na cama por noite, seguido por duas noites de sono suficiente, com nove horas na cama.

 

Após a restrição do sono, os participantes sentiram-se, em média, 4,4 anos mais velhos do que quando tinham dormido o suficiente.

 

10 anos de juventude

 

Os efeitos do sono na idade subjetiva parecem estar relacionados ao grau de sono sentido: Sentir-se extremamente alerta esteve relacionado a sentir-se 4 anos mais jovem do que a idade real, enquanto a sonolência extrema esteve relacionada a sentir-se 6 anos mais velho do que a idade real.

 

"Isto significa que passar da sensação de alerta para a sonolência acrescentou impressionantes 10 anos à idade que a pessoa sentia," diz Balter, destacando que as implicações para a nossa vida diária são claras: "Proteger o nosso sono é crucial para manter uma sensação de juventude. Isto, por sua vez, pode promover um estilo de vida mais ativo e encorajar comportamentos que promovam a saúde, uma vez que sentir-se jovem e alerta é importante para a nossa motivação para ser ativo."

 

Checagem com artigo científico:

 

Artigo: Sleep and subjective age: Protect your sleep if you want to feel young

Autores: Leonie J. T. Balter, John Axelsson

Publicação: Proceedings of the Royal Society B Biological Sciences

DOI: 10.1098/rspb.2024.0171

 

Fonte: https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=quer-se-sentir-mais-jovem-cuide-bem-seu-sono&id=16447&nl=nlds#google_vignette - Redação do Diário da Saúde - Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay


Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.

1 João 4:7-8


Nenhum comentário:

Postar um comentário