domingo, 14 de abril de 2024

18 frutas que ajudam a emagrecer


Frutas com menor teor calórico e ricas em fibra são algumas das maiores aliadas do processo de emagrecimento

 

No geral, as frutas são essenciais dentro do cardápio cotidiano, visto que elas carregam nutrientes extremamente necessários para uma alimentação saudável e balanceada. No entanto, em situações específicas, algumas frutas podem não ser tão benéficas. Paula Hibari, nutricionista do Fleury Medicina e Saúde, explica que pessoas com objetivo de perder peso precisam se atentar, pois não são todas as frutas que ajudam a emagrecer.

 

“Em um processo de emagrecimento, escolher frutas que são menos calóricas pode ser interessante. Quando comparamos 100g de alimento, temos as seguintes calorias:  morango: 30 kcal; melão: 25 kcal; melancia: 32 kcal; goiaba: 51 kcal; maçã: 52kcal; banana: 92 kcal. Sendo assim, optar por morango, melão e melancia, por exemplo, pode ofertar uma saciedade maior, com um valor calórico menor”.

 

Quais são as frutas que ajudam a emagrecer?

Algumas frutas podem ajudar no processo de emagrecimento por diversas razões, como o grau de saciedade, baixo teor calórico e alto teor de fibras e de água. Dentre elas, estão:

 

Morango

Melão

Laranja

Melancia

Carambola

Mirtilo

Limão

Ameixa

Framboesa

Caju

Mamão

Pêra

Pêssego

Cereja

Amora

Abacaxi

Pitaya

Tangerina

 

Quais os outros benefícios dessas frutas?

Além de ajudar a emagrecer, essas frutas trazem outros benefícios à saúde, já que são fontes de antioxidantes, fibras — que são importantes para o bom funcionamento do intestino, além de vitaminas e minerais, fundamentais para o fortalecimento do sistema imunológico.

 

“O morango, por exemplo, é rico em vitamina C, ao passo que o melão e a melancia possuem boas quantidades de ácido fólico e vitamina A. É importante lembrar que uma alimentação variada fornece tudo que o organismo precisa ao longo do dia e faz bem à saúde a curto, médio e longo prazo”, ressalta a nutricionista.

 

Como comer as frutas que ajudam a emagrecer?

Paula Hibari recomenda sempre consumir as frutas in natura. De acordo com a especialista, isso se dá pelo fato de que, em forma sólida, as frutas exigem mais mastigação e ocupam um espaço maior no estômago — auxiliando na sensação de saciedade.

 

“O consumo de frutas em forma de sucos, por exemplo, faz com que o organismo absorva o alimento rapidamente e sinta uma menor sensação de saciedade. Além disso, devemos levar em consideração o fato de que, normalmente, é utilizada uma quantidade maior de frutas para o preparo do suco, o que eleva, significativamente, a quantidade de calorias ingeridas”, finaliza.

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br/materias/materia-23900 - Escrito por Elissandra Silva - Validado por Dra. Paula Hibari Nutrição - SimpleImages/GettyImages


Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3:16


Nenhum comentário:

Postar um comentário