quarta-feira, 3 de abril de 2024

Pintas pelo corpo? Saiba quando se preocupar


As pintas são algo comum, mas quando apresentam mudanças e irregularidades podem indicar câncer de pele. Veja quais sinais de alerta

 

Ter pintas pelo corpo é algo bastante comum e, geralmente, elas costumam ser inofensivas. No entanto, é importante ter atenção com certos sinais que podem indicar problemas mais sérios.

 

Para entender melhor sobre as pintas pelo corpo e notar quando elas podem representar uma preocupação, é fundamental monitorá-las regularmente e estar ciente de quaisquer mudanças, explica a médica dermatologista Dra. Ana Beatriz Schmidt.

 

“Embora a maioria das pintas seja benigna, é essencial estar atento a certos sinais de alerta que podem indicar câncer de pele. Além disso, a detecção precoce é fundamental para o tratamento bem-sucedido”, observa Ana.

 

A especialista aponta alguns sinais de alerta que indicam que uma pinta pode ser preocupante, conforme o teste ABCDE:

 

Assimetria: Pintas que não são simétricas podem ser motivo de preocupação.

Bordas Irregulares: Bordas irregulares ou mal definidas também podem ser um sinal de alerta.

Variação de cor: Mudanças na cor, especialmente se houver tons de preto, azul ou vermelho, merecem atenção.

Diâmetro: Pintas com diâmetro maior que 6 milímetros podem ser preocupantes.

Evolução: Qualquer mudança na forma, cor, tamanho ou textura de uma pinta deve ser avaliada por um dermatologista.

 

Além de realizar uma autoavaliação regular da pele, é essencial manter em sua rotina uma consulta com um dermatologista. Isso porque esses acompanhamentos rotineiros podem auxiliar e são essenciais para detectar precocemente quaisquer problemas potenciais.

 

“Não hesite em procurar um dermatologista se tiver dúvidas ou preocupações sobre qualquer pinta em seu corpo”, aconselha a Dra. Ana Beatriz.

 

Fonte: https://www.saudeemdia.com.br/noticias/pintas-pelo-corpo-saiba-quando-se-preocupar-2.phtml - ByMilena Vogado  - Foto: Shutterstock


Então eles clamaram ao Senhor em sua angústia, e ele os salvou de sua angústia. Ele enviou sua palavra e os curou; ele os resgatou da sepultura. Que eles deem graças ao Senhor por seu amor infalível e suas obras maravilhosas para a humanidade. (Salmos 107: 19-21)


Nenhum comentário:

Postar um comentário