Na escola, a educação física é componente curricular obrigatório da educação básica como determina a LDB, Lei nº. 9394/96. Enquanto o esporte, como prática de competição é colocado à disposição dos alunos conforme os interesses da mesma, podendo oferecer desde os esportes coletivos como: basquete, futsal, handebol, voleibol aos individuais: natação, judô, ginástica, karatê. A iniciação esportiva deve começar nas primeiras séries nas aulas de educação física e nas escolinhas de maneira lúdica, até chegar às equipes de treinamento, que representará a escola em competições.
Nos dias de hoje umas das referências para a escola ser tida como boa e atraente é se oferece o esporte como elemento importante para contribuir na formação integral dos alunos; e os diretores ou donos das escolas, devem entender que o esporte não é despesa e sim investimento, onde o retorno é certo e rápido no aumento de alunos matriculados.
O esporte é um excelente meio de promover e tornar a escola mais conhecida na sociedade, principalmente quando obtém bons resultados nas diversas competições estaduais e classifica suas equipes para disputar competições nacionais, mas para isto deve haver investimentos em professores qualificados com formação acadêmica e compromissados com o esporte; ginásio de esportes ou quadra poli esportiva; piscina; sala de jogos e materiais esportivos adequados. O ideal é oferecer aos alunos treinos esportivos em dias intercalados, três vezes por semana, para que eles tenham condições de disputar com igualdade com as outras escolas.
A escola que promove o esporte está oferecendo meios ao aluno de adquirir não apenas saúde, desenvolvimento físico e intelectual, mas também a aquisição de valores morais e sociais que serão úteis na escola e em toda a sua vida como: responsabilidade, respeito, disciplina, amizade, trabalho em equipe, liderança, equilíbrio emocional, perseverança, honestidade e solidariedade, estimulando o aluno a ser “bom cristão e honesto cidadão”. O esporte ensina tudo o que um homem precisa saber para viver em sociedade.
O aluno que pratica esporte acaba gostando mais da escola, porque sente prazer e orgulho de representa – lá nas competições.
A escola deve valorizar o esporte como instrumento para a educação, saúde e o desenvolvimento sócio-cultural de seus alunos.
Por Professor José Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário